BASQUETEBOL
CPN com altos e baixos na Liga Feminina
|
Fotos FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL |
Uma vitória e duas derrotas marcam o trajeto do CPN no passado recente da edição de 2023/24 da Liga Feminina de basquetebol. Um cenário que faz com que as cepeenistas deixem por agora a zona de acesso aos play-off - para a qual se qualificam os oito primeiros classificados da fase regular da competição - e ocupe o 9.º lugar, com 12 pontos, mas com menos um jogo realizado em relação aos seus adversários.
Na ronda número 6 do campeonato, realizada no dia 29 de outubro, o CPN viajou até Lisboa para defrontar a forte equipa do Benfica. As ermesindenses, além de terem jogado sem uma das suas estrangeiras, vendeu cara a derrota (67-53) no Pavilhão Fidelidade. Na realidade, assistiu-se a um jogo bastante equilibrado do princípio ao fim, onde só na parte final o Benfica ganhou algum avanço. A equipa da nossa cidade deixou uma excelente imagem no reduto de um dos mais fortes candidatos à conquista do título nacional. Isabela Jourdain, com 16 pontos, 7 ressaltos, duas assistências e um roubo de bola, foi o destaque individual no combinado cepeenista.
No dia 4 de novembro o CPN recebeu no Pavilhão Municipal de Ermesinde a equipa da União Sportiva, dos Açores, em partida alusiva à 7.ª jornada. O resultado final (42-77 a favor do conjunto de Ponta Delgada) diz tudo daquilo que foi este encontro em que as cepeenistas voltaram a jogar desfalcadas de uma das suas estrangeiras. O CPN entrou muito mal no encontro, e desde cedo permitiu que a União Sportiva ganhasse uma vantagem confortável que foi mantida até final. Ligita Tamutyté, com 16 pontos, 6 ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, foi o destaque das propagandistas no plano individual.
Por fim, no passado dia 19 o CPN voltou a jogar em casa, desta feita com o Galitos, em jogo da 8.ª ronda. E diante daquele que é por esta altura o último classificado da Liga Feminina conseguiu voltar aos triunfos, mais concretamente por 67-60. As propagandistas entraram bem no jogo, realizando uma primeira parte de alto nível, tendo conseguido 12 triplos, que fez com que chegassem ao descanso a vencer por 16 pontos. Na entrada para o terceiro quarto o Galitos reagiu, mas o CPN respondeu bem e manteve o jogo com uma diferença de 16 pontos na entrada para o último quarto. Neste derradeiro período a turma da nossa cidade não esteve muito bem, permitindo uma nova reação do Galitos, ainda assim insuficiente para dar a volta ao marcador. Acabou por ser uma vitória inteiramente justa do CPN, que teve momentos de muita qualidade ao longo da partida. Com 15 pontos, 11 ressaltos, 4 assistências, e um roubo de bola, Génesis Correa foi o destaque individual das cepeenistas.
O primeiro lugar desta Liga Feminina, volvidas 9 jornadas realizadas, é ocupado pelo União Sportiva e pelo GDESSA do Barreiro, somando ambos 16 pontos.
|
Quem até à data está a realizar um campeonato muito positivo é a equipa de sub-22 do CPN. A competir na Zona Norte da 1.ª Divisão Nacional de seniores femininos, o equivalente ao segundo escalão do basquetebol em Portugal, a seguir à Liga Feminina, a turma de Ermesinde ocupa por esta altura o 3.º lugar da classificação, com 9 pontos, menos 6 que o líder Coimbrões. Neste mês de novembro a equipa ermesindense realizou quatro encontros, tendo vencido um (ante o Cantanhedense, por 74-47) e perdido três (diante do Coimbrões, por 60-70; do Vagos, por 74-67; e da Sanjoanense, por 75-72). Isto, quando o campeonato leva decorridas seis jornadas. «Tem sido um campeonato (Nacional da 1.ª Divisão) excelente para as nossas jovens ganharem experiência e melhorarem o seu nível de jogo. Além de que vão ajudar a equipa da Liga Feminina não só no futuro, mas também no presente. O CPN joga nesta 1.ª Divisão com equipas que têm nos seus quadros uma ou duas estrangeiras e tem dado boa conta do recado, sendo que em seis jornadas contabiliza três vitórias e outras tantas derrotas, realizando jogos sempre equilibrados», referem os responsáveis do basquetebol cepeenista quando analisam a prestação da equipa de sub-22 do clube até ao momento.
Na formação, o escalão de mini-basquete realizou uma concentração no passado dia 26, no Pavilhão Municipal de Ermesinde, sendo que os escalões de sub-14 e sub-18 ainda não conheceram o sabor da derrota nos respetivos campeonatos distritais onde competem, tal como o escalão de sub-14 B, que é composto na sua maioria por atletas com a idade de mini-basquete. Por sua vez as equipas de sub-14 e sub-16 masculinas estão cada vez mais entrosadas e solidificas no CPN. Conforme nos dizem os responsáveis pela secção de basket do clube, tem sido uma aposta que está a dar os seus frutos, e há cada vez mais atletas a procurar o clube e com vontade de o representar.
|