Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Crónicas


foto
ENCONTRO DE CULTURAS (2)

As cores e os sabores do outono, no Japão

foto
AS CORES DO OUTONO JAPONÊS

As montanhas japonesas tornam-se, no Outono, centro de atração de muitos turistas japoneses e não só. Acontece um fenómeno único denominado ”momiji” (à letra folhas vermelhas) ou “koyo” (estação outonal), quando as folhas do Acer (uma espécie de plátano japonês) mudam de cor e passam para tons de púrpura, amarelo e vermelho, que levam os japoneses a deixarem as suas cidades e a fazerem longas caminhadas pelas montanhas coloridas.

É um fenómeno único comparável, apenas, ao “hanami” (floração) da Primavera, quando as cerejeiras (sakura) se tornam floridas, numa explosão de cor, que do sul para o norte, alcança todo o Arquipélago japonês. No outono, quando o tempo arrefece e os dias se tornam mais pequenos, o Momiji torna-se para os japoneses ocasião de festa e convívio e saem para visitar e contemplar, nas montanhas, os templos Xintoístas ou budistas e tão belo espetáculo da folhagem colorida, que denominam “momijigari”.

A este fenómeno outonal, originado pela mudança das cores da folhagem do Acer (Acer palmatum/plátano japonês), cuja folha tem a forma de uma mão de bebé, para além da sua beleza inata, associam os japoneses todo um vasto simbolismo cultural e espiritual, nomeadamente abundantes bênçãos, paz, harmonia, beleza, contemplação, paciência, perseverança e, enfim, a chegada do outono. É toda uma tradição ancestral, que vai sendo preservada e transmitida fielmente de uma geração à outra como só os japoneses sabem fazer, fazendo a transição entre o verde do verão e a vitalidade das cores outonais, enchendo, ao mesmo tempo, de humanidade esta estação fria que chega.

Estas folhas coloridas entram frequentemente na textura dos vestidos tradicionais japoneses (kimonos) desta estação e também nos saborosos pratos culinários típicos desta época do ano, associando a natureza e os seus ritmos aos ritmos das pessoas e da sociedade, protegendo-as assim das condições naturais adversas e mais desfavoráveis para o corpo e o espírito.

foto

OS SABORES TÍPICOS

DO OUTONO JAPONÊS

A tempura do momiji encontra-se frequentemente nas tascas japonesas durante esta estação outonal. Os seus ingredientes são:

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Por: P. Domingos Areais

 

Outras Notícias

· A Caixa de Arquimedes
· O Encontro

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].