NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE
S. Martinho em roupa nova
|
Fotos MANUEL VALDREZ |
O Centro Social de Ermesinde levou a cabo, nos passados dias 9 e 10 de Novembro, o seu já habitual S. Martinho Gastronómico, uma iniciativa que se tem revestido – tal como foi o caso deste ano–, de um carácter de festa e confraternização entre sócios, funcionários, utentes e amigos da instituição.
Aberto às 18 horas de sexta-feira, com o início às 11h00 do dia seguinte, o convívio durou até às 22h00 nos dois dias de boa mesa, tendo ainda a abrilhantar o repasto muita animação, que esteve a cargo dos meninos do Jardim Infantil (salas dos 5 Anos, A e B), mas também contou com uma exibição de capoeira pelos jovens do grupo Lagoa da Saudade, o Coro do Lar de S. Lourenço e SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e o Rancho Folclórico de Leça do Balio.
Como sempre, o grande magusto repousou no trabalho voluntário dos e das funcionário/as do Centro, que tiveram, mais uma vez, a ajuda dos jovens escuteiros.
As propostas gastronómicas eram variadas e prometedoras: feijoada, rojões à moda do Minho, papas de sarrabulho, pataniscas com arroz de feijão, chouriço na brasa, entrecosto grelhado, alheiras na brasa, presunto, salpicão, bifanas, bolas variadas e broa com chouriço, cabrito assado no forno – a lenha – (só por encomenda), vitela assada, lombo assado, entrecosto assado na brasa, caldo verde; para adoçar a boca havia leite-creme e rabanadas, mas para os menos gulosos também havia outras sobremesas como fruta e, evidentemente, castanhas assadas; para assentar, vinho, de boa proveniência, e até vinho doce e, finalmente, café.
Mas para todos os visitantes, fora da mesa também havia propostas gastronómicas, como as compotas, marmeladas e bolos feitos pelos miúdos.
De resto, como tem sido em todos os anos, o S. Martinho era também uma mostra do trabalho do Centro Social de Ermesinde, com muitas barraquinhas e bancas onde se vendiam produtos manufacturados ou disponibilizados pelo ATL, Creche, Jardim Infantil, Creche Familiar, Centro de Ocupação Juvenil, Centro de Animação das Saibreiras, Lar de S. Lourenço e Serviço de Apoio Domiciliário.
A grande novidade, este ano, numa demonstração da vitalidade e capacidade de autonomia do Centro Social, era a nova tenda grande de acolhimento, propriedade da instituição, que deixou assim de ficar dependente da boa vontade alheia.
Mas o Centro Social, para a realização do S. Martinho Gastronómico deste ano, agradece o apoio da Câmara Municipal de Valongo na cedência do palco e grades de protecção, e à Junta de Freguesia de Ermesinde, pela autorização da utilização do espaço do Largo da Antiga Feira, que voltou assim a animar-se como nos tempos antigos.
Por:
AVE
|