Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2024

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN traz mais um título (de sub-14) distrital para Ermesinde!

    FOTO ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO PORTO
    FOTO ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO PORTO
    No curto espaço de duas semanas o CPN conquistou dois títulos distritais de basquetebol nos escalões de formação. Depois de a 21 de janeiro último a equipa de sub-18 cepeenista ter vencido pelo quinto ano consecutivo o cetro de campeão feminino da Associação de Basquetebol do Porto, no fim-de-semana de 2, 3 e 4 de fevereiro foi a vez da equipa de sub-14 femininos do emblema ermesindense arrecadar o título distrital da respetiva categoria. Facto ocorrido no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde decorreu a fase final do Campeonato Distrital de Sub-14 (masculinos e femininos). Para além do conjunto de Ermesinde (na imagem), a fase final da prova, na variante feminina, contou com as participações dos conjuntos do Académico do Porto, do Coimbrões, do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, da União Académica António Aroso, do Bolacesto, do Vasco da Gama, e da equipa da união de freguesias de Campo e Sobrado.

    Para atingir a fase final, a turma de Ermesinde passou por várias fases regulares do campeonato distrital de sub-14, tendo neste percurso apenas sido derrotada por uma ocasião! Face a este trajeto o CPN chegou à fase decisiva da competição com o 1.º lugar da fase regular no bolso, sabendo de antemão que acontecesse o que acontecesse no Pavilhão Multiusos de Gondomar o apuramento para o campeonato nacional deste escalão já estava garantido. Mas o conjunto de Ermesinde queria mais do que isso, queria o título de campeão distrital, um objetivo que seria alcançado com muito mérito, fruto do trabalho e evolução das suas atletas. A fase final, com a exceção de um jogo, foi desenrolada com partidas bastante equilibradas.

    Para chegar ao título, o CPN começou por derrotar no dia 2 de fevereiro o combinado do Bolacesto, por 49-44, sendo esta a única equipa que até ali tinha aplicado às ermesindenses a única derrota na atual temporada.

    No segundo jogo, o CPN venceu de forma categórica o António Aroso por expressivos 67-19, sendo aqui de realçar a grande exibição em termos defensivos do combinado da nossa terra. Na 3.ª e decisiva jornada da fase final, as cepeenistas encontraram o Académico do Porto. Para além do CPN e Académico também o Bolacesto partia para esta derradeira ronda com a possibilidade de ser campeão. As cepeenistas tinham pois de vencer o seu jogo para fazer a festa, e o que se assistiu foi um desafio muito equilibrado, onde no final as propagandistas venceram por 59-52 e asseguraram desta forma mais uma taça de campeão distrital para a sua sala de troféus. Um título que já fugia ao CPN há alguns anos, e por isso foi visível a alegria no final do jogo quer por parte das atletas, quer da parte das suas famílias. De realçar que o CPN foi o único clube nas variantes feminina e masculina a conseguir ganhar dois títulos nesta época, provando, mais uma vez, que é sem dúvida um dos melhores, senão mesmo o melhor, clubes de formação não só do nosso distrito como também de Portugal.

    Para a história ficam os nomes das atletas campeãs: Sara Carvalho, Nuna Silva, Matilde Ferreira, Diana Neto, Isa Correia, Sofia Soares, Matilde Martinez, Sofia Guimarães, Maria Vasconcelos, Ema Rodrigues, Carolina Almeida, Vera Sousa, Zarina Silva, Sofia Azevedo, Carolina Figueiredo, Carlota Guedes, Maria Freitas e Beatriz Neves. Agostinho Pinto (treinador principal), Andreia Caldas (treinadora adjunta), e António Barbosa (diretor) também fizeram parte do staff campeão.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].