FUTEBOL POPULAR
Palmilheira é campeão distrital do Inatel!
 |
Fotos CD PALMILHEIRA |
A temporada de 2024/25 irá ficar gravada a letras de ouro na história do desporto da nossa cidade. Tudo porque o Clube Desportivo da Palmilheira alcançou o feito inédito de vencer o título de campeão distrital do Campeonato do Inatel de futebol popular. Na grande final, disputada no Parque de Jogos de Ramalde (Porto), a 10 de maio último, a turma ermesindense bateu o Ermentão por 1-0, sagrando-se assim campeã do Distrito do Porto. Abra-se aqui um parêntese, para dizer que para chegar à final o Palmilheira ultrapassou nas meias finais da fase final distrital o Juventude da Portelinha, com um empate a uma bola em Ermesinde (jogo que já fizemos eco na edição anterior) e uma vitória por 1-0 no encontro da segunda mão em Gondomar.
Mas voltemos ao dia da glória, o dia da final. A equipa ermesindense entrou determinada em campo e rapidamente assumiu o controlo. Aos 10 minutos, deu-se o momento de génio: jogada trabalhada pela direita, Lopes cruza, e Rui Duarte, no centro da área, domina com classe, roda e finaliza com frieza. Um golo de bandeira que selou o marcador, mas não a emoção do encontro. O Palmilheira foi sempre mais perigoso na primeira parte, com critério e personalidade. Ficou ainda por marcar uma grande penalidade evidente sobre Pereira, que poderia ter ampliado a vantagem antes do intervalo. Na segunda parte, o Ermentão subiu linhas, mas sem criar verdadeiro perigo. O Palmilheira, sereno, manteve-se sólido defensivamente e fez uso do banco para refrescar setores. Aos 15 minutos da etapa complementar, entraram Fábio Teixeira e Rúben Pereira para os lugares de Edsinho e Pereira. Aos 25 minutos, Ahmed e Marcelo entraram para substituir Rui Duarte e Borges. E foi neste momento que se viveu um gesto que marcou a tarde: embora Armando se mantivesse em campo, fez questão de entregar a braçadeira de capitão a Ahmed, num sinal claro de respeito e reconhecimento. Um gesto entre capitães. Um símbolo maior do espírito Palmilheira. Já nos minutos finais, Cristian e Dias entraram para assegurar a consistência até ao apito final. O Palmilheira sagrava-se campeão com alma, trabalho e história. Mal o jogo terminou explodiu a festa entre as hostes ermesindenses, com os jogadores, staff e adeptos a celebraram uma conquista sonhada e mais do que merecida. A presenciar este momento histórico do clube da nossa cidade esteve o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira. O Palmilheira é assim campeão distrital, fruto de meses de trabalho, superação e entrega absoluta.
No jogo decisivo o Palmilheira jogou de início com: Chico, Daniel, Armando, Aquino, Rui Fernandes, Fábio Silva, Borges, Pereira, Lopes, Rui Duarte e Edsinho. Jogaram ainda: Fábio Teixeira, Rúben Pereira.
ENTRADA COM O PÉ DIREITO NA FASE NACIONAL
Na condição de campeão do Distrito do Porto, o Palmilheira assegurou a presença na fase nacional do campeonato de futebol popular do Inatel, onde irá tentar elevar a fasquia da história no sentido de alcançar o título de campeão nacional. Refira-se que a fase final é disputada por todos os campeões de distrito do país. E a primeira etapa rumo ao cetro nacional já foi disputada no passado dia 24 de maio, altura em que realizaram os dezasseis-avos-de-final. O Palmilheira recebeu o Turiz, campeão da região de Braga-Viana do Castelo. Assistiu-se a um jogo de nervos e resistência, onde o empate a uma bola no tempo regulamentar levou a decisão para as grandes penalidades, onde a equipa de Ermesinde revelou estofo competitivo e espírito de grupo, carimbando a passagem aos oitavos-de-final. Em relação ao filme do encontro, há que dizer que o Palmilheira entrou personalizado, com atitude dominadora e um futebol consistente. A superioridade materializou-se aos 15 minutos: livre direto de Rui Duarte, executado com classe e potência, que abriu o marcador e colocou justiça no resultado. O controlo continuou até ao intervalo, mas não sem antes ter surgido o primeiro contratempo: entrando Magalhães para o lugar do lesionado Cidade. Na segunda parte, o Palmilheira pareceu ter ficado no balneário. O Turiz cresceu no jogo, passou a ter mais bola e presença no meio-campo ofensivo. Ainda assim, a equipa de Ermesinde mostrou um espírito de sacrifício notável. Rui Duarte teve a oportunidade de ampliar a vantagem com um remate do meio-campo que passou a centímetros do poste. A equipa adversária ainda ficou reduzida a 10 unidades, mas a vantagem numérica em campo durou pouco para o combinado ermesindense, já que após um momento de confusão junto aos bancos, o recém-entrado Edsinho viu vermelho direto, deixando ambas as equipas em igualdade numérica. Aos 30 minutos, o Turiz acabou por empatar, aproveitando um lance rápido e o atacante forasteiro a aparecer no coração da área sem marcação. Com o empate a uma bola no final dos 90 minutos recorreu-se ao desempate por grandes penalidades, onde o guardião da casa, Chico, brilhou a grande altura: defendeu dois penaltis e desviou um outro para o poste. Para o Palmilheira bateram Rui Duarte e Armando (ambos defendidos), Magalhães, Fábio Silva e Nuno Martins no decisivo e a garantir o apuramento!
Nos oitavos-de-final segue-se o Sanguedo, vencedor do Campeonato do Intael/Distrito de Aveiro, estando a partida agendada para hoje, dia 31 de maio.
No encontro com o Turiz, o Palmilheira alinhou de início com: Chico, Daniel, Armando, Cidade, Pinto, Fábio Silva, Rúben Pereira, Borges, Rui Duarte, Pereira e Teixeira. Jogaram ainda: Magalhães, Cristian, Edsinho, Nuno Martins, Dias e Joel.
|