BASQUETEBOL
CPN andou por terras de França
|
Fotos CPN/BASQUETEBOL |
Uma comitiva do CPN esteve neste início de novembro em França, onde pela 10ª vez participou na 13ª edição do Trophée des Etoiles, competição que se realiza agora de 3 em 3 anos na pacata povoação de Montgermont, nos arredores da cidade de Rennes.
Desta vez, o torneio realizou-se nos passados dias 2 e 3 de novembro, tendo o CPN participado com duas equipas, num total de 16 atletas, dois treinadores e outros tantos dirigentes, que se fizeram acompanhar por um grande grupo de pais e familiares.
Antes da competição propriamente dita devemos falar de vários aspetos que o torneio envolveu. Começando pela partilha cultural, assente na participação de equipas de quatro países, (Bélgica, França, Itália e Portuga) o que permitiu que todas as atletas partilhassem a cultura dos seus países e formassem novas amizades bem como a participação em danças bretãs. Depois, realçar a componente do espírito de amizade e de partilha, pois todos os participantes fizeram trocas de prendas e brindes relacionados com os seus clubes, regiões e países. Houve ainda um conjunto de atividades ecológicas adjacentes ao torneio, como plantar árvores, criar uma pequena floresta, e reciclagem de rolhas, bem como conhecer a atividade de associações ambientais da Bretanha.
A novidade da edição deste ano do torneio residiu no facto de os atletas terem estado alojados em casas de famílias de acolhimento, o que permitiu também uma troca de conhecimento, criação de amizades e o contacto com a gastronomia local.
Os afundanços dos Dunkers Barjots, os espetáculos de rappers, breakdancing, folclore, pinturas faciais, e os desfiles de todas as atletas pela localidade foram também momentos altos do torneio.
«A presença dos acompanhantes de todas as equipas foi constante e foram muito animados durante os jogos que se realizaram no maior fair-play.
A delegação portuguesa aproveitou o tempo disponível antes do regresso para visitar o imponente Mont Saint Michel. O Trophée des Etoiles é por isso mais do que uma competição, é um ponto de encontro para amantes do basquetebol e um evento que solidifica o papel do desporto no fortalecimento dos laços sociais e comunitários. As atletas de todas as delegações puderam viver uma grande experiência durante 3 dias, fazer novas amizades e desenvolver o seu gosto pelo basquetebol. Os pais para além de verem as suas filhas muito felizes a fazerem o que mais gostavam, também puderam criar laços entre si, criar memórias que ficam para sempre e passear. Sem dúvida uma experiência que é enriquecedora e com memórias que ficam para a vida!», recordaram os responsáveis pela secção de basquetebol do CPN.
O torneio foi dividido em dois grupos de quatro equipas que jogaram todos contra todos. A equipa do CPN apurou o seu grupo para a meia-final, com duas vitórias, uma frente à equipa francesa do Miniac Morvan, e outra frente à equipa local de Montgermont, averbando uma derrota com a equipa italiana do Aoste. Sorte contrária teve a segunda equipa do CPN, que aqui adotou a designação Ermesinde, perdendo os três jogos da sua série com as equipas do Bonine (Bélgica), do Eteila (Itália) e do Bruz (França). Esta segunda equipa do CPN acabou por disputar o 7º e 8º lugar na classificação, e num dos jogos mais disputados do torneio perdeu nos últimos momentos por apenas um ponto. Na tarde de domingo jogaram-se também as meias-finais, tendo o CPN sido derrotado pela equipa belga do Bonine, a qual iria disputar a final com o outro semifinalista, a equipa italiana do Aoste. O torneio foi brilhantemente vencido pelas atletas belgas do Bonine, que não deram qualquer oportunidade às equipas concorrentes.
As equipas do CPN que estiveram presentes neste torneio tiveram a seguinte constituição:
Ermesinde: Ana Rita Rodrigues, Carolina Cunha, Filipa Barbosa, Íris Oliveira, Luísa Branco, Marta Pereira, Mafalda Martins e Rita Leite Marques, acompanhadas pela treinadora Ana Raquel Queirós e pela dirigente Sónia Barbosa.
CPN: Âmbar Garantón, Beatriz Neves, Carlota Guedes, Filipa Veloso, Isabel Brandão, Luna Barbosa, Maria Freitas e Matilde Cardoso, às quais se juntaram a treinadora Andreia Caldas (que já tinha participado neste torneio em 2007 na condição de atleta) e o dirigente Renato Horta.
«Obviamente que uma participação desta natureza obriga a um grande esforço financeiro das famílias e do clube. As famílias fizeram uma grande campanha que garantiu parte dos custos que não seria possível sem a contribuição de muitos anónimos na compra do merchandising criado para o efeito e de receitas de bar nos jogos. O CPN agradece também ao município de Valongo, o apoio através de um programa específico para este torneio», remataram os responsáveis pela secção de basquetebol do clube.
.
|