|
Alguns “recortes” de 2025 que ficam na memória de Ermesinde e do concelho
JANEIRO
11 de janeiro: «Vocês (bombeiros) são o elemento fundamental, são a pedra essencial nesta construção que é a nossa associação. Se assim é, então o foco principal da direção que hoje toma posse será proporcionar-vos todas as condições para que possam desempenhar a vossa missão de forma excelente». Estas foram algumas das palavras proferidas por Arnaldo Soares no decorrer da cerimónia da tomada de possa dos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde para o triénio 2025-2027. Arnaldo Soares sucedia assim a Jorge Videira no cargo de presidente da direção dos bombeiros. A cerimónia foi precedida da bênção (a cargo dos párocos de Ermesinde e de Alfena, respetivamente, o padre Domingos Areais e o padre Manuel Fernando) de uma nova ambulância de socorro, a qual foi apadrinhada pelo empresário Joaquim Santos, da Bompiso.
17 de janeiro: Campo e Sobrado voltavam a ser freguesias independentes. O Projeto de Lei sobre a desagregação de freguesias foi neste dia aprovado na Assembleia da República. Com a aprovação da proposta, são repostas ao fim de 12 anos 302 freguesias, entre elas, as duas freguesias do nosso concelho. O Projeto de Lei teve os votos a favor dos proponentes PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, e ainda do CDS-PP, o voto contra da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega. Recorde-se que as freguesias que foram repostas foram, em 2013, agregadas em uniões de freguesias, ou extintas, durante a reforma administrativa imposta pela “troika”.
Neste mesmo dia, no auditório do Museu e Arquivo Municipal de Valongo, que se encontrava cheio, procedeu-se ao lançamento do n.º 2, da II Série, da Revista “Vallis Longus – História – Arte Cultura – Património – Identidade – Cidadania”, sob a Direção de Joel Mata. Na mesa, para além do diretor da II série da revista “Vallis Longus”, professor Joel Mata, esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
18 de janeiro: O Fórum Cultural de Ermesinde encheu-se para receber o espetáculo “Uma Ideia de Justiça”, que foi apresentado pelo grupo Teatro do Bolhão, com encenação de Joana Providência. Este espetáculo marcou o encerramento da Mostra de Teatro Amador (MTA) do Concelho de Valongo de 2024 e serviu também para apresentar a edição de 2025, com início previsto para o mês seguinte.
FEVEREIRO
6 a 9 de fevereiro: O Largo da Estação voltou a ser palco de mais uma edição da Festa do Fumeiro. Organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde, agregou a si ao longo de quatro dias muita animação, artesãos, gastronomia, produtos regionais e sabores tradicionais.
8 de fevereiro: O brinquedo tradicional português já pode ser contemplado na terra que o viu nascer. Ou melhor, numa das terras que o catapultou para o resto do país, Alfena. A Oficina do Brinquedo Tradicional Português, sediada na cidade irmã, abriu as suas portas oficialmente neste dia, com a inauguração de uma exposição, que vem enaltecer um espaço dedicado ao brinquedo tradicional português, cujo objetivo é o de preservar, promover e divulgar esta marca identitária do concelho, bem como o de homenagear todos os fabricantes concelhios que fizeram – e ainda fazem – de Valongo uma referência nacional e, até, internacional nesta arte ancestral.
16 de fevereiro: Depois de quase 12 anos de construção foi inaugurada e benzida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e com a presença das autoridades religiosas, municipais e da freguesia, a Capela de Sonhos.
22 de fevereiro: A Igreja Matriz de Ermesinde acolheu o III Encontro de Coros Jovens, com o tema: “Somos todos peregrinos”, o qual esteve em sintonia com o lema deste Ano Jubilar: Peregrinos da Esperança. Além do Coro Jovem (o coro anfitrião) a nossa paróquia acolheu mais sete grupos corais, vindos de diversas paróquias da nossa Diocese (inclusive, um dos grupos é oriundo da diocese de Lamego). Foi uma noite de alegria, música e convívio, em que a nossa comunidade foi chamada a participar. Este Encontro de Coros teve igualmente uma forte componente solidária, pois o “bilhete” de entrada foi um bem alimentar que depois foi entregue à Conferência Vicentina de Ermesinde.
MARÇO
1 a 4 de março: Realizou-se mais uma edição da Queima do João de Ermesinde, popular enredo que há dezenas de anos anima o carnaval da nossa terra. Organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde, o carnaval deste ano na cidade de Ermesinde começou na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 10h00, momento reservado para os mais pequenos e para assinalar a chegada à Cidade (Rua da Cerâmica), da ilustre figura, João Ramboia, que encabeçou o desfile de Carnaval das Crianças. Todas as escolas de Ermesinde, públicas e privadas, deram vida ao desfile que contou com um total de 2430 elementos, que proporcionam um Carnaval esplêndido e muito divertido. O Carnaval de Ermesinde continuou nos dias seguintes, tendo a sua conclusão acontecido no armazém da Junta, na zona da Resineira, com o habitual Julgamento e Queima.
7 de março: O Fórum Cultural de Ermesinde foi placo, mais uma vez, da cerimónia da entrega dos Prémios de Excelência e Mérito que visam distinguir os/as melhores estudantes do Concelho de Valongo. A cerimónia teve casa cheia para aplaudir os alunos e as alunas – dos estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o concelho – que se distinguiram no ano letivo 2023-2024 pelos seus resultados escolares e pela sua atitude cívica, tendo sido atribuídos 45 distinções.
25 de março: Manuel Carneiro, célebre pintor ermesindense, tem desde este dia o seu nome perpetuado numa praça da nossa cidade. A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valongo, que no sentido de prestar homenagem póstuma a diversas personalidades do nosso concelho, atribuiu os seus nomes a ruas e praças em várias freguesias do concelho.
ABRIL
15 de abril: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde comemorou o seu 26.º aniversário, com uma cerimónia festiva no Auditório de Nossa Senhora da Paz, em Cabeda. A celebração contou com a atuação do Orfeão de Ermesinde — a mais antiga valência da associação — e com a homenagem a associados com 25 anos de ligação à coletividade.
 |
24 de abril: A Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde (APCSE) comemorou o 40.º aniversário da sua fundação. A cerimónia teve lugar na sede da instituição, na zona da Gandra, e para além de funcionários, associados, utentes e dirigentes contou com a presença de diversos convidados ilustres, desde logo os presidentes da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde. Foram homenageados os sócios fundadores da APCSE, com a entrega de Diplomas de Sócios Honorários da Associação. Procedeu-se ainda à entrega de Certificados de Reconhecimento aos trabalhadores com vinte ou mais anos ao serviço da associação e ainda entregues Certificados de Reconhecimento a quatro voluntários da associação.
25 de abril: A Junta de Freguesia de Ermesinde, a casa da democracia local, foi palco das comemorações do 51.º aniversário da Revolução dos Cravos. Este ano, a celebração assumiu um significado ainda mais especial, ao coincidir com o 50.º aniversário das primeiras eleições verdadeiramente livres e democráticas em Portugal, realizadas também numa sexta-feira, dia 25 de Abril de1975 (dia do 1.º aniversário). As cerimónias começaram com o içar da Bandeira Nacional a meia haste, sinal de luto pela morte do Papa Francisco.
MAIO
2 de maio: A Câmara Municipal de Valongo avançou que a requalificação e modernização da ETAR de Ermesinde e Alfena ira finalmente avançar.
De acordo com a autarquia, «a empreitada, com um valor total estimado em 17.750.000,00 euros, já tem financiamento assegurado e deverá ser adjudicada até ao final do ano, prevendo-se o arranque das obras em 2026. O investimento será financiado em 70% por fundos comunitários, no âmbito do Programa NORTE 2030 – Ciclo Urbano da Água em Alta. Além de contribuir para a melhoria da qualidade da água do Rio Leça, promovendo a sustentabilidade ambiental, a ampliação da ETAR permitirá a produção de energia elétrica em cogeração».
 |
9 a 11 de maio: O Parque Urbano, o Largo da Estação e o Fórum Cultural foram o epicentro de um vasto conjunto de iniciativas que decorreram no âmbito de mais uma edição do ENTRELINHAS - Festa do Ferroviário. Entre estes dias realizaram-se concertos, exposições, street food, mostra turística e uma conferência relacionada com a ferrovia.Blind Zero, Diogo Piçarra e Átoa foram os cabeças de cartaz de um evento que trouxe à cidade muita diversão e foi uma excelente oportunidade para reconhecer a importância da ferrovia no concelho de Valongo e, concretamente, na cidade de Ermesinde. Do programa constou ainda uma conferência relacionada com a ferrovia, intitulada “150 anos da Estação de Ermesinde – Passado, presente e Futuro”, a qual abriu o certame.
17 de maio: Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor, foi distinguido como Profissional do Ano pelo Rotary Club de Ermesinde no decorrer do habitual Sarau Cultural anual levado a cabo pelos rotários.
25 de maio: O Motoclube Cavaleiros Boreales (de Ermesinde) celebrou o seu 4.º aniversário. No sentido de comemorar a data, o motoclube da nossa cidade levou a cabo ao longo do citado dia um programa repleto de animação, com música ao vivo, e onde não faltaram bons petiscos, com destaque para o porco no espeto. A festa aconteceu na zona envolvente do Mercado de Ermesinde, onde os Cavaleiros Boreales têm a sua sede, e foi aberta a toda a comunidade.
30 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde acolheu a cerimónia comemorativa dos 25 anos da ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde. A celebração reuniu uma plateia numerosa composta por colaboradores e ex-colaboradores, utentes, formandos, parceiros e representantes institucionais, num momento que refletiu o percurso, os valores e o impacto social da instituição ao longo de um quarto de século.
JUNHO
1 de junho: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Ermesinde celebrou no fim-de-semana de 31 de maio e 1 de junho o seu 104.º aniversário.
5 a 10 de junho: Com um programa religioso e profano diversificado, realizaram-se em Ermesinde as Tradicionais Festas de Santa Rita, numa organização conjunta do Santuário (programa religioso) e da Junta de Freguesia de Ermesinde. Este ano, destacou-se a novidade da transmissão em ecrã gigante dos jogos da seleção portuguesa na Liga das Nações, coincidindo o triunfo de Portugal com o dia maior da festa.
JULHO
4 a 13 de julho: O Parque Urbano de Ermesinde acolheu mais uma edição da Feira do Livro do Concelho de Valongo. Entre 4 e 13 de julho, o livro e a leitura estiveram em destaque num certame que contou com uma programação variada e onde se cruzaram diversas manifestações culturais. Tal como vem sendo hábito de há mais de duas décadas a esta parte, A Voz de Ermesinde esteve presente com um stand próprio.
13 de julho: A cidade de Ermesinde assinalou o seu 35.º aniversário com uma sessão solene carregada de simbolismo, emoção e reconhecimento. Aconteceu no anfiteatro do Parque Urbano, ao ar livre, tendo sido entregues as Medalhas de Honra e de Mérito da cidade a mais de 20 personalidades e instituições que, ao longo das últimas décadas, se distinguiram pelo seu contributo para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e cívico da freguesia. A Voz de Ermesinde foi distinguida com a Medalha de Honra.
17 de julho: Rui Fidalgo da Silva tomou posse como novo diretor do Agrupamento de Escolas de São Lourenço. A tomada de posse da nova direção do agrupamento realizou-se neste dia no polivalente da Escola Básica de S. Lourenço. O novo diretor sucedia no cargo a José Miguel Marques, histórico dirigente educativo que esteve à frente da direção do agrupamento durante 21 anos.
AGOSTO
8 a 11 de agosto: Realizou-se entre estes dias a Festa em Honra de São Lourenço, a qual contou com um programa repleto de celebrações religiosas, cultura popular, música ao vivo e muita animação. Este ano e pela primeira vez a festa foi organizada em conjunto pela Comissão de Festas em Honra de S. Lourenço e a Junta de Freguesia de Ermesinde.
25 de agosto: As piscinas ao ar livre da Quinta do Passal, na freguesia de Campo, abriram ao público neste dia. A autarquia de Valongo recorda que com a abertura da Piscina Quinta do Passal, a primeira deste género no concelho, dota o nosso território de um equipamento há muito desejado.
SETEMBRO
5 de setembro: Neste dia realizou-se o tradicional Passeio Sénior 2025, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Ermesinde que este ano levou cerca de 800 participantes até Santiago de Compostela, num dia marcado pelo convívio, pela cultura e pela espiritualidade. Também neste dia a Câmara de Valongo anunciava o começo das obras de conclusão das 44 casas que estavam inacabadas há décadas e que a autarquia adquiriu ao IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), para reabilitar e arrendar a preços acessíveis, no Bairro Mirante de Sonhos.
 |
18 a 21 de setembro: O Parque Urbano de Ermesinde recebeu a 16.ª edição da Expoval – Mostra do Concelho de Valongo. O evento deste ano destacou o património natural e cultural do nosso concelho, valorizando os seus recursos endógenos. Serras e Rios, Regueifa e Biscoito, Brinquedo Tradicional Português, Ardósia, Trilobites, Romanos, Bugios e Mourisqueiros, Santuário e Ferroviários formam o conjunto das nove marcas que se afirmam como verdadeiro símbolo da identidade e riqueza do território, como foi visível ao longo de quatro dias no recinto de 26.000 metros quadrados que acolheu múltiplos espaços temáticos.
25 de setembro: Foi inaugurado neste dia o Centro de Recursos para a Inclusão Social, um projeto-piloto cuja missão passa por apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e em risco de exclusão social. Este novo equipamento do concelho de Valongo está instalado no Mercado Municipal de Ermesinde.
29 de setembro: Foram inauguradas as novas instalações da Polícia Municipal e da Proteção Civil do Município de Valongo, na Avenida 5 de Outubro, na sede do concelho.
OUTUBRO
6 de outubro: Falecia neste dia aos 89 anos de idade Fernando Melo, ex-presidente da Câmara de Valongo entre 1993 e 2012.
 |
12 de outubro: No âmbito das Eleições Autárquicas, Paulo Esteves Ferreira era o novo presidente da Câmara Municipal de Valongo. O candidato do PS obteve 38,16% dos votos, mas sem maioria absoluta. Miguel de Oliveira (PS) vencia as eleições para a Junta de Freguesia de Ermesinde com 43,25% dos votos. Ana Lourenço era a nova presidente da Junta de Freguesia de Sobrado, sendo que a candidata da AD (PSD+CDS-PP) obteve 50,68% dos votos (maioria absoluta). Por sua vez, José Manuel Carvalho era o novo presidente da Junta de Freguesia de Campo, o candidato do PS obteve 48,76 % dos votos (maioria absoluta). Em Alfena e Valongo registaram-se dois regressos às cadeiras da presidência da Junta. Arnaldo Soares (do movimento independente Unidos Por Alfena) vencia as eleições em Alfena, com 35,13% dos votos; ao passo que Ivo Vale Neves (PS) regressa à presidência da Junta de Valongo com 45,04% dos votos (maioria absoluta).
28 de outubro: Tomavam posse os novos membros da Assembleia e da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) para o mandato de 2025-2029. O auditório da JFE foi pequeno demais para todos os convidados, e foram muitos, que marcaram presença neste ato de instalação da Assembleia de Freguesia de Ermesinde.
31 de outubro: Decorreu neste dia, no Fórum Cultural de Ermesinde, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho de Valongo, eleitos nas Autárquicas, para o mandato 2025–2029. O auditório registou lotação esgotada, demonstrando a forte participação da comunidade e das instituições e reforçando a relevância do ato político.
NOVEMBRO
2 de novembro: Terminou neste dia a Mostra Internacional de Teatro (MIT), que este ano regressou ao concelho de Valongo. Após uma breve interrupção, o evento, que ao longo de 25 edições se afirmou como um marco cultural e social do nosso concelho, voltava aos palcos, agora sob a designação de Círculo MIT Valongo, com uma nova abordagem artística e identidade programática.
9 de novembro: Voltava a iluminar-se a maior Árvore de Natal do país, que mais uma vez está localizada no Parque Urbano de Ermesinde. A inauguração das iluminações natalícias do nosso concelho arrancaram no dia anterior, em Valongo, com a iluminação da Bola Gigante e de todo o eixo histórico da cidade de Valongo.
DEZEMBRO
10 de dezembro: O Fórum Cultural de Ermesinde foi palco neste dia - Dia Internacional dos Direitos Humanos - da conferência nacional que assinalou os 10 anos do programa Cidades Amigas das Crianças, promovido pela UNICEF Portugal. A iniciativa, que reuniu autarcas, dirigentes, técnicos municipais e, sobretudo, crianças e jovens, sublinhando os avanços alcançados ao longo da última década, mas também os desafios que persistem para que os direitos das crianças sejam realmente colocados no centro das políticas locais.
|