REFLEXÕES SOBRE ERMESINDE (2)
Sobre a antiga Igreja Paroquial de Ermesinde (parte 1)
Humberto Beça não data a construção da antiga igreja, apenas dizendo, na página 78, que “Não é antiga a egreja paroquial da freguesia; cujo estilo é simples, moderno mas banal. Limpa, aceiada, de agradável aspecto tanto exterior como interiormente”.
 |
Na mesma monografia, refere, na página 87, que “Não pude saber ao certo quando foi instituída a freguezia ou paróquia de Ermezinde, sendo provável, pelo que me afirmaram várias autoridades no assunto, que o tenha sido depois do concílio de Trento. A instituição do santíssimo foi feita em 1684, mas já antes desta data havia párocos em Ermesinde.”, anotamos que o Concílio de Trento foi realizado na cidade italiana de Trento, entre os anos de 1545 a 1563. Ora esta afirmação não é correcta, pois como já foi constatado noutro local, mais propriamente, no meu artigo de “Os Ermesindenses que contribuíram para a construção da “Rua Nova” na cidade do Porto no tempo de D. João I”, de 1395 a 1438, já era considerada freguesia de São Lourenço d’Asmes, assim consta nos registos lavrados na época.
 |
Sendo que a torre sineira teria sido feita muito mais tarde, segundo o mesmo autor diz na página 78, (e também descrito na “Ermezinde (Monografia)” de Humberto Beça, só teria sido “construída em 1870, conforme data gravada em pedra, por cima da porta de entrada da mesma.”
 |
Segundo o livro “Ermesinde – Registos Monográficos” afirma-se que a Igreja Matriz, “… começou a ser construída cerca de 1700, de acordo com inscrição registada na padieira do seu antigo batistério.” Como podem fazer esta referência na página 21 e 22 do primeiro volume fazendo a transcrição do latim das Inquirições de 1258, dizem, “Aqui começa a Inquirição da aldeia que se chama Ermesinde e dos paroquianos da Igreja de São Lourenço…”, continuando com afirmações semelhantes a esta. Acho, que fica provada a existência da paróquia de São Lourenço d’Asmes (também conhecida por São Lourenço da Maia) em 1258. Da igreja, quase com toda a certeza existiria alguma coisa, talvez uma pequena igreja medieval, mas com toda a certeza que não é a Ermida de São Silvestre, não me parece pois é completamente diferente, mas nada posso afirmar, nem se consegue discernir o local onde se localizaria.
 |
Também o professor Jacinto Soares, na sua obra “Ermesinde – O Património e a Sua Gente”, afirma que a antiga igreja matriz de Ermesinde, que foi demolida em 1968, teria começado “a ser erguida cerca do ano de 1700, conforme data inscrita na padieira do seu batistério.” Na página 40 deste seu livro.
Outra das pessoas que fala sobre a paróquia de São Lourenço d’Asmes é o Padre Domingos A. Moreira no seu livro “A Terra da Maia”, e diz o seguinte,
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Por:
Carlos Marques
|