“Usa e reusa” (o urinol)
O objecto estudado está previsto num modelo de usa e re-usa, onde parte da sua composição já teve, outrora, outra função e outras características. As definições físicas do objecto foram intencionalmente modificadas, de modo a adaptar a funcionalidade, também ela alterada.
Está implícita neste trabalho a intenção de provocar, chocar, a partir da temática e do arrojado desenho.
Ordenadamente, a execução foi apoiada em diversas fases, que culminaram na construção física de uma maqueta: a investigação formal, a investigação técnica, a formulação ideológica, o projecto…
Está claro que o grande desafio foi desenvolver, numa peça com características sanitárias, uma relação integrante e complementar entre as madeiras e as cerâmicas.
O cone, que aparentemente é tão pequeno, atingiu com precisão o meu objectivo de idealizar uma peça provocatória e possível.
Todo o processo de execução, propriamente dita respeitou, obrigatoriamente cânones do sector: notam-se, em especial, no diâmetro das tubagens e nos encaixes do sifão. Foi ainda realizado um flyer (na imagem superior direita), de modo a promover e dar a conhecer ao público a peça resultante.
Numa tomada de conclusões, tornei claro que considero este projecto apto para a realização em série e um sucesso a nível pessoal e escolar.
Por: Pedro Bragança
|