MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO - 2012
O brilho das Estrelas... da Balsa
 |
Foto ANA MARTA FERREIRA |
A 13ª peça da Mostra de Teatro Amador Valongo 2012 foi "Planeamento Familiar", obra encenada por Hélder Rodrigues e estrelada pelos atores do Centro Recreativo Estrelas da Balsa.
Para o encenador Hélder, estrear uma peça num registo sério é uma missão impossível e, por isso, “Planeamento Familiar” é mais uma comédia do início ao fim. A maioria do texto basea-se em anedotas e linguagem jovial e é frequente o uso do calão, pois as personagens a isso obrigam.
“Planeamento Familiar” é a história de um casal católico que pede ajuda ao padre da aldeia – o divertidíssimo Padre Firmino – para que possam usar métodos contracetivos sem ofender a religião.“O público sentava-se ao som de música clássica tipicamente clerical e já o cenário estava à vista: uma perfeita e pormenorizada igreja, com bancos, altar e cruz verdadeiros. Ao lado do altar, dois santos: António e Maria, que conversavam entre si nos "apartes" da peça, que se revelaram dos momentos mais hilariantes da noite e que só pecaram por serem poucos.
A interpretação esteve ao nível da peça e foi de encontro ao que o público esperava – o Fórum Cultural de Ermesinde encheu com público dos cinco cantos do conselho, incluindo o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado. Com apenas cinco atores em palco na esmagadora maioria dos 90 minutos, as personagens individuais foram muito exploradas e bem desenvolvidas. Destaque para Amável, ator jovem que interpretou de forma esplêndida a personagem do Padre Firmino, conseguindo arrancar gargalhadas do público a cada linha do guião, e para Hélder Rodrigues, que não só encenou como também protagonizou a peça, assumindo a pele de Zé, um trabalhador pobre e frustrado por ter tantos filhos e pouco dinheiro para os sustentar.
Não faltaram referências a personalidades conhecidas de Sobrado, como o padre Vicente e a cabeleireira Dilma, a filmes como o “Titanic” e “O Senhor dos Anéis”, e a vídeos e matérias que têm feito furor entre os jovens. Foi precisamente com a música de uma banda recente direcionada para um público jovem (LMFAO) que a peça terminou, quando a igreja foi invadida pelos 12 filhos do casal e se transformou numa discoteca.“Já terminada a representação, o encenador Hélder esclareceu dúvidas ao público e agradeceu à CM de Valongo e a todos os intervenientes – diretos e indiretos – na peça.
FICHA TÉCNICA
CENTRO RECREATIVO ESTRELAS DA BALSA
Peça: “Planeamento Familiar”
Autor do texto original: Ilse Losa
Encenação: Hélder Rodrigues
Coreografia: Estrelas da Balsa
Cenografia: Estrelas da Balsa
Figurinos: Manuela Neves
Elenco: Hélder Rodrigues, Amável, Inês, Daniela, Filipe Mota.
Por:
Ana Marta Ferreira
|