Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2024

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA AGORÁRTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Cantigas d’Ouvido deu espetáculo no Concerto “Cantares ao Menino” na Igreja Matriz de Ermesinde

    foto
    Na tarde do segundo domingo do ano, dia 14 de janeiro, o grupo Cantigas d’Ouvido da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), dirigido pelo maestro Manuel Friães, encantou a assistência que se juntou em número bastante razoável, tendo em consideração o tempo chuvoso que se fez sentir nesse dia, na Igreja Matriz de Ermesinde, no Concerto “Cantares ao Menino”.

    O espetáculo começou às 15h00 e contou com mais de meia centena de cantadeiras, cantadores, dos Jograis do Leça e de músicos que tornaram este espetáculo muito especial. Entre os músicos destaque-se a presença do flautista convidado, Miguel Ângelo Oliveira. Os poemas foram lidos, ao som de música ao vivo, por elementos dos “Jograis do Leça”, grupo da Agorárte, igualmente coordenado por Manuel Friães.

    Com cerca de uma hora de duração, o Concerto dividiu-se em três partes, de acordo com um Programa que foi previamente distribuído por todos os presentes e que já havia sido amplamente divulgado nas redes sociais e na comunicação social local.

    A primeira parte, intitulada “Natal” foi iniciada com a leitura do poema “Litania para este Natal”, de David Mourão Ferreira, a que se seguiu a interpretação de Noite de Natal (Douro), Ó Jesus, meu Deus Menino (Douro), Menino Jesus (Estremadura) e Beijai o Menino (Trás-os-Montes).

    foto
    “Boas Festas e Reis” foi o título dado à segunda parte, que também foi iniciada por um poema de David Mourão Ferreira, neste caso, “Natal, e não Dezembro”, seguida pela entoação das seguintes canções: Pastores que andais na serra 2 (Douro), Menino Jesus dos Rapazes (Beira Baixa), Boas Festas (Douro) e Reis (Trás-os-Montes).

    À terceira parte chamou-se “Janeiras, Às Estrelas e Reis”, e começou com o poema “História Antiga”, de Miguel Torga. Depois vieram as excelentes interpretações do Cantigas d’Ouvido, que cantaram as Janeiras de Guimarães (Minho), Janeiras (Beira Baixa), As Estrelas (Açores) e Reis (Minho).

    No final, os artistas e os assistentes estavam muito satisfeitos, e com razão, pela forma como decorreu este magnífico Concerto “Cantares ao Menino” do grupo Cantigas d’Ouvido da Universidade Sénior de Ermesinde.

    Terminado o Concerto usaram da palavra o presidente da Direção da Agorárte/USE, Manuel Dias; o pároco, padre Domingos Areais; e o representante do executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde, Vítor Sousa. Ouviram-se palavras de agradecimento a quem se envolveu na organização e de reconhecimento ao sucesso do evento, que também contou com a presença de alguns convidados, nomeadamente o presidente da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Constantino Moreira e do antigo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.

    Este Concerto serviu para provar o excelente trabalho que é feito com os estudantes da USE, contando naturalmente com a voluntariedade das três dezenas de docentes que lhe dão vinda, entre as quais se inclui o dinâmico maestro Manuel Friães.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].