Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN continua no pelotão da frente do campeonato e avança na Taça de Portugal

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    O CPN continua nos lugares cimeiros da Zona Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de seniores femininos. Neste mês as propagandistas não só reforçaram as suas ambições para regressar o mais rápido possível à Liga Feminina por via do campeonato, como também mostraram que querem ir longe na Taça de Portugal. Vamos a factos. Para o campeonato a turma de Ermesinde disputou três jogos, vencendo dois e perdendo apenas um. O encontro mais recente aconteceu no passado dia 22 de novembro, quando no Pavilhão Municipal da Bela o CPN recebeu e venceu o Braga por 77-64. As bracarenses chegavam a Ermesinde invictas, mas pela frente tiveram um adversário que realizou umas das suas melhores exibições da época, construída sobre uma atitude defensiva irrepreensível. A equipa de Ermesinde venceu claramente a batalha dos ressaltos – 34 contra 22 – e limitou as bracarenses a ataques longos e lançamentos contestados, o que abriu caminho para uma transição ofensiva rápida e eficaz. A distribuição ofensiva também exemplar. Marta Rodrigues comandou o ataque com 20 pontos e nove assistências, realizando uma exibição de enorme influência, enquanto Francisca Teixeira somou 14 pontos e oito ressaltos, impondo-se nas duas tabelas. Por sua vez, Rita Rodrigues contribuiu para este resultado positivo com uma atuação de grande eficiência, convertendo todos os lançamentos de dois pontos e todos os lances livres que tentou. A diferença das assistências – 19 para o CPN contra apenas sete do Braga – espelhou bem a fluidez da equipa da casa. Uma palavra ainda para o apoio que as cepeenistas tiverem neste jogo, já que o ambiente no pavilhão teve um papel determinante para esta vitória. O apoio constante dos adeptos criou uma atmosfera de força e confiança que ajudou a equipa da casa a manter intensidade e foco durante os quatro períodos do encontro.

    Esta vitória surgiu após a turma de Ermesinde ter averbado a primeira derrota no campeonato, facto ocorrido no dia 16 de novembro, em Coimbra, diante do Olivais, na 5.ª jornada, por 62-56. Foi um jogo equilibrado e que seria decidido nos minutos finais. O CPN voltou a mostrar força na luta das tabelas – terminou a partida com 40 ressaltos contra 24 do Olivais. No plano individual, Vitória Dias esteve em destaque ao assinar 19 pontos e 13 ressaltos. Mas a tarde ficou mesmo marcada pela clara dificuldade no tiro exterior por parte do conjunto ermesindense, que apenas converteu cinco dos 23 lançamentos de três pontos, cerca de 22% de eficácia, números que acabariam por pesar no desfecho do encontro. Apesar da boa produção interior, com capacidade constante para ganhar segundas posses, a equipa da nossa cidade não conseguiu transformar esse domínio em vantagem no marcador. Nos momentos decisivos, sentiram-se ainda alguns sinais de falta de maturidade emocional, com decisões apressadas e alguma ansiedade na definição das jogadas, permitindo ao Olivais fechar o jogo com a frieza que o CPN não conseguiu manter.

    Na 4.ª jornada, disputada no dia 1 de novembro, o CPN foi até à Gafanha vencer por 87-66. Foi um jogo em que as ermesindenses demonstraram solidez. O encontro começou equilibrado, mas no segundo período o CPN acelerou o ritmo e venceu o quarto por 29-18 e conseguiu construir uma vantagem que geriu com inteligência até final. No regresso dos balneários, a equipa de Ermesinde manteve o controlo do jogo, vencendo novamente os dois períodos finais (17-16 e 24-16).

    Na classificação geral e ao fim de seis jornadas, o CPN é segundo classifcado, com 11 pontos, os mesmos que o líder Sporting de Braga.

    Entretanto, no dia a seguir ao duelo com as bracarenses, que acima já passámos em revista, o CPN deslocou-se ao pavilhão do Clube 5 Basket em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Sem tempo para descansar, a turma ermesindense voltou a entrar em campo menos de 24 horas depois e manteve um nível elevadíssimo nesta partida da taça. A entrada do CPN foi absolutamente demolidora: 33 pontos apenas no primeiro período e uma primeira parte conduzida com enorme autoridade, sustentada em alta eficácia no tiro exterior. A equipa forasteira viria a terminar o encontro com um total muito elevado de triplos convertidos, fruto da confiança e da boa seleção de lançamentos.

    Marta Rodrigues voltou a destacar-se com 17 pontos e oito assistências, numa exibição de enorme maturidade. Rita Santos e Rita Rouxinol revelaram, por sua vez, mão quente, combinando ambas para vários triplos convertidos, grande parte deles com percentagens superiores a 70%. Também Ana David Alves teve papel fulcral na dinâmica da equipa, contribuindo com 11 pontos e uma excelente leitura ofensiva, enquanto Francisca Teixeira voltou a ser referência na área pintada com 10 pontos e oito ressaltos.

    A vantagem construída pelo CPN ao intervalo permitiu gerir emoções e ritmo na etapa complementar, garantindo uma passagem segura à próxima eliminatória da Taça de Portugal.

    AGOSTINHO PINTO EM DESTAQUE NA SELEÇÃO NACIONAL

    Agostinho Pinto esteve mais uma vez em destaque no universo basquetebolístico nacional. O treinador/coordenador do CPN integrou de novo a equipa técnica da seleção portuguesa de seniores femininos, que este mês deu início à sua caminhada rumo ao Women’s EuroBasket 2027.

    No passado dia 15, a turma das quinas deslocou-se a Belgrado onde foi derrotada por 77-51. As sérvias, que são por estes dias a quarta melhor seleção europeia levaram a melhor, mas as Linces mostraram a sua garra, discutindo o jogo durante três períodos e só permitindo o afastamento sérvio no último quarto.

    De regresso a casa, Portugal recebeu na passada terça-feira (dia 18) a Islândia para o segundo jogo de qualificação e mostrou, do primeiro ao último minuto, a sua força, união e identidade. As lusas realizaram uma exibição dominadora que resultou numa vitória clara por 100-70.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].