Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    SECÇÃO: Destaque


    Novos órgãos da Assembleia e da Junta de Freguesia de Ermesinde tomaram posse

    MIGUEL DE OLIVEIRA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA JUNTA
    MIGUEL DE OLIVEIRA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA JUNTA
    Realizou-se na noite de 28 de outubro passado a tomada de posse dos novos membros da Assembleia e da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) para o mandato de 2025-2029. O auditório da JFE foi pequeno demais para todos os convidados, e foram muitos, que marcaram presença neste ato de instalação da Assembleia de Freguesia de Ermesinde (AFE).

    Entre os muitos convidados, destacaram-se a presença de José Manuel Ribeiro, que agora faz as despedidas da presidência da Câmara de Valongo; de Abílio Vilas Boas, também ele a fazer as despedidas da liderança da Assembleia Municipal de Valongo, do recém-eleito presidente da Câmara, Paulo Esteves Ferreira, e representantes de muitas associações, instituições e entidades locais.

    O início desta sessão foi conduzido pelo presidente da AFE que dali a pouco iria cessar funções, Josué Morais, que ainda antes de dar posse aos eleitos do passado dia 12 pediu um minuto de silêncio pela morte do cabo Pedro Nuno Marques Manata e Silva, natural de Ermesinde, e que havia falecido no cumprimento do seu dever na véspera. Após ter procedido à instalação da nova AFE (ver constituição definitiva em baixo), Josué Morais deu por terminada a sua tarefa de presidente da assembleia cessante aproveitando a oportunidade para agradecer a todos os que nos últimos oito anos o ajudaram na condução das assembleias de freguesia, desejando a todos os eleitos as maiores felicidades para o mandato.

    NOVO EXECUTIVO E MESA DA AFE
    NOVO EXECUTIVO E MESA DA AFE
    Após a instalação da nova AFE coube ao presidente da Junta eleito, Miguel de Oliveira, dirigir momentaneamente os trabalhos da sessão com vista à eleição do novo executivo da JFE e da nova mesa da AFE. Não tendo havido propostas vindas da recém-empossada assembleia, Miguel de Oliveira apresentou uma proposta de lista para a composição do executivo, sendo que para além de si próprio, propôs os nomes de Bruno Ascensão (PS), Ana Paula Teles (PS), Rute Pinto (PS), Armindo Torres Ramalho (AD), Cláudia Cristo (AD) e António Pinheiro (IL). Colocada à votação (por voto secreto) a lista seria aprovada com 15 votos a favor, três votos contra e uma abstenção. Estava assim aprovado e eleito o novo executivo da JFE, que oito anos depois volta a ser multicolor, ou seja, constituído por elementos de mais do que uma força política, contrariamente ao que aconteceu nos dois anteriores mandados, onde o executivo era exclusivamente constituído por elementos do PS.

    MIGUEL DE OLIVEIRA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS ANTES DA ELEIÇÃO DA MESA DA AFE
    MIGUEL DE OLIVEIRA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS ANTES DA ELEIÇÃO DA MESA DA AFE
    De seguida, foram chamados a tomar posse na AFE os sete novos membros que substituíram os elementos que haviam transitado para o executivo. Reconstituída que ficou a AFE, procedeu-se de seguida à constituição da Mesa deste órgão, tendo Miguel de Oliveira questionado se haveria alguma proposta. Por intermédio da AD, através do eleito André Barbosa, a lista apresentada propunha Abílio Vilas Boas para presente da mesa, Ana Catarina Neto para 1.º secretário e Gabriel Pinto para 2.º secretário. Igualmente por voto secreto, a lista seria aprovada com 14 votos a favor, quatro votos contra e um voto em branco. Estava assim eleita a mesa da nova AFE. De seguida, o novo presidente da AFE, Abílio Vilas Boas, deu a palavra a Miguel de Oliveira, que num longo discurso começaria por dizer que aquele era um dia importante para Ermesinde, desde logo porque marcava o início de um novo ciclo autárquico de renovação, de compromisso e de esperança no futuro da nossa cidade.

    MIGUEL DE OLIVEIRA:

    «SEREI O PRESIDENTE DE TODOS OS ERMESINDENSES»

    foto
    Mais à frente, sublinharia que a presença de todos os que enchiam o auditório engrandecia este momento solene, pois «mostra que acreditamos no Poder Local, na força da proximidade e no valor das autarquias». Recordaria que em Ermesinde os recentes resultados eleitorais foram claros, «a lista que encabecei obteve mais de 40 por cento dos votos, confirmando a confiança dos ermesindenses no projeto e na forma de governar cada vez mais próxima das pessoas. Acima dos resultados importa celebrar o essencial: a força da democracia e o respeito pelas diferenças. A todas as candidatas e candidatos das mais diversas forças políticas quero deixar uma palavra de respeito e gratidão. Cada um com as suas ideias e projetos contribuiu para engrandecer Ermesinde», disse Miguel de Oliveira que adiante deixou ainda uma palavra muito especial a todos os autarcas eleitos de todos os partidos que nesta noite tomaram posse quer na AFE quer no executivo, sublinhando que «a partir de agora há um único desígnio comum: cumprir Ermesinde».

    Deixou também um profundo agradecimento a todos os autarcas que naquele dia terminaram funções, afirmando a este propósito que «o vosso legado é parte da nossa história, os vossos gestos e o vosso tempo ficaram gravados na memória desta terra que serviram com afinco e dedicação».

    foto
    Lembraria depois que tal como sempre defendeu o diálogo e cooperação entre forças políticas é sinal de maturidade democrática. «Também por isso, e como já decorreu em mandatos anteriores, o executivo que hoje tomou posse é composto por diferentes sensibilidades políticas, refletindo também a vontade expressa dos ermesindenses. Este é um gesto de respeito e de coerência. Quero que saibam todos que a minha porta estará sempre aberta ao diálogo, à cooperação e à partilha. O futuro constrói-se lado a lado, com respeito, lealdade e com coragem».

    Dirigindo-se posteriormente aos ermesindenses, voltou a lembrar que naquele momento se iniciava um novo ciclo, lembrando que durante meses a sua candidatura frisou que Ermesinde não podia parar, sendo que com a vitória que lhe foi concedida ficava claro que Ermesinde não quis parar. «Essa é a mensagem mais impactante que os eleitores nos deram, a confiança no caminho que temos trilhado e na visão que partilhamos para o futuro. Assumo por isso, novamente esta responsabilidade com humildade, com ambição e com toda a minha energia. Serei o presidente de todos os ermesindenses, dos que votaram em nós e dos que não o fizeram. Porque depois das eleições há apenas uma cidade onde todos contam, onde todos importam, onde todos têm lugar. Uma única e inigualável cidade de Ermesinde».

    «ERMESINDE É E TEM DE CONTINUAR A SER FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CONCELHO»

    Endereçou uma palavra sentida ao ainda então presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, pelos 12 anos e 11 dias de dedicação e liderança à frente do município e pela cooperação leal e de compromisso com Ermesinde e com o resto do concelho.

    foto
    Evocando mais adiante o espírito de proximidade e de compromisso reafirmou a importância de relação com a Câmara Municipal de Valongo que neste próximo mandato será liderada por Paulo Esteves Ferreira. «Temos pela frente grandes desafios e uma responsabilidade partilhada: continuar a construir um concelho coeso, equilibrado e justo. Ermesinde é e tem de continuar a ser fundamental no contexto do concelho, pela sua história, pela sua dimensão, pela sua gente e pela sua energia. Queremos ser parceiros de governação do território, leais nas vitórias, mas também firmes nas tempestades. Seremos parceiros críticos, mas justos. Exigentes, mas leais. Fieis à cidade que servimos e sempre ao lado dos ermesindenses. Seremos fiscais da ação de governação do município», disse o presidente da Junta, avançando desde logo que irá continuar a exigir com firmeza e convicção a renegociação dos valores das transferências de competências, as quais nas suas palavras são hoje manifestamente insuficientes para que as juntas possam prestar um serviço público de excelência. «Ermesinde e a sua junta de freguesia precisam de meios à altura da sua dimensão», disse ainda. Por fim, e numa mensagem emocionada, deixou uma palavra de agradecimento à sua família, aos que ali estavam, e aos seus antepassados já desaparecidos, em especial ao seu bisavô, António da Silva Bastos, antigo presidente da JFE. «Devo-lhes o exemplo, a força e o sentido de responsabilidade que trago no coração. Ser presidente desta junta de freguesia, a maior honra da minha vida, é uma missão exigente, mas é também uma escolha, uma escolha feita de amor».

    O NOVO PRESIDENTE DA AFE, ABÍLIO VILAS BOAS
    O NOVO PRESIDENTE DA AFE, ABÍLIO VILAS BOAS
    Finda esta intervenção, seguiram-se as palavras do recém-empossado presidente da AFE, Abílio Vilas Boas, ele que nos três últimos mandatos, e nunca é por demais recordar, presidiu à Assembleia Municipal de Valongo. O novo presidente da AFE deixou uma mensagem de felicidades a Miguel de Oliveira e ao restante executivo para o novo mandato, dando ainda as boas vindas a todos os membros daquela assembleia e votos de felicidades para o mandato. Agradeceu à AFE que ali tomou posse a confiança demonstrada na eleição da mesa a que presidia. «Estou convicto de que iremos ter um mandato sem sobressaltos, pois estamos todos empenhados em dar o melhor contributo no beneficio das gentes de Ermesinde, respeitando a liberdade de cada um numa democracia participativa e pluripartidária mas com um elevado sentido de responsabilidade», vincou Abílio Vilas Boas.

    CONSTITUIÇÃO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ERMESINDE:

    PS (9): Abílio Vilas Boas, Gabriel Pinto, Jorge Fernandes, Vítor Sousa, Fernanda Moreira, Helena Oliveira, Alberto Ferreira, Juliana Silva e Manuela Queirós.

    AD (6): Carlos Mourão, Rui Fernandes Almeida, André Barbosa, Cláudia Oliveira, Bruno Abreu e Ana Catarina Neto.

    Chega (3): Nuno Lobo, Júlio Gonçalves e Luís Fernandes.

    IL (1): Ana Alexandra Pinto.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].