Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Cultura


    O carnaval está a chegar a Ermesinde!

    foto
    De 9 a 13 de fevereiro a cidade de Ermesinde festeja o Carnaval. Vão ser cinco dias de muita cor e animação, desde o desfile com as escolas à popular Queima do João – ou Enterro do João, como também é conhecido.

    O programa deste ano conta com a Direção Artística de André Barros Pinto e Mário Sá, membros da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

    De acordo com os organizadores do evento, a Junta de Freguesia de Ermesinde, «este ano cerca de 2182 crianças vão percorrer as ruas da cidade de Ermesinde, naquele que é um dos maiores desfiles infantis de carnaval do norte do país».

    O carnaval na nossa terra começa na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 10h00, momento reservado para os mais pequenos e para assinalar a chegada à cidade (Parque Urbano da Cidade) da ilustre figura, João Ramboia, que irá encabeçar o desfile de carnaval das crianças.

    Todas as escolas da cidade de Ermesinde vão marcar presença no desfile. Passamos a citar os estabelecimentos de ensino que irão desfilar: Escolas EB/JI do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, do Agrupamento de Ermesinde, Externato Maria Droste, Externato Santa Joana, Colégio de Ermesinde, Jardim de Infância do Centro Social de Ermesinde.

    «O desfile das crianças, promove um momento único, majestoso, cheio de cor, movimento, diversão e muita alegria. Trata-se de um marco importante, que despoleta o interesse de milhares de visitantes. Nesta edição aspiramos surpreender todos os visitantes, tendo programado muita animação associada ao tema do Circo, com diversas demonstrações da arte circense e uma largada surpresa de confettis coloridos e serpentinas, na rua Fábrica da Cerâmica, com mais de 190 metros de comprimento», informa a Junta.

    Nos restantes dias, as festividades são para todas as idades. Assim, no sábado e no domingo a figura do João Ramboia visita a cidade de Ermesinde com a sua comitiva do Circo.

    Na segunda-feira, das 21h30 às 23h00, segue-se a atividade com o Velório do João, no armazém da Junta de Freguesia de Ermesinde, na zona da Resineira (Travagem).

    Na terça-feira, são encerradas as festividades com o tradicional Julgamento, a Leitura do Testamento e a Queima do João.

    Após a leitura do testamento, o espetáculo começa com animação por parte da troupe e acaba com um espetáculo de fogo. A fogueira que está previamente preparada e é ateada pela animadora que fará o espetáculo de fogo, seguindo-se a queima da figura João (boneco).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].