|
Fotografia Jorge Viana Basto |
Projecto "Terra Próspera" desvenda Couce
Decorreu no passado dia 5 de Março a primeira das iniciativas enquadradas na segunda fase do Projecto Terra Próspera, uma iniciativa da associação juvenil Tertúlia, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valongo. Esta primeira iniciativa contou com dois momentos, uma visita guiada aos moinhos do rio Ferreira e à aldeia de Couce, que decorreu da parte da manhã, e uma conferência – “Repensar o Património Cultural do Itinerário Azenha a Couce”, que teve lugar à tarde, no Museu Municipal de Valongo.
|
Fotos Manuel Valdrez |
A segunda das iniciativas desta fase terá lugar no próximo dia 21 de Março, pelas 10h00, com a inauguração do Núcleo Museológico da Panificação no Moinho da Ponte do rio Ferreira.
Tendo como objectivo proposto dar a conhecer os lugares da Azenha e Couce, ricos quer pelo património cultural único, quer pela sua beleza singular, o Projecto Terra Próspera visa «sensibilizar as pessoas, sobretudo os visitantes, para a importância de uma paisagem singular, acrescida de outros elementos e valores significativos, como são os moinhos do rio Ferreira e a rural aldeia de Couce», segundo as palavras do coordenador do projecto, João Machado.
|
Nesta iniciativa foram conferencistas Jorge Viana Basto (fotógrafo profissional e autor de significativa recolha sobre os locais em apreço) – “A Imagem como Património”, Inácio Sousa e Vasconcelos, responsável pela Associação de Moinhos do Rio Torto, Eduardo Paupério, arquitecto e técnico da Câmara de Valongo – “A Sustentabilidade dos Mecanismos Tradicionais de Moagem” e António Afonso, arquitecto, técnico do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Foi assim nítido o objectivo da permuta de competências com instituições de fora do concelho. AVE
|