Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Medicina de A a Z (conclusão)

    SINDROME DO TÚNEL DO CARPO

    Trata-se duma situação do foro da ortopedia. Os nervos que vão para as mãos passam pelo punho (carpo) através duma espécie de túnel ósseo na face palmar da mão. Esse túnel pode inflamar e comprimir esses nervos. A compressão leva a insensibilidade da mão, dificuldade de movimentação ou mesmo dor. A solução é cirúrgica e consta do alargamento desse túnel (retira-se parte dum osso do carpo).

    SUOR

    O suor é a secreção das glândulas sudoríparas que existem na pele do Ser Humano e de poucos mais mamíferos. É constituído principalmente por água, algum cloreto de sódio e vestígios de proteína. A principal função, senão a única, é o arrefecimento do corpo em caso de aumento da temperatura deste (esforço ou doença) ou em caso de temperatura ambiente elevada. O mecanismo pelo qual o suor arrefece o corpo é muito simples: fenómeno do calor de evaporação. Para evaporar uma determinada quantidade de água é necessário colocar energia térmica nessa mesma água. A Natureza vai buscar essa energia térmica ao corpo da pessoa e retira-lhe, dessa maneira calor. Alguns de nós utilizamos, sem nos apercebermos do fenómeno físico, o princípio do calor de evaporação: motoristas de veículos pesados que colocam garrafas de água no exterior do camião, pois sabem que isso refresca a água. Ou envolver uma garrafa de água num pano molhado, pois sabe-se que assim a água fica mais fresca. Não é verdade que o suor é uma forma de o organismo eliminar tóxicos. De todo. Mas há quem pense que sim…

    TAC

    Trata-se do acrónimo de Tomografia Axial Computorizada. Trata-se duma técnica de radiologia complexa que só os computadores vieram permitir. Na prática, o doente vai ser sujeito a algumas centenas de radiografias em duas direções perpendiculares ao eixo longitudinal. Depois o computador ”faz contas” (para os mais curiosos, iteração aditiva, que consiste na resolução dum sistema de milhares de equações a milhares de incógnitas por cada plano estudado, que normalmente são dezenas ou centenas em cada estudo). Trata-se, de facto, duma técnica complexa. As imagens obtidas podem ser reconstruídas sob os vários planos do espaço e são de grande clareza.

    TAQUICARDIA

    Trata-se do batimento demasiado rápido do coração. O coração normal, no adulto, bate entre 60 e 80 vezes por minuto (há situações normais em que pode bater mais devagar). Se bater mais depressa, está em taquicardia. A taquicardia pode ser a origem de alguns problemas de saúde, pelo que pode ser necessário baixar essa frequência com recurso a certos medicamentos.

    TENSÃO ARTERIAL

    Trata-se dum sinal clínico básico na avaliação médica de qualquer pessoa. Em termos simplistas, refere-se à força com que o sangue circula no aparelho circulatório. Tem um valor de tensão máxima – a grosso modo, a força com que o sangue sai do coração – e um valor de tensão mínima – grosso modo a força com que o sangue retorna ao coração. Mede-se em milímetros de mercúrio, pois os primeiros aparelhos para avaliar os valores de Tensão Arterial consistiam numa coluna de mercúrio metálico. Hoje utilizam-se quase sempre aparelhos eletrónicos. Estão perfeitamente estabelecidos os valores normais de Tensão Arterial. De novo de modo simplista, não pode ultrapassar os valores de 140/80 mm Hg (símbolo químico de mercúrio). Os valores elevados de Tensão Arterial (Hipertensão Arterial) estão associados a Tromboses, Enfartes do Miocárdio, doenças renais, etc., pelo que é um valor que deve ser avaliado regularmente. Na pessoa aparentemente saudável sem Hipertensão bastará uma avaliação anual.

    TIQUE

    A caracterização de tique é “movimento breve, repetitivo, normalmente involuntário”. Pode ser socialmente desagradável, mas é possível algum grau de controlo. Em caso de necessidade pode ser tratado com alguns fármacos habitualmente utilizados em psiquiatria.

    TOSSE CONVULSA

    Também chamada de “coqueluche”, é uma doença infeciosa e transmissível do aparelho respiratório provocada por uma bactéria chamada bordetela pertussis. O sintoma mais importante é a tosse, que pode ser muito intensa, ao ponto de colocar em risco a vida do doente. É uma das doenças que se previnem com a vacinação, pois esta vacina faz parte do Plano Nacional de Vacinação.

    foto

    TRANSFUSÃO DE SANGUE

    Para todos os efeitos, a transfusão de sangue constitui um transplante de tecido, pois o sangue é um tecido, embora líquido. Ao contrário do que por vezes se julga, o sangue não é transfundido inteiro, da forma como é colhido num dador de sangue. Esse sangue vai passar por uma série de procedimentos para separação de certos componentes específicos (glóbulos brancos, plaquetas, imunoglobulinas, etc.), que depois terão indicações específicas para serem administrados. As duas principais situações em que se procede a uma transfusão de sangue são a anemia grave e a perda de sangue, seja acidental ou durante um ato cirúrgico. O sangue é vital para

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].