|
Vitalidade e força do tecido associativo local contribuíram para o sucesso de mais uma Noite Branca e dos Bombos
 |
| Fotos CMV |
A tradição voltou a repetir-se: Ermesinde voltou a viver uma inesquecível e muito participada Noite Branca e dos Bombos. Este ano, o evento realizou-se no dia 12 de julho e prolongou-se pela madrugada do dia 13, dia este em que se comemorou o 35.º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade. A Noite Branca e dos Bombos de 2025 apresentou um cartaz diversificado e rico no plano associativo local e regional, com atuações que encheram as ruas da nossa terra com música, cultura e muita animação. Com organização conjunta da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) e da Câmara Municipal de Valongo (CMV), o evento estendeu-se entre as 15H00 e as 3H00 por seis locais do centro da cidade, nomeadamente, o Largo da Estação, a Praça do Mercado Urbano, a Praça da Cultura, a Praça das Associações, a Praça da Estação (do lado da Gandra) e a Praça da Restauração. Locais estes onde se desenrolaram mais de 40 atuações (entre outras, performances de dança, folclore, tunas, coros juvenis e animação de rua) de inúmeros grupos da cidade, isto é, pertencentes a associações da terra, caso da AACE, da Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde, ou da Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, entre outras, aos quais se juntaram várias outras associações forasteiras.
Da parte da noite, e antes do cortejo dos bombos ter início por volta das 23H30, o anfiteatro do Parque Urbano foi pequeno demais para assistir à atuação de um dos maiores nomes da música eletrónica nacional, o DJ Kura. E posto isto as ruas de Ermesinde transformaram-se num imenso mar branco, com milhares de pessoas a presenciarem o cortejo de bombos, que este ano foi integrado por mais de duas dezenas de grupos provenientes da nossa freguesia e de outras paragens, a saber: Sons com Bombos - Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Associação Sócio Cultural “Os Filhos da Pauta”, Grupo de Bombos “Zés Pereiras”- ACFA, Bombos De Ala Uf - Vilarinho do Monte Macedo, Orquestra de Percussão “Rufinos C Rufinas”, Orquestra de Percussão “Lousad’arrufar”, Conjunto Zés Pereiras de S. Julião de Lagares, Grupo de Bombos da Adesborbag de Borba de Godim, Grupo de Bombos da Cruz de Pau De Matosinhos, Grupo de Bombos Os Independentes da Raimonda, Grupo de Bombos de São Mamede de Seroa, Bombos de Santa Maria Moreira do Castelo, A Trupe Animação, Teatro de Rua, Percussão - Milheirós de Poiares, Grupo de Bombos de Entre Ambos Os Rios - Ponte Da Barca,
 |
A.C.C.A - Associação Com Cordas Com Arte, Grupo de Bombos do Rancho Folclórico “As Cantarinhas De Telhado”, Grupo de Bombos de Santa Marta, Grupo Bate Latas / Alvações Do Tenha - Vilarinho Dos Freires, Grupo de Zés Pereiras de Sanfins do Douro, Fanfarra de Pedrouços, Grupo de Bombos Bate Pistão; e Associação de Bombos Cultura e Lazer de S. Sebastião do Barco. À semelhança de anos anteriores, também o Poder Local se uniu a esta manifestação cultural que vem espelhando ano após ano a vitalidade e força do tecido associativo local. Presentes, entre outros, estiveram os presidentes da CMV e da JFE, respetivamente, José Manuel Ribeiro e Miguel de Oliveira, que se faziam acompanhar de bombo na mão de diversos pares dos respetivos executivos.
.
.
.
.
.
.
.
.
|