Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2005

    SECÇÃO: Informação


    MAIS DE 133 MIL SMS RECEBIDAS NA PRIMEIRA SEMANA

    SMSBus da STCP supera expectativas apesar dos erros frequentes

    A STCP recebeu mais de 133 000 sms (mensagens por telefone) na primeira semana de funcionamento do SMSBus – horários em tempo real, o que traduz uma adesão muito grande do público a este novo serviço da empresa. O SMSBus foi lançado pela STCP no dia 3 de Março, tendo entrado oficialmente em funcionamento nesse mesmo dia.

    foto
    Desde então, tem-se registado, segundo a empresa, um crescimento contínuo do número de pedidos de informação de horários em tempo real via SMS: no primeiro dia a STCP recebeu 6 150 sms, mas uma semana depois já recebia 27 200, mesmo se as informações prestadas ainda deixam a desejar.

    O SMSBus é um serviço informativo através de mensagens escritas por telemóvel que permite saber-se, em tempo real, exactamente quantos minutos demora um autocarro a chegar a uma paragem (com base na última posição e tendo em conta o histórico dos tempos de viagem). Para isso, basta o cliente enviar uma mensagem escrita do seu telemóvel, com o código da paragem em que se encontra, para o número 3001 e, em segundos, ficará a saber qual o tempo de espera para a chegada de todas as linhas que passam na paragem indicada ou, em alternativa, para a passagem dos próximos autocarros de uma determinada linha nessa paragem.

    Por exemplo, a paragem de autocarro em frente à redacção de "A Voz de Ermesinde" tem o código PTCR1. Basta escrever este código e enviar a mensagem para o tal número 3001. Segundos depois virá a resposta, discriminando os próximos autocarros a chegar e o tempo de demora respectivo, carreira por carreira (exemplo para a paragem referida: 9 – dentro de 10 minutos; 58 – dentro de 15 minutos; 59 – dentro de 25 minutos).

    Se tudo funcionasse assim seria óptimo. A questão é que o serviço nem sempre presta uma informação correcta, sendo inúmeros os erros em que induz os utentes. Provavelmente por estar ainda num período experimental e por uma ou outra deficiência técnica.

    O sistema está a ser implementado no STCP por um grupo técnico ligado à Faculdade de Engenharia do Porto. Algumas falhas do sistema poderão explicar-se pelo enorme afluxo de pedidos de informação, vinte vezes mais do que o esperado e muito superior a idêntica experiência promovida pela Carris, em Lisboa, mas há certamente erros de outro tipo, verificados fora das horas de ponta, com informações incongruentes (por exemplo para a carreira 59: «não está previsto nenhum autocarro dentro da próxima hora», quando o horário do 59 prevê, para a hora da noite testada, um intervalo de carreiras de hora a hora).

    O SMSBus está disponível em praticamente todas as linhas de oferta regular da STCP, com excepção das linhas 2, 10, 55, 61, 64, 68, 69, 70, 94, Linha Zona Histórica (ZH), Aerobus e eléctricos 1E e 18.

    Este serviço será gratuito por um período de dois meses, até 30 de Abril. A partir de 1 de Maio de 2005 o custo do envio de cada mensagem será de 30 cêntimos. Esperemos que até lá o serviço passe a funcionar correctamente, além de que a gratuitidade do sistema de sms poderia ser um bom chamariz para a utilização deste tipo de transporte público, um argumento a que os responsáveis da empresa poderiam, sem dúvida atender.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].