Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2006

    SECÇÃO: Desporto


    22ª Corrida S. Silvestre de Ermesinde animou as ruas do concelho

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Como habitualmente acontece no término de cada ano, o concelho de Valongo voltou a ser palco de mais uma edição da tradicional Corrida de S. Silvestre. Prova de atletismo esta que decorreu no passado 31 de Dezembro do ano que recentemente nos deixou, tendo percorrido algumas artérias do concelho valonguense, num total de 11 quilómetros.

    Presentes estiveram 182 atletas oriundos de diversos clubes de todo o país, alguns dos quais com provas dadas não só no atletismo nacional como também a nível internacional, casos do FC Porto, SC Braga, Sporting CP, ou o Boavista FC. A partida para esta 22ª edição da S.Silvestre de Ermesinde deu-se junto aos Paços do Concelho, em Valongo, passando posteriormente pelo Susão, por Cabêda, até chegar a Ermesinde, local onde estava instalada a meta, mais precisamente junto ao Parque Urbano. Aí, o mais rápido a chegar, na categoria de séniores masculinos, foi o africano Barus Benson, da equipa Nike, com um tempo de 00:35:10, logo seguido de Vasco Azevedo, do Boavista FC, que chegou com 11'’ de atraso em relação ao vencedor, enquanto que o terceiro classificado, Bruno Silva, do Maia Atlético Club, cortou a meta com o tempo de 00:35:32. Na prova de séniores femininos a vitória pertenceu à atleta do Sporting CP Clarisse Cruz, com um registo de 00:41:03. Na segunda posição ficou Dulce Félix, do FC Vizela, com o tempo de 00:41:27, ao passo que o último lugar do pódio da competição feminina foi conquistado por Rosa Oliveira, do SC Braga, com a marca de 00:41:45. Para além destas duas categorias, esta 22ª S.Silvestre de Ermesinde englobou também as provas de veteranos I, destinada a atletas com idades compreendidas entre os 40 e os 44 anos; veteranos II, destinada aos atletas com idades compreendidas entre os 45 e os 49 anos; e ainda os veteranos III, prova esta aberta a todos os atletas com mais de 50 anos de idade. Na categoria de veteranos I o primeiro lugar foi arrecadado por Mário Silva, do GD Peões, com um registo de 00:36:50, ao passo que as segundas e terceiras posições foram conquistadas, respectivamente, por António Caturna, do Gaienses/Toyota, que cortou a meta com mais 58'’ que o primeiro classificado, e por fim António Campos, do SC Braga, com o tempo de 00:37:53.

    foto
    O atleta Fernando Couto, da equipa Tornemadeiras, venceu a categoria de veteranos II, com o tempo de 00:37:37, logo seguido de Pedro Soares, do CA Avintes, com o registo de 00:39:10, e de Lino Pinto, do conjunto Amigos José Caseiro, que cortou a linha de chegada com o tempo de 00:39:38. Por último, na competição de veteranos III o primeiro lugar pertenceu a Carlos Oliveira, da equipa do Café Primavera, com uma marca de 00:40:14, ao passo que a segunda e terceira posições foram conquistadas por dois corredores do conjunto dos Leões da Guarda, mais concretamente Leopoldo Fernandes, com um registo de 00:41:00, e José Freitas, que chegou ao fim com o tempo de 00:42:17.

    INICIATIVA

    DO CAE

    Saliente-se que esta S. Silvestre 2005 foi mais uma vez organizada pelo Centro de Atletismo de Ermesinde (CAE), que contou com a colaboração de algumas entidades e empresas do concelho de Valongo para levar a cabo mais uma edição deste popular evento desportivo, que mais uma vez trouxe grande animação às ruas do concelho de Valongo.

    E por falar em CAE, refira--se que foram nove os atletas que defenderam as cores do clube ermesindense nesta corrida, sendo que na prova de séniores masculinos o CAE fez-se que representar por João Tavares (51º classificado) e Luís Moutinho (64º classificado).

    foto
    Na competição de veteranos I, Raul Rosas (22º classificado) e Luís Natálio (24º classificado) foram os dois atletas do CAE que estiveram em prova. Já nos veteranos II, o contingente do clube de Ermesinde foi mais numeroso, com quatro atletas inscritos, nomeadamente José Pereira (10º classificado), António Barbosa (12º classificado), Orlando Sá (16º classificado), e José Rocha (24º classificado). Na corrida de veteranos III o CAE apenas se fez representar por um atleta, de seu nome Joaquim Fernandes (23º classificado).

    A entrega de prémios aos vencedores desta 22ª S.Silvestre de Ermesinde decorreu no Fórum Cultural da nossa cidade, logo após o final desta corrida que mais uma vez conseguiu cativar centenas de adeptos que marcaram presença nas ruas por onde a prova passou, incentivando e aplaudindo todos os atletas participantes.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].