Cantar as Janeiras e os Reis
 |
Foto LUÍS LAGE |
A tradição de cantar as Janeiras é muito antiga, talvez do tempo dos Romanos, que festejavam o deus Jano, «porteiro do Olimpo, o senhor das entradas, que podia proporcionar um ano venturoso». Daí o ser hábito desejarmos “Boas entradas!”.
Em todo o País se cantam as Janeiras, utilizando músicas locais e quadras simples que se vão adaptando em função das circunstâncias.
Já o canto dos Reis não é igual em todo o País, na maioria das terras os grupos são os mesmos e o reportório também, mas parece que não foi sempre assim. Ainda hoje, na Vidigueira, terra alentejana, «o canto dos Reis é um canto de homens». Aos moços e mulheres, ficam-lhes reservadas as Janeiras, «temas mais ligeiros feitos de quadras soltas, sem sequência, todas em redor da riqueza e distinção do proprietário da casa ao qual eram dedicadas as modas, com desejos de fartura para repartir com os pobres» (Manuel dos Reis).
Ainda segundo Manuel dos Reis, no canto dos Reis há um alinhamento de inspiração religiosa e no fim é que se desejam as Boas Festas.
Em Ermesinde também se celebrava a tradição das Janeiras, e nos últimos anos esta tem vindo a ser revivida, e particular pelos grupos de música popular e orfeão da AACE.
Desses cantos deixamos aqui algumas imagens.
 |
Fotos MANUEL VALDREZ |
Vimos cantar as Janeiras
Boas festas desejar
Que tenha muita saúde
No ano qu'está a entrar
|