Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2025
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2023

    SECÇÃO: Opinião


    VAMOS FALAR DE ASSOCIATIVISMO (69)

    foto

    Plano Atividades/Orçamento 2024, aprovado no CN

    A insistência sobre a preparação, apresentação, discussão e aprovação dos Planos de Atividades e Orçamentos (PAO) nas coletividades do movimento associativo popular (MAP), acontece por verificarmos que em muitas das Coletividades, filiadas ou não, não se dá a devida importância e atenção para a necessidade da sua elaboração, envolvendo todos os interessados, desde dirigentes dos respetivos Órgãos Sociais aos associados de cada uma.

    É de conhecimento geral, que para a sua discussão e aprovação em Assembleia Geral, tais nobres reuniões têm um prazo para a sua apresentação aos associados durante o mês de novembro e a sua aprovação até final do mês de dezembro de cada ano.

    Atentemos, só como possível curiosidade de alguns de nós, ao funcionamento do Poder Local exercido pelas nossa autarquias, que têm que proceder exatamente de acordo com os mesmos princípios e objetivos, através dos eleitos locais, os quais, após discussão e aprovação nos executivos camarários e de freguesia, são apresentados para discussão e aprovação posterior nas respetivas Assembleias Municipal e de Freguesia, com a obrigatória comunicação pública de todos os documentos aos cidadãos.

    Num caso como noutro, Poder Local e Movimento Associativo, com as devidas diferenças entre o oficial, de uns, com compromissos e regras estabelecidas em leis da república e com eleitos renumerados, e outros, através do trabalho voluntário benévolo e gratuito, com compromissos estabelecidos no cumprimento estatutário, ambos assumem trabalho a realizar perante os cidadãos eleitores ou seus associados, cumprindo regras com obrigatória comunicação a todos.

    Daí a importância em evidenciar esta duplicação de interesses, quanto à preparação e aplicação dos PA/O de cada ano, entre ambos os poderes. Até porque, tal envolvimento entre ambos implicam compromissos, protocolados entre si, para várias colaborações.

    Naturalmente que muitas outras matérias, deverão merecer a seu tempo, igual atenção.

    No que nos interessa objetivamente abordar quanto ao movimento associativo, ficamo-nos pelos nossos PA/O.

    Valerá o facto de, e na consideração de que milhares de associações cumpriram tais propósitos, partir agora para a sua aplicação prática, de forma a serem dadas respostas aos compromissos projetados e assumidos para o futuro de um ano de trabalho, na consideração da aplicação de métodos da governação das associações, aplicando também métodos de democracia interna e transparência de processos.

    Nos trabalhos formativos que desenvolvemos, assinalámos desde sempre a importância a prestar, ao desenvolvimento de atitudes de democracia interna e transparência, com a preocupação do envolvimento do maior número de associados, na discussão dos nossos interesses.

    foto

    CN DA CONFEDERAÇÃO E COMPROMISSOS

    A CPCCRD reuniu o seu Conselho Nacional no passado dia 9 de dezembro, tendo naturalmente e como objetivo principal, a discussão e aprovação da Proposta do Plano de Atividades e Orçamento para 2024.

    Sendo um processo normal da nossa atividade anual, com os cuidados da sua preparação, obtendo a opinião de cada um, tendo em conta os conhecimentos e a experiência de muitos dos dirigentes nos nossos Órgãos Sociais, facilitam a execução desta medida, fazendo sobressair os cuidados no planeamento, e as preocupações quanto à sustentabilidade do nosso futuro associativo.

    Como seria expectável, foram assumidos por unanimidade, importantes compromissos para serem trabalhados durante todo o ano de 2024.

    Sendo difícil evidenciar qual deles é o mais importante, chamamos a atenção para alguns dos compromissos, entendidos como mais especiais:

    Finalizado o “Processo 2020 POISE2018” o qual contou com as dificuldades naturais para a sua execução a 100%, foram avaliados os prós e os contras da continuidade do nosso envolvimento para o novo “ProcessoPESSOAS2030.PT”. Toda a experiência adquirida permitiu-nos assumir com confiança, a responsabilidade de uma melhor preparação de todo o processo de candidatura apresentada.

    A seu tempo, serão apresentados ao movimento associativo, todos os indicadores apresentados para o PESSOAS2030.PT.

    Em segundo lugar, e em pleno período comemorativo do 100.º aniversário da Confederação, para além da execução de medidas previamente anunciadas, será continuada a colocação, em todo o território nacional, da Exposição do Centenário em várias coletividades, bibliotecas, e outros espaços, apelando-se à sua requisição por quem a deseje solicitar.

    Estando ainda em preparação o Congresso do Centenário, com data marcada para 25 de maio de 2024, em Setúbal.

    Como terceiro ponto a assinalar, chamamos a “atenção de forma permanente, pormenorizada e transversal à sustentabilidade da Confederação”. Queremos envolver nesta temática, todos, “Estruturas, Coletividades ELO, com objetivos de consolidação, do crescimento e do futuro do Movimento Associativo” (PA/O2024).

    São apontadas medidas, de forma a reduzir a

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Adelino Soares*

    * CPCCRD

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].