Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2006

    SECÇÃO: Desporto


    Ciclismo

    Nélson Rocha da equipa de ciclismo de Sobrado venceu a 1ª prova do Troféu RTP

    O conjunto da Casactiva/Quinta das Arcas/Madeilongo/União Ciclista de Sobrado (na foto) venceu, por intermédio de Nélson Rocha, a primeira prova do Troféu RTP da temporada de 2006, realizada no passado dia 20 de Maio na cidade de Pombal. A equipa de Sobrado começa assim da melhor maneira a defesa do título conquistado no ano passado pelo então seu corredor Gilberto Sampaio. No entanto, nem tudo foram boas notícias para os sobradenses. Isto porque, um dia depois da corrida do Pombal realizou-se a segunda prova da fase final da Taça de Portugal, em Torres Vedras, uma competição onde o conjunto do concelho de Valongo tinha sérias pretensões à vitória final, algo que não viria a acontecer, já que o vencedor de 2006 desta competição deu pelo nome de Rui Costa, ciclista da equipa Stª Maria da Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados.

    Foto PORTONOVO
    Foto PORTONOVO
    A edição de 2006 do Troféu RTP para equipas do escalão de sub-23 anos teve o seu início no passado dia 20 de Maio em Pombal com a realização do 3º Grande Prémio Terras de Sicó. Uma prova organizada conjuntamente pela equipa Caixa Agrícola/Sporting Clube de Pombal e pela Câmara Municipal do Pombal, e que contou com a participação de 13 conjuntos do pelotão velocipédico do escalão de sub-23 anos. Equipas estas que percorreram um total de 105 km, tendo Nélson Rocha da Casactiva/Quinta das Arcas/Madeilongo/União Ciclista de Sobrado (UCS) sido o primeiro ciclista a cortar a meta com um tempo de 02h27m40s. Na segunda posição chegou Sérgio Ruas, da Crédito Agrícola/Sporting Clube do Pombal, com quase um minuto de atraso em relação ao ciclista sobradense, mais precisamente com um registo de 02h28m20s. De facto, Nélson Rocha não deu quaisquer hipóteses aos seus adversários, depois de a cerca de 20 km da meta se ter descolado de um grupo composto por três corredores, que incluía o seu colega de equipa Estanis Romero, Nuno Silva (Águias/Celta) e Márcio Barbosa (Anicolor//Siper). Nélson Rocha é, desta forma, o líder isolado da prestigiada competição que Gilberto Sampaio venceu na época passada, então também ao serviço da equipa de Sobrado. De sublinhar ainda que o conjunto orientado pelo antigo ciclista José Barros colocou outro homem entre os dez primeiros classificados desta prova, nomeadamente Alcides Almeida, que cortou a meta em 9º lugar com o tempo de 02h28m26s. Com um “sorriso de orelha a orelha” Nélson Rocha referiu no final da prova que se sentiu muito bem em termos físicos ao longo de toda a corrida: «Entrei sempre em todas as fugas que foram aparecendo na corrida, estive sempre muito bem auxiliado, não só pelo meu colega Estanis Romero, como também pelos restantes elementos da equipa. Penso que podemos ir longe, não apenas nesta competição como também em todas as outras em que iremos participar, pois nesta equipa corremos sempre para ganhar». Igualmente feliz com este triunfo e bastante optimista em relação ao futuro estava o director desportivo do conjunto de Sobrado, José Barros. «Demonstrámos mais uma vez que dispomos de uma equipa bem preparada, tanto a nível físico como psicológico. Tal como na época passada, o objectivo passa por vencer todas as provas, respeitando, logicamente, todos os adversários», sublinhou o antigo ciclista.

    TAÇA

    DE PORTUGAL

    NÃO FOI

    PARA SOBRADO

    Um dia após a primeira prova pontuável para o Troféu RTP de 2006 teve lugar em Torres Vedras a segunda corrida da fase final da Taça de Portugal do escalão de sub-23. Recorde-se que a primeira prova desta competição, realizada no passado 1 de Maio, em Pedroso, havia sido vencida pelo corredor Rui Costa, da equipa Stª Maria da Feira/E. Leclerc/Moreira Congelados. Pois bem, o cenário da corrida de Torres Vedras não foi diferente, ou seja, este ciclista voltou a cortar a meta em primeiro lugar, sagrando-se desta maneira no vencedor da edição de 2006 da Taça de Portugal. Rui Costa confirmou assim todo o favoritismo que lhe era atribuído antes do início da corrida, completando o percurso de 121 km com um tempo de 03h03m30s. Ao ciclista da equipa de Stª Maria da Feira bastou controlar à distância os sucessivos ataques adversários para se impor categoricamente no sprint final, numa etapa em que chuva e o piso escorregadio originaram algumas quedas e desistências. Em relação à Casactiva/Quinta das Arcas/Madeilongo/UCS o melhor que esta equipa conseguiu fazer nesta segunda corrida da fase final da Taça de Portugal foi colocar dois ciclistas seus no quadro dos dez primeiros classificados. Foram eles David Vaz e Nélson Rocha, respectivamente 7º e 8º classificados, tendo ambos terminado a prova com o mesmo tempo que o vencedor Rui Costa. David Vaz que era à partida para a corrida de Torres Vedras o ciclista mais bem posicionado da equipa de Sobrado para conquistar a Taça de Portugal.

    Uma competição que, relembre-se, foi apontada pelos responsáveis sobradenses como uma das provas a conquistar esta temporada. Um objectivo que ficou bem longe, já que Rui Costa venceu então a competição com um total de 140 pontos, ao passo que o sobradense melhor classificado, precisamente David Vaz, se quedou pela 5ª posição, com 45 pontos.

    Por: MB/Portonovo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].