Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online
    Capa da Edição Ermesinde Desportivo Destaque

    CPN ganha e Ermesinde SC empata

    foto
    FOTO MANUEL VALDREZ
    Balanço globalmente positivo
    O CPN iniciou da melhor maneira a fase final da Liga Feminina de Basquetebol
    vencendo o primeiro jogo do confronto dos play-off contra os Olivais de Coimbra
    por 76-71.
    Frente a frente estiveram duas grandes equipas que proporcionaram um excelente e emotivo encontro de basquetebol, que apenas ficou decidido nos segundos finais. O segundo jogo entre estas duas equipas será disputado no dia 16 de Abril, no recinto das conimbricenses.
    Ao mesmo tempo, e em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Futebol da 3ª Divisão, Série B, o Ermesinde SC deixou passar uma oportunidade de ouro para um final de época muito mais tranquila, ao empatar em casa, a uma bola, com o Pedrouços. A equipa manteve-se todavia, e isso é positivo, acima da linha de descida de divisão.

    (Para uma actualização, ver abaixo à direita, "Últimas").

    Arquivo: Edição de 15-04-2005

    foto
    Pontificado de João Paulo II
    O pontificado de João Paulo II terá sido um dos mais complexos e controversos da Igreja do último século.
    Até mesmo na forma como levou o seu calvário até ao fim criou polémica, embora muitos dos que antes defenderam a sua resignação lhe tivessem depois vindo dar razão. Aliando uma grande determinação em manter intocáveis os valores morais na esfera do comportamento defendidos pelo Vaticano (o celibato dos padres, a interrupção voluntária da gravidez, a ordenação de mulheres como sacerdotes,...), beneficiando do apoio dos sectores mais tradicionalistas da Igreja (excepto a pequena facção ultraortodoxa de Monsignor M. Lefèbvre), o Papa como que tomou na suas mãos a rédea solta do Vaticano II, travando outras reformas na Igreja.
    A sua nomeação (vindo surpreendentemente da Polónia e não de Itália) aprofundou ao extremo a crise na Europa de Leste do chamado “socialismo real”, acentuando os factores de dissenção entre os trabalhadores e o poder aí estabelecido com mão de ferro (como foi o caso do sindicato “Solidariedade”) e contribuindo grandemente para agravar o seu colapso.
    Pelo contrário, denunciou a desumanidade do capitalismo, e chamou a atenção para o agravamento das condições de vida dos trabalhadores e dos mais pobres.
    Contrariando o interesse dos Estados Unidos, visitou Cuba, furando o “bloqueio” e, finalmente, com a sua recusa em dar o aval à aventura belicista de George Bush no Iraque, veio colocar uma batata bem quente nas mãos daqueles que proclamando-se católicos, quiseram alinhar, mesmo ao arrepio do Direito Internacional, num massacre de milhões de inocentes para apear o ditador Saddam Hussein e tomar o controlo das rotas do petróleo.

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.