Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2023

    SECÇÃO: Últimas


    Festas de São João "invadem" o MaiaShopping

    foto
    O MaiaShopping enche-se de côr, música e festa para celebrar o São João. As mesas da praça da restauração têm manjericos com quadras dedicadas aos Santos Populares e na Praça do Lago está patente a Exposição Bugiada e Mouriscada.

    Já no dia 25 de junho, o Rancho Folcolórico Infantil e Juvenil da Gandra de Ermesinde anima a tarde com danças e cantares tradicionais.

    Até ao dia 30 de junho, está patente, no piso 1 do MaiaShopping, a Exposição Bugiada e Mouriscada, uma mostra que conta a história da antiga tradição da vila de Sobrado, em Valongo. A exposição retrata a festa em torno desta lenda que celebra e invoca o São João e é composta por elementos trajados de Bugios e Mourisqueiros.

    A Exposição Bugiada e Mouriscada é composta por figurinos de homens vestidos com trajes característicos dos soldados cristãos (Bugios) e dos soldados mouros (Mourisqueiros). A Festa da Bugiada e Mouriscada que decorre no dia 24 de junho em Sobrado, é única no mundo e está classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal sendo protegida e promovida como parte do legado cultural português.

    Já no dia 25 de junho, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Gandra de Ermesinde desfila nos Pisos 1 e 2 do MaiaShopping, a partir das 17h00. Com várias atuações previstas para a tarde, os cerca de 50 elementos trazem ao centro os trajes, os cantares, os instrumentos e as danças tradicionais para vários momentos de festa e celebração dos Santos populares.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.