Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2005

    SECÇÃO: Informação


    NO ÂMBITO DO PROGRAMA POLIS

    Câmara de Valongo inicia nova fase de requalificação de ruas em Ermesinde

    A Câmara Municipal de Valongo já iniciou uma nova fase de requalificação de arruamentos em Ermesinde, ao abrigo do Programa Polis. Os trabalhos de beneficiação, nesta segunda fase, englobam intervenções na Rua José Joaquim Ribeiro Teles, entre a rotunda da Vila Beatriz e o entroncamento com a Avenida Primavera, e na Rua Dom António Ferreira Gomes. Prevê-se que estas intervenções estejam concluídas no final de Maio.

    A nova fase de requalificação contempla o reperfilamento, a repavimentação, a arborização e a colocação de novo equipamento urbano e nova iluminação em cerca de 1 400 metros lineares de arruamentos. Concretamente, na Rua José Joaquim Ribeiro Teles o objectivo é privilegiar os espaços pedonais e de lazer, com a introdução de estacionamento em linha, arborização (serão plantadas cerca de 60 árvores) e mobiliário urbano (bancos, papeleiras e ecopontos).

    No que concerne à intervenção da Rua D. António Ferreira Gomes, vai ser construído um separador central com arborização (serão plantadas cerca de 30 árvores), no sentido de regular a circulação viária na zona escolar. Para além de mobiliário urbano, esta artéria será contemplada com uma reformulação ao nível do estacionamento e passeios.

    foto
    Os trabalhos de beneficiação de arruamentos na cidade de Ermesinde arrancaram em Junho de 2004 com a intervenção na Travessa 5 de Outubro. A obra, já concluída, consistiu na repavimentação desta artéria e na criação de uma praceta na confluência da Igreja. Paralelamente, ficou resolvido o problema existente da drenagem das águas pluviais.

    Também no âmbito do Polis de Ermesinde, foram já inauguradas dentro dos prazos previstos a Praça da Estação (anteriormente conhecida como "Triângulo do Canecão"), a Praça da Cultura (no átrio exterior do Fórum Cultural) e o jardim adjacente ao antigo Consulado do Equador, na Rua 5 de Outubro.

    O Programa Polis de Ermesinde, no valor global de 10 milhões de euros, arrancou oficialmente em meados de Dezembro de 2003 e deverá ficar concluído em Junho de 2005.

    As restantes intervenções em curso no âmbito do Polis de Ermesinde consistem na construção do Edifício Dr. Fernando Faria Sampaio (edifício administrativo e de serviços de Ermesinde), na recuperação e adaptação da Vila Beatriz a Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Biblioteca e na ampliação do Parque Urbano. Paralelamente, o Programa prevê a realização de acções de sensibilização e comunicação ambiental.

    PROGRAMA INTEGRADO

    DE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL

    O Polis contempla também a implementação de um programa integrado de monitorizações ambientais. Este programa tem como objectivo avaliar alguns parâmetros que possam ter influência no equilíbrio ambiental de Ermesinde, entre eles os níveis de ruído, a qualidade do ar e o sistema de transportes e mobilidades.

    A implementação da segunda campanha deste programa já teve início, com a instalação de 30 amostradores para a aferição de poluentes atmosféricos ao longo de toda a cidade, sendo também visível a presença de uma estação móvel de medida da qualidade do ar e de técnicos a desencadear medições de ruído e contagens das obras, através de um balanço comparativo entre a situação de referência e a realidade durante e após as intervenções na cidade.

    Ainda no âmbito do programa Polis, está a ser instalado na Vila Beatriz o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), que será inaugurado em breve. Com o propósito de promover a revitalização e a melhoria do ambiente urbano e da qualidade de vida de Ermesinde, este novo espaço vai ser palco das mais diversas actividades de informação e sensibilização ambientais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].