Ainda a palavra "Ermesinde" (2)
 |
LAIA MARULL, ATRIZ CATALÃ, QUE INTERPRETA A PROTAGONISTA DA SÉRIE "ERMESSENDA" DE CONDESSA ERMESSENDA, DO REALIZADOR LLUIS MARIA GUEL, 2010. |
Vamos tratar agora da segunda Ermesinda da lista, a Ermesinda de Carcassona. Toda esta região da zona sul dos Pirenéus do lado da França e a Catalunha é habitada por uma mescla de nativos, romanos e descendentes dos godos, os quais são a classe governante. Esta é uma região situada nas franjas dos Pirenéus do lado francês, e próxima de Toulouse.
Ermesinda ou Ermesenda de Carcassona (Pt. e En. Ermesinda; Es. Ermesenda; Cat. Ermessenda) (Carcassonne, c. 972 - Saint Quirze de Besora, a 1 de Março de 1058). Originária da cidade francesa da Carcassona (Fr. Carcassonne), situada no sudoeste de França, a cerca de 90 km de Toulouse. É conhecida pela sua cidadela, construída c1 . 890-910, para defesa contra os ataques dos normandos2. Ermessenda de Carcassona é a primeira filha do conde de Carcassona, Rogério I e de sua mulher Adelaide de Rouergue (949 - 1011), esta filha de Raimundo II de Rouergue. Tinha três irmãos menores: Raimundo Rogério de Carcassona, documentado desde 979 e morto entre o dia 21 de julho de 1007 e abril de 1011, chegando a estar investido de conde de Carcassona; Bernardo Rogério, nasceu entre 979 e 981 e nomeado conde de Foix e de Coserans e que morreu ca. 1034; e ainda, Pere Roger, nascido ca. 981, nomeado bispo de Girona3 e que morreu pelo ano de 1051.
Ermesinda de Carcassona, contraiu matrimónio com o conde de Barcelona Raimundo Borrell cerca do ano 992, quando tinha entre catorze e dezanove anos. Recebeu como dote nupcial 1/10 dos bens de seu marido, e que são transformados no condado Osona-Manresa e o bispado de Vic, "per meum decimum et per sponsalitium nuptialiter michi datum" dote4 este que se reflecte numa longa lista de castelos localizados nesta área do centro de Catalunha5 e do Vallès, e algumas terras no condado de Girona, tais como Pals, Ullastret, Púbol La Pera e Sant Feliu de Boada. Como a maioria dos casamentos aristocráticos dos séculos IX, X e XI, este tinha um interesse político. Neste caso, foi para fortalecer os laços entre os dois países poderosos, Barcelona e Carcassonne, logo após o conde de Cerdanya, Oliba Cabreta, ter tido conflitos com Rogério I, pai de Ermesinda (ou Ermessenda), em que ele tinha perdido Capcir. Tiveram três filhos, Berenguer Raimundo de Barcelona "elCuervo"6 , conde de Barcelona (995 - 26 de maio de 1035), Borel Raimundo, e Adelaide de Barcelona (990 -1077), tendo esta, casado inicialmente em 1020, com o Normando Roger de Tosny, que tinha sido contratado em 1018, como um mercenário, para lutar contra a pirataria sarracena. Quando Raimundo Borrell morreu em 1017, deixou-lhe em testamento o condomínio de três condados (Barcelona, Girona e Osona).
 |
REPRODUÇÃO DA ESCULTURA GÓTICA DE ERMESINDA DE CARCASSONNE, DE GUILLEM MORELL (1385) |
Ermesinda foi uma das mulheres que ostentaram maior poder real em toda a Idade Média europeia. Uma mulher enérgica, que não hesita em acompanhar o marido no campo de batalha, a cavalo, desafiando as convenções da época. Um ser extraordinário num mundo de homens, e homens muito brutos, porque naquela época o que sabiam fazer melhor no condado de Barcelona era a guerra. Entre os seus títulos ostentou o de condessa de Barcelona, condessa de Girona e condessa de Osona. De forte carácter e de grande beleza, teve tantas intervenções no governo, em apoio ao seu marido, que a tornou com a competência de governar, mas que as suas excessivas intervenções geraram vários distúrbios ainda em vida do marido.
Durante todo o seu reinado co-governou com o esposo. Quando morreu Raimundo Borrell, coube a coroa ao seu filho Berenguer I "el Cuervo" (ou "el Corbat", em catalão; "o Corvo", em português), sendo este ainda criança, pois tinha apenas treze ou catorze anos, segundo os documentos da época. Pelo que encabeçou o governo do condado sua mãe, a condessa viúva, Ermesinda ou Ermessenda, como tutora e regente, colocando toda a sua experiência e saber no governo do condado. Como referido acima, o esposo favoreceu-a de tal modo em sua última vontade, deixando-lhe o governo de três condados, em compropriedade (Barcelona, Girona e Osona) e para toda a sua vida, de modo que ela governou só como regente durante a menoridade do seu filho (1017-1021), quando este atingiu a maioridade, co-governou como co-proprietária. Famosa pelas explosões do seu temível carácter que ninguém ousava contrariar. Muito religiosa e com opiniões diferentes do filho, não tardaram a divergir, e desentenderam-se gravemente, terminando com a divisão do domínio, para o seu filho Berengário Raimundo foram os condados de Barcelona e Osona, e para Ermesinda o condado de Girona. Porém, Berengário Raimundo, morreu prematuramente em 1035, deixando o domínio aos seus descendentes, repartindo-os por Guilherme Raimundo, que foi conde de Osona, Raimundo Berengário I, "o Velho", que obteve Barcelona e Girona, exceto o extremo sul, entre o Llobregat e a fronteira com o Islão, que foi constituído como condado tomando o nome de Penedés, e que foi para Sancho Berengário, conde de Olerdota. Estes três herdeiros, como eram menores de idade, ficaram debaixo da tutela de sua avó Ermesinda, a única representante efetiva do poder condal em Barcelona, Girona, Osona e Penedés entre 1035 até 1041. Assumindo a regência (1035-1039), e depois cogovernou com o seu neto.
 |
(continua na próxima edição)
1 Circa é uma palavra em latim que é usada em datação e que significa "cerca de", "aproximadamente", "por volta de". É, frequentemente, abreviada como c., ca., ca ou cca.É amplamente utilizada em genealogia e relatos históricos quando as datas de eventos são estimadas.
2 Os normandos foram um povo medieval estabelecido no norte da França, cuja aristocracia descendia em grande parte de Vikings da Escandinávia. Deram um nome a uma região de França, a "Normandia".
3 Girona (em catalão e oficialmente), Gerona (em espanhol) ou Gerunda, cidade da Espanha, capital da província homónima, na comunidade autónoma da Catalunha.
4 O dote é um costume antigo, mas ainda em vigor em algumas regiões do mundo, que consiste no estabelecimento de uma quantia de bens e dinheiro oferecida a um noivo pela família da noiva, para acertar o casamento entre os dois.
5 Catalunha é uma comunidade autónoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica.
6 "O corvo".
Por:
Carlos Marques
|