ERMESINDE – retrospetiva dos 35 anos de Cidade
 |
Foto ARQUIVO |
A 13 de julho de 1990, Ermesinde foi elevada à categoria de cidade. Passados trinta e cinco anos, impõe-se uma retrospetiva que permita reconhecer e valorizar o percurso de modernização e desenvolvimento urbano que a transformou num dos principais centros urbanos do concelho de Valongo e da Área Metropolitana do Porto. Com uma população atual estimada em cerca de 40 mil habitantes, Ermesinde é hoje um território dinâmico e multifacetado, fruto de sucessivos investimentos públicos e privados que melhoraram significativamente a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Desde logo, as infraestruturas rodoviárias e os transportes foram determinantes para a integração de Ermesinde numa lógica metropolitana. A 12 de novembro de 1990, abriu o primeiro sublanço da A4 entre Águas Santas e Campo, criando uma nova porta de entrada e saída para a cidade. Cinco anos depois, a 15 de setembro de 1995, a duplicação da Linha do Douro entre Ermesinde e Valongo veio aumentar a capacidade ferroviária, facilitando a mobilidade quotidiana. A 27 de julho de 1998, um novo troço, entre a Rua Bartolomeu Dias e o Complexo Desportivo Alfenense reforçou a rede viária urbana. Já em 23 de setembro de 2001, o Túnel da Costa permitiu desviar o tráfego do centro, contribuindo para um ambiente urbano mais calmo. A nova estação ferroviária, cujas obras haviam começado em 1997, foi concluída em maio de 2001, modernizando por completo um equipamento central da cidade. Em 2009, Ermesinde passou a usar a Linha de Leixões, para transporte de passageiros, ligando-se a Leça do Balio – um serviço oficialmente inaugurado a 9 de setembro desse ano. Finalmente, com a instalação da Loja do Cidadão no Edifício Faria Sampaio, a 6 de maio de 2016, e a abertura de um novo Espaço do Cidadão na galeria da estação, a 21 de fevereiro de 2020, os serviços de proximidade deram um salto qualitativo.
No plano da educação e da cultura, os avanços foram igualmente notáveis. A 20 de maio de 1991, foi inaugurada a Escola Superior de Tecnologia Mecânica, junto ao CENFIM, testemunhando uma aposta no ensino superior e técnico. Em julho de 1992, abriu portas a Escola D. António Ferreira Gomes, estruturando o sistema educativo local. O Fórum Cultural de Ermesinde, inaugurado a 18 de maio de 2001, constituiu um marco na política cultural, acolhendo espetáculos, exposições e formação artística – como, por exemplo, a exposição “Cidades” de Nadir Afonso, em 29 de janeiro de 2005. A preocupação com a sustentabilidade levou à criação da Lipor Academia no Edifício Faria Sampaio, inaugurada a 11 de maio de 2015, promovendo formação ambiental. A 14 de outubro de 2019, nasceu a primeira “Sala de Aulas do Futuro”, e mais recentemente, a 31 de janeiro de 2023, foi inaugurado o Museu da Magia, projeto privado inovador com grande potencial turístico e educativo.
Ao nível dos edifícios administrativos e comerciais, assistiu-se a um crescimento contínuo desde os anos 90. A 6 de dezembro de 1991, abriu a nova estação de Correios, na Rua Dr. João Rangel. Dias depois, a 14 de dezembro, foi inaugurado o Centro Comercial de Ermesinde, nas imediações da Igreja Matriz. A Junta de Freguesia passou a dispor de novas instalações a 20 de novembro de 1993, até que a sua atual sede foi inaugurada a 13 de julho de 2008. A modernização comercial também passou pela abertura da grande superfície “OK Bazar”, a 27 de junho de 1994. Nos últimos anos, destacam-se projetos com forte impacto comunitário, como a Horta Biológica da Palmilheira, com mais de 170 talhões partilhados, inaugurada a 4 de abril de 2022, e a nova sede do Rotary Club de Ermesinde, aberta a 5 de junho do mesmo ano. Em fevereiro de 2025, foi concluída e benzida a Capela de Sonhos, um espaço ecuménico e meditativo.
No que diz respeito a equipamentos sociais, espaços verdes e de lazer, também houve transformações. A 22 de fevereiro de 1994, o Centro Social passou a reunir valências como o ATL, a redação do jornal e um salão de festas, no mesmo edifício. Três anos depois, a 10 de dezembro de 1997, foi inaugurada a Fonte Luminosa no Largo de S. Silvestre. A 11 de julho de 1998, o Parque Urbano de Ermesinde abriu ao público, tornando-se um dos principais pulmões verdes da cidade. A 28 de março de 1999, foi inaugurada a ETAR de Ermesinde e Alfena, melhorando substancialmente o saneamento. Em outubro de 2003, foi apresentado o ambicioso
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
.
|