A PÁGINA DOS JOVENS
Jarhead
Chegou-me, pela mão de Jesus, o DVD deste filme. Pelo thriller já tinha ficado curiosa, embora por algumas imagens me parecesse um filme um pouco patriótico, a verdade é que sentia uma curiosidade em relação ao mesmo.
É uma visão totalmente nova sobre a guerra. O lado ocultado pelas câmaras, a forma psicologicamente brutal com que os soldados são treinados, a censura pelo que os seus discursos passam, a demência da solidão, a angústia provocada pela perda do que deixaram em casa, etc… Uma mistura explosiva de sentimentos, intercalados por momentos de humor e criticas subtis ao regime. De forma subentendida, o poder enorme das indústrias de armamento face ao governo norte-americano e também a importância do petróleo.
De salientar, mais uma grande interpretação de Jake Gyllenhaal, quanto a mim, um dos melhores actores que apareceram nos últimos anos, basta rever a sua interpretação em Bonnie Darko. E a banda-sonora, que se enquadra perfeitamente com o ambiente escuro e pesado.
Em suma, um daqueles filmes que se vê e gosta. Sem demasiado alarido, sem grandes nomes comerciais, mas com o intuito de mostrar o lado sempre ocultado.
Por: Daniela Ramalho
|