Padre Domingos Areais tomou posse como novo pároco de Ermesinde
 |
Fotos MANUEL VALDREZ |
Ermesinde deu as boas vindas ao seu novo pároco, o padre Joaquim Domingos da Cunha Areais. Aconteceu no dia 10 de setembro, pelas 16H00, na Igreja Matriz de S. Lourenço completamente cheia. Repleta de fieis mas também de muitos convidados, desde logo forças vivas da cidade, como, por exemplo, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, o presidente da Assembleia Municipal de Valongo, Abílio Vilas Boas, que ao seu lado tinham os presidentes das assembleias e juntas de freguesia de Arrifana, de S. Pedro Fins e de Folgosa, três paróquias onde o padre Domingos Areais desenvolveu a sua ação pastoral.
Esta festa de tomada de posse do nosso novo pároco contou ainda com a presença de inúmeros elementos ligados à Igreja, nomeadamente o reverendo padre Luís Borges Martins, na qualidade de assessor da Vigararia de Valongo e delegado do Bispo D. Manuel Linda, bem como cerca de uma dezena de outros sacerdotes, a saber, padre Artur Jorge Soares (paróquia de Miragaia), padre José Augusto Oliveira (paróquia de Nogueira e Silva Escura), padre Benjamim Silva (Capelão Militar), Pe. Fernando Silva (paróquia de Cedofeita), Pe. Samuel Guedes (reitor da Igreja de Santa Rita), Pe. José Manuel Araújo (paróquia de Vila Chã), Pe. José Silva (paróquia de Vermoim), Pe. Manuel Fernando Silva (paróquia de Alfena), Pe. Amílcar Sequeira (paróquia de Vila Real), Pe. Quim (dos padres Combonianos) e Pe. Álvaro Pacheco (da Consolata). A este momento associaram-se ainda os diáconos Agostinho Pereira, Arnaldo Azevedo, Adelino Carvalho, Eduardo Saraiva e Rui Cunha Campos, assim como membros do Conselho Pastoral e Paroquial da nossa freguesia e muitas irmãs das congregações da paróquia de Ermesinde.
 |
Depois de lida a carta de nomeação - escrita pelo Bispo do Porto - o padre Domingos Areais tomou posse, seguindo-se a celebração da Eucaristia por si presidida. Entre as muitas palavras que dirigiu à numerosa assembleia, o novo pároco de Ermesinde fez uma breve apresentação do seu percurso clerical, percurso esse que passou pela nossa terra, já que o padre Domingos Areais foi prefeito no Seminário do Bom Pastor e professor no Colégio de Ermesinde. Aliás, e mais à frente nesta sua primeira homilia, recordaria que os laços que o aproximam da nossa terra vêm ainda dos seus tempos de menino, quando pela mão da sua mãe costumava vir à feira que aqui se realizava, além de que fez o 2.º ciclo na antiga Escola de S. Lourenço.
No seu caminho sacerdotal seguiram-se doze anos em Arrifana, nove em Folgosa e S. Pedro Fins, e antes disso cinco anos no Japão, país este onde foi missionário. A propósito da Ásia, o padre Domingos Areais evidenciou nas suas palavras um amor por este continente, confessando que após a conclusão do seu doutoramento (na especialidade de Teologia Bíblica sobre Jo16,16-33) o seu sonho era ali voltar. O maior continente do planeta tanto em extensão territorial quanto em população, mas onde os cristãos são uma pequena minoria, já não passam de três por cento da população, conforme deu nota o novo pároco de Ermesinde. «Uma minoria muito criativa que compõe uma igreja jovem, séria na vivência da fé, e que por vezes ainda é perseguida» nos dias que correm pela esmagadora maioria não católica, conforme elucidou o padre Domingos Areais. E eis que após vários exercícios espirituais que foram acompanhando esse desejo de voltar à Ásia, a par da leitura de biografias de santos jesuítas, missionários que acicataram ainda mais o seu amor por aquele grande e populoso continente, entre outros S. Francisco Xavier, um santo da sua especial devoção, como confessou, D. Manuel Linda chama à sua presença em maio passado o padre Domingos Areais. «Surpreendeu-me com um convite que tomei como um desafio: pastorear Ermesinde, que, segundo ele, é a maior paróquia da Diocese do Porto e que conta com 40.000 habitantes. Um verdadeiro continente!», metaforizou o pároco, que depois de refletir tomou então a decisão «de ser padre deste tão grande desafio». Disse sentir ser chamado «a ser nesta grande cidade de Ermesinde um sentinela de Deus», uma «sentinela da luz de Cristo, atento aos apelos de Deus e à realidade dos homens. Quero ser aqui uma sentinela da palavra de Deus», expressou.
 |
E dirigindo-se particularmente aos muitos fieis ali presentes convidaria todos a
(...)
leia esta notícia na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
Por:
MB
|