Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Cultura


    “Concerto de Reis” na Matriz de Ermesinde

    ÍRISCORUS
    ÍRISCORUS
    Na noite do passado dia 13 de janeiro, numa organização conjunta da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) e da Junta de Freguesia de Ermesinde, teve lugar o excelente Concerto de Reis, que juntou, na Igreja de S. Lourenço, o “Orfeão de Ermesinde”, o “ÍrisCorus”, ambos da AACE e ainda o “Quinteto de Metais Gaudette”. Aliás, foi este último grupo o primeiro a atuar. Criado em 2003 é constituído pelos seguintes elementos: Rui Brito e Hélder Magalhães (Trompetes), Filipe Fonseca (Trompa), António Leal (Trombone) e Vítor Vieira (Tuba). O seu repertório é diverso abarcando vários estilos musicais que passam pela música Renascentista, Barroca, Clássica, Ligeira ao Jazz e Contemporânea. Interpretou várias composições entre as quais “Christmas Lullaby”, “The First Noel” e “We Wish You a Merry Christmas”.

    Seguiu-se o grupo ÍrisCorus que foi fundado em maio de 2014 com a ideia de criar um novo coro com os elementos mais adolescentes do coral juvenil Arco Íris. Orientado pelo Maestro Nuno Rocha, cantou as seguintes músicas: “Entre le boeuf et l’âne gris”, “Belchior e Baltazar”, “É Natal Aleluia”, “Give us hope”, “Jesus” e “O Happy day”.

    ORFEÃO DE ERMESINDE
    ORFEÃO DE ERMESINDE
    Por fim, atuou o “Orfeão de Ermesinde”, valência com que nasceu a AACE, no dia 15 de abril de 1999, quase a completar 25 anos. O Orfeão de Ermesinde tem levado longe o nome da nossa cidade com atuações em vários concelhos no país e também além-fronteiras, mais propriamente na vizinha Espanha, nomeadamente na Galiza, fruto do nível artístico dos concertos realizados, sendo por isso um veículo privilegiado da música coral e da cultura portuguesa.

    Dirigido pelo atual maestro Hélder Magalhães interpretou “Signore Delle Cime”, “Avé Verum”, “Senhora do Almurtão”, “Haja o que houver”, “Benedicat Vobis”, “Natal de Elvas”, “Pastores que Andais na Serra”, “O Menino está dormindo” e “Adeste Fildeles”.

    QUINTETO DE METAIS GAUDETTE
    QUINTETO DE METAIS GAUDETTE
    Finda a atuação, perante bastante público apesar do frio que se fazia sentir, houve intervenções do presidente da AACE, Constantino Moreira, do pároco de Ermesinde, padre Domingos Areais e do presidente da Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira. Todos se congratularam com o êxito deste evento, que bem preserva a cultura musical portuguesa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].