Memórias de 2023 em Ermesinde e no restante concelho
JANEIRO
6 de janeiro: A Banda Musical de S. Vicente de Alfena levou a cabo um Concerto de Reis. O evento teve lugar na Igreja Matriz de Alfena, que registou uma grande moldura humana que ali presenciou um magnífico espetáculo musical que teve a particularidade de assinalar a estreia do maestro Hélder Magalhães à frente da citada banda, a qual não esteve sozinha nesta Noite de Reis, já que o Orfeão de Rio Tinto também atuou.
16 e 17 de janeiro: Depois de um par de anos inativa por força da pandemia, eis que neste início de ano a velha e popular tradição do cantar as Janeiras voltou ao convívio da nossa comunidade. Este costume foi conduzido não só pelo grupo TocAtocar, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, como também pelo grupo de Cantigas D’ Ouvido da Ágorarte/Universidade Sénior de Ermesinde. O grupo TocAtocar percorreu vários pontos da nossa cidade - e não só -, interpretando as Janeiras em casas de particulares - aqueles que os convidaram e mostraram interesse em ouvir as Janeiras pelo TocAtocar - e na sede de diversas entidades, como foi o exemplo da Junta de Freguesia de Ermesinde, dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, do Rotary Club de Ermesinde, ou da Câmara Municipal de Valongo.
20 de janeiro: Valongo foi neste dia o município anfitrião do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE). Este encontro, que contou com a presença de representantes de mais de 50 municípios de todo o país que integram a referida Rede, teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde. «Ler e Escrever a Valer», «Calmamente – Aprendendo a Aprender-se», «Valongo em Cena» e «Inclusão Digital» foram os principais projetos/temas em debate neste evento, dedicado às boas práticas e desafios de um Concelho Educador, que promove o sucesso escolar para a construção de uma geração mais feliz e capaz.
31 de janeiro: A Junta da Freguesia de Ermesinde, cujo prazo médio de pagamento aos fornecedores é inferior a 5 dias, obteve neste mês de janeiro o diploma de membro do Compromisso de Pagamento Pontual no ano de 2023 - diploma este que também foi atribuído à Câmara de Valongo. A autarquia ermesindense integrava, por mais um ano consecutivo, o conjunto de empresas e organizações de todo o país, que se comprometem a pagar no prazo acordado, cumprindo assim um aspeto básico da responsabilidade empresarial e social.
31 de janeiro: O Museu da Magia, localizado no Edifício Faria Sampaio, em Ermesinde, abriu oficialmente as suas portas. O momento foi abrilhantado por uma gala mágica realizada no Fórum Cultural de Ermesinde neste dia. O Museu da Magia é uma iniciativa do Município de Valongo e da Associação Museu da Magia Portugal que tem em exposição peças únicas do mundo do ilusionismo nacional e internacional.
FEVEREIRO
17 a 21 de fevereiro: Com a chegada do Carnaval a velha tradição da Queima do João - ou Enterro do João, como também é conhecida - voltou ao convívio da nossa cidade após dois anos de ausência por força da pandemia. O evento carnavalesco foi organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde em colaboração com várias entidades/associações locais. O programa da festa foi composto por muita e variada animação. O início deu-se com a chegada do “João” à cidade ao que se seguiu o cortejo pelas ruas ermesindenses com os alunos das escolas e externatos da freguesia. Outro ponto alto da tradição carnavalesca foi o velório do “João”, o qual teve lugar no armazém da Junta, próximo ao Parque da Socer. Na terça-feira de Carnaval, no mesmo local, aconteceu o julgamento com as tradicionais deixas, que este ano foram da autoria do nosso jornal e a posterior queima do “João”.
17 de fevereiro: Mais de uma centena de aluno(a)s (105 para sermos mais precisos) dos vários agrupamentos de escolas públicas e estabelecimentos de ensino particular do nosso concelho que frequentaram os 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos, nos anos letivos 2019-2020; 2020-2021 e 2021-2022 foram premiados pelo seu desempenho escolar e cívico, e pela dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados, participação desportiva ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa. Este reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Valongo aconteceu no Fórum Cultural de Ermesinde, local que acolheu mais uma edição dos Prémios de Excelência e Mérito Escolar e Cívico.
18 de fevereiro: Quase dois anos após a comemoração do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, foi lançada a publicação do livro “Bombeiros Voluntários de Ermesinde: uma História Centenária (1921-2021)”, da autoria de José Manuel Pereira. Depois de vários adiamentos na publicação desta obra que o presidente da Direção dos Bombeiros, Jorge Videira, justificou com a pandemia e algumas dificuldades orçamentais para a sua edição (de facto trata-se de um livro com 442 páginas de que foram feitos 350 exemplares), aí estava a esperada edição que faz a história deste importante corpo de salvação pública. O Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde quase encheu para assistir ao momento histórico do lançamento do livro.
MARÇO
12 de março: O formando Ricardo Sousa, do Cenfim de Ermesinde conquistou a Medalha de Ouro em Desenho Industrial CAD, no âmbito do Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Portimão, com 364 jovens altamente qualificados a competirem em mais de 50 profissões.
16 de março: João Teixeira, formando do Cenfim de Ermesinde, passou a integrar o Champions Trust (o grupo de campeões da WorldSkills Internacional). O jovem, que num passado recente se havia sagrado Campeão Europeu e Mundial de Desenho Industrial – CAD, tornava-se assim no primeiro português a integrar o Champions Trust.
17 e 18 de março: A Agorárte – Associação Cultural e Artística comemorou nestes dias o seu 20.º aniversário com um conjunto de iniciativas (música, exposições e conferências) que tiveram lugar no Fórum Cultural de Ermesinde. Em junho e ainda no âmbito deste 20.º aniversário, decorreu a Semana Aberta da Universidade Sénior de Ermesinde.
20 de março: O grupo de teatro ermesindense “Cabeças no Ar e Pés na Terra” estreou o seu novo espetáculo “90 dias em MIAMI” no festival de teatro que acontece em Miami, nos Estados Unidos da América (EUA). O convite foi lançado pela companhia El Ingenio Teatro que é a programadora do Festival Internacional de Teatro Cassandra, que para além da apresentação das companhias dos EUA, conta com a participação de companhias de países como Canadá, Cuba, Colômbia, Espanha e Portugal.
ABRIL
20 de abril: A Câmara Municipal de Valongo aprovou por maioria o Relatório e Contas de 2022. «O documento reflete uma situação financeira robusta, com resultados que traduzem a eficácia do modelo de gestão do atual executivo municipal assente na consolidação do território, potenciando a diversidade geográfica, através da integração da paisagem e da otimização dos recursos endógenos, em prol de uma maior sustentabilidade e conetividade dentro do território», deu nota a autarquia.
20 de abril: “Tornar Ermesinde numa cidade mais para as pessoas e menos para os carros”, ou “resgatar o espaço público para os pões” foram dois dos argumentos usados em mais uma sessão participativa no âmbito do projeto Nova Gandra, que teve lugar no auditório da Junta de Ermesinde. Nesta sessão, para além das alterações propostas para a zona da Gandra no âmbito deste projeto de Urbanismo Tático, foram ainda dadas a conhecer propostas de alterações para a Rua 5 de Outubro, no centro da cidade.
21 de abril: Agostinho Pinto, figura consagrada do basquetebol nacional e ligado ao CPN, foi distinguido como Profissional do Ano pelo Rotary Club de Ermesinde (RCE) no âmbito do Sarau Cultural que esta associação levou a cabo no Fórum Cultural de Ermesinde. Neste sarau, o RCE premiou ainda dois exemplos de excelência no seio da nossa comunidade, isto é, homenageou os dois melhores alunos do 12.º ano do último ano letivo dos Agrupamentos de Escolas de Alfena e de Ermesinde. Esses dois exemplos de excelência académica foram Mariana Silva, da Escola Secundária de Alfena; e Mário André Gonçalves, da Escola Secundária de Ermesinde.
25 de abril: Portugal celebrou o 49.º aniversário do 25 de Abril. Também em Ermesinde a histórica data foi assinalada com uma série de iniciativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia local e pela Câmara de Valongo. A Junta, como é tradição, deu início às comemorações logo pela manhã do dia 25, com o hasteamento das bandeiras, o Hino Nacional (que foi interpretado no exterior da sede da autarquia pelo Íris Corus & Arco Íris, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, grupo este que já no auditório da Junta deu voz a alguns temas musicais de Abril), seguido da também habitual sessão solene da Assembleia de Freguesia de Ermesinde e a posterior divulgação dos premiados do Concurso de Cartazes alusivos à Revolução dos Cravos.
A grande novidade - e atração - das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril na nossa cidade foi - a julgar pela numerosa participação de cidadãos - o hasteamento da maior Bandeira Nacional em área (384 metros quadrados).
MAIO
1 de maio: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) inaugurou o seu novo auditório, localizado em Alfena, mais concretamente nas instalações da Igreja Nossa Senhora da Paz. A inauguração destas novas instalações da AACE foram encerradas com as comemorações do 24.º aniversário da associação ermesindense.
JUNHO
1, 10, 17 e 18 de junho: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde celebrou o seu 102.º aniversário. Foram várias as atividades/iniciativas que os nossos bombeiros levaram a cabo para festejar a data, mas o ponto alto das celebrações aconteceu no fim-de-semana de 17 e 18, destacando-se entre outros “apontamentos” a homenagem aos associados com 50 anos de filiação, a romagem aos cemitérios de Ermesinde, Alfena e Águas Santas para homenagear os Soldados da Paz já falecidos, e a sessão solene que teve lugar no quartel dos nossos bombeiros e que encerrou este programa comemorativo.
7 a 12 de junho: Ermesinde vivenciou neste mês aquela que foi a primeira grande festa de cariz popular da nossa cidade, a Romaria de Santa Rita. As festividades aconteceram entre os dias 7 e 12 e como manda a tradição a elas acorreram milhares de pessoas da nossa terra e não só, ou não fosse Santa Rita a “advogada das causas impossíveis”.
26 de junho: Neste dia houve eleições na Associação Académica e Cultural de Ermesinde por força da saída de alguns elementos e da necessidade inadiável de os substituir, para a gestão poder ser assegurada em pleno. Assim, na sede da associação, quatro dezenas e meia de associados, reunidos em Assembleia Geral eleitoral, votaram nos candidatos da Lista A, que foram eleitos quase por unanimidade (houve apenas dois votos brancos e um nulo, num total de 45 votantes). Constantino Moreira continuou a ser o presidente da direção.
JULHO
13 a 23 de julho: Nestes dias o Parque Urbano de Ermesinde acolheu mais uma edição da Feira do Livro do Concelho de Valongo. O evento para além de livros (naturalmente) foi composto por um vasto cartaz de animação. Como é hábito, A Voz de Ermesinde teve o seu espaço no recinto da feira. Um dos pontos altos desta semana aconteceu no dia 15, com a Noite Branca e dos Bombos, com variadíssimas atividades pelos palcos da cidade, e que marcou o 33.º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade.
19 de julho: Ao fim de mais de 18 anos a exercer aqui funções de sacerdócio o cónego João Peixoto deixou a paróquia de Ermesinde. O anúncio foi feito pela Diocese do Porto neste mês de julho, que informou ainda que o padre Joaquim Domingos Areais seria o novo pároco da nossa freguesia. A missa de despedida de João Peixoto da nossa paróquia aconteceu a 2 de setembro.
AGOSTO
1 a 6 de agosto: Lisboa acolheu a Jornada Mundial da Juventude. Este evento à escala planetária trouxe à capital do nosso país um milhão e meio de jovens de todo o Mundo. A paróquia de Ermesinde também marcou presença neste importante acontecimento mundial da igreja católica, e em Lisboa estiveram mais de 150 jovens da nossa paróquia.
10 a 14 de agosto: Decorreram nestes dias as Festas em Honra de S. Lourenço.
25 de agosto: Num comunicado enviado neste dia à comunicação social, João Morgado dava conta de que renunciava ao cargo de presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, alegando motivos de ordem pessoal. O autarca seria substituído no cargo pelo até então tesoureiro da Junta, Miguel de Oliveira, que tomou posse no dia 31 de agosto.
SETEMBRO
6 a 10 de setembro: Regressou da Expoval - Mostra do Concelho de Valongo ao nosso convívio após um interregno de quatro anos por força da pandemia. O Parque Urbano de Ermesinde foi o palco de uma Expoval diferente do habitual, acima de tudo porque esta 15.ª edição da mostra se realizou em conjunto com a 7.ª edição da Expocidades, a maior feira de turismo de proximidade entre a Galiza e o Norte de Portugal. Nestes dias os visitantes puderam testemunhar o que há de melhor no concelho de Valongo e nos municípios do Eixo Atlântico.
10 de setembro: Ermesinde deu as boas vindas ao seu novo pároco, o padre Joaquim Domingos da Cunha Areais. Aconteceu neste dia, pelas 16H00, na Igreja Matriz de S. Lourenço completamente cheia. Repleta de fieis mas também de muitos convidados, desde logo as forças vivas da cidade.
11 de setembro: Finalmente a Piscina Municipal de Ermesinde estava de novo aberta ao público depois de um longo período de encerramento para obras de requalificação. E este “finalmente” foi pronunciado pelo próprio presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, na cerimónia de inauguração das obras de requalificação desta infraestrutura. O Município de Valongo «investiu 1.531.701,15 euros para melhorar as condições de segurança, acessibilidade e conforto dos utentes», deu conta a autarquia.
21 de setembro: A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou em reunião privada do seu executivo a redução da taxa de IMI a ser cobrada aos munícipes no próximo ano, fixando-se a taxa em 0,36 por cento. «Com o intuito de dar continuidade ao processo de redução da taxa de IMI, de forma a atingir o percentual de 0,35%, valor inferior ao praticado em 2013, a CMV vai reduzir novamente a taxa do IMI aplicável a prédios urbanos. Assim, a proposta de fixação do IMI para 2024, prevê uma redução de 2,5 por cento, fixando-se a taxa em 0,36 por cento», dava nota a autarquia.
OUTUBRO
11 a 13 de outubro: A Agorárte levou a efeito, no início de mais um ano letivo (2023-2024) a VI Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde, sem dúvida, a sua valência mais importante. O evento decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. O programa deste ano procurou juntar uma parte cultural à parte recreativa.
NOVEMBRO
4 de novembro: Foi apresentado o projeto e lançamento da empreitada da Oficina Municipal das Artes, um novo espaço que vai nascer no antigo Cinema de Ermesinde. Após o ato da assinatura da consignação da obra foi projetado um vídeo descritivo deste projeto que «tem como principal objetivo a participação cultural ativa, independentemente da idade e da origem sociocultural, económica, étnica e geográfica». O futuro espaço irá funcionar como uma escola de artes, onde qualquer cidadão poderá desenvolver/aprender competências ao nível da dança, teatro, música clássica e contemporânea, atividades circenses, cinema, fotografia, artes plásticas (pintura e escultura), bem como ter acesso a um estúdio de gravação (luz e som).
27 de novembro: A Câmara de Valongo aprovava aquele que é o maior orçamento da história do nosso concelho. A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024 apresentada na reunião extraordinária do executivo tem o montante total de 114.930.000 euros, verificando-se um aumento de 20,97% em relação a 2023. Tratava-se, como já referimos, do maior orçamento de sempre do Município de Valongo, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 100 milhões de euros. Este orçamento seria aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD.
DEZEMBRO
5 de dezembro: Sobrado é terra de campeões velocipédicos, numa tradição com mais de 70 anos. O ciclismo está no ADN do nosso concelho com quatro campeões nascidos na freguesia de Sobrado (caso único no país), que ficaram na história do Município e do ciclismo nacional por terem vencido a Volta a Portugal em Bicicleta: Fernando Moreira, em 1948; Joaquim Leão, em 1964; Nuno Ribeiro, em 2003; Rui Vinhas, em 2016. Prosseguindo a homenagem ao ciclismo e aos seus prodígios que têm deixado marcas a nível nacional, a Câmara Municipal de Valongo inaugurou oficialmente o Núcleo Evocativo do Ciclista, localizado no Largo do Passal, em Sobrado.
|