Desemprego em Valongo aumenta no final do 3º trimestre
Segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Centro de Emprego de Valongo existiam, no final de Setembro, 5 561 desempregados o que significa um aumento de 2,1% face ao trimestre anterior e uma descida de 9,5% em relação ao trimestre homólogo de 2006, uma evolução análoga à da média nacional.
No Quadro I visualizamos a evolução do desemprego nos últimos 12 meses.
O Quadro II dá uma panorâmica do desemprego pelas variáveis analisadas pelo IEFP, comparando os dados do final do 3º trimestre com os do trimestre anterior.
Analisando com mais detalhe o quadro, constata-se que as variações são na maioria positivas, acompanhando o crescimento trimestral no nosso concelho. De registar a diferença significativa da descida do desemprego masculino, enquanto o feminino tem uma subida bastante superior à média do trimestre. Destaca-se igualmente o forte incremento trimestral dos que procuram o primeiro emprego, assim como, analisando o desemprego por escalões etários, se verifica que é nos jovens que mais se faz sentir o aumento entre o 2º e 3º trimestres no concelho de Valongo. Também muito expressiva é a subida do desemprego nos licenciados, aliás, a maior de todas as vertentes analisadas pelo IEFP, sendo de salientar que a variação se torna cada vez menos negativa ou mais positiva à medida que sobem os níveis de escolaridade
Ao longo do mês de Setembro, inscreveram-se 629 novos desempregados (221 homens e 407 mulheres), as ofertas recebidas no Centro de Emprego de Valongo totalizaram 106, sendo o total de colocações de 43.
O Quadro III, mostra o desemprego nos concelhos do Grande Porto, comparando-o com a população residente, de acordo com dados do INE nas “Estimativas de População Residente”, em Dezembro de 2006.
Como se observa, Valongo tem o segundo pior rácio com um desemprego per capita de 5,9%, apenas superado por V. N. de Gaia e acima da média do Grande Porto (5,6%), sendo, em valor absoluto, o que tem o menor número de desempregados nos concelhos seleccionados.
Por: Faria de Almeida
|