Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL POPULAR

    Palmilheira com faro de golo apurado num mês muito positivo

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O Clube Desportivo Palmilheira esteve em bom plano nas competições de futebol popular do Inatel neste mês de novembro. Em bom plano e com sentido de golo extremamente apurado, há que sublinhá-lo, pois nos quatros encontros realizados no citado mês a equipa ermesindense apontou 14 golos! Em termos concretos os pupilos de José Pedro Manata obtiveram três triunfos - dois a contar para a Série B do campeonato do Intael/Distrito do Porto e outro alusivo à 1.ª eliminatória da Taça do Inatel - e apenas por uma vez foram derrotados - em jogo do campeonato.

    Esta boa performance faz com que o Palmilheira ocupe por esta altura a 5.ª posição da Série B, com 9 pontos, menos 5 que o líder Vila Cova.

    Mas comecemos a ronda daquilo que foi a prestação do Palmilheira ao longo do mês que agora finda pelo encontro (nas imagens) mais recente, alusivo à 6.ª jornada do campeonato, realizada no dia 26, com a turma de Ermesinde a receber no Estádio de Sonhos os gondomarenses do Rio City. Esta foi a segunda ocasião em que as duas equipas mediram forças em novembro, sendo a primeira delas a contar para a Taça do Inatel (ver desenvolvimento desse jogo mais à frente), tendo o Palmilheira vencido esta partida do campeonato por expressivos 5-2. O encontro não poderia ter começado melhor para a turma de Manata, que aos 5 minutos já vencia por 2-0, com Maurício a apontar um dos golos mais rápidos do campeonato até à data, após um passe soberbo de Ricardo Araújo. O segundo tento surgiu do pé esquerdo de Ricardo Ahamed na sequência de um remate fortíssimo. O Rio City reagiu e acabou por ser eficaz nos lances de bola parada, tendo reduzido para 1-2 num livre direto e restabelecido a igualdade na conversão de uma grande penalidade. A equipa da casa mesmo em cima do intervalo voltou a passar para a frente do marcador, com Nito, de bola parada, a fazer um golo de belo efeito. No segundo tempo o ritmo de jogo baixou. O Palmilheira limitou-se a gerir o resultado e com alguma naturalidade acabou por dilatar o marcador. O técnico Manata lançou então no jogo Diogo Sousa, que haveria de revelar-se uma aposta ganha, já que este avançado faria o 4-2 num verdadeiro míssil disparado para o fundo da baliza gondomarense. A machadada final foi dada por Nito, noutro grande remate de fora de área. Neste encontro José Pedro Manata fez alinhar de início: Israel, Gonçalo Aires, Armando, João Mendes, Ricardo Araújo, Gil, Miguel Lopes, Nandinho, Gabi, Maurício e Ricardo Ahmed.

    foto
    JOGO DE LOUCOS NO CASTELO DA MAIA

    Uma semana antes, no dia 19 de novembro, o Palmilheira deslocou-se ao Castelo da Maia para defrontar em partida da 5.ª jornada o Desportivo da Barca. E os ermesindenses trouxeram para casa os 3 pontos, na sequência de uma sensacional vitória por 6-5! A equipa da casa entrou melhor na partida e aos 15 minutos já vencia por 2-0. O Palmilheira não se deu por vencido e pouco depois do quarto de hora, na sequência de um lançamento de linha lateral, Maurício penteou o esférico e ao segundo poste o capitão Ricardo Ahmed reduziu o marcador para 1-2. Os locais voltariam a provocar nova explosão de alegria nas bancadas minutos depois com novo golo, fixando ao intervalo o resultado em 3-1. No reatamento o técnico Manata pediu aos seus jogadores para “vestirem o fato-macaco”, e alterou o sistema tático da sua equipa para 4-3-3, colocando Gabriel Torres em campo. A formação de Ermesinde entrou de forma demolidora e em apenas cinco minutos apontou dois golos, da autoria de Nandinho e de Gonçalo Aires. O jogo estava de loucos por esta altura, frenético, e a turma da casa em pouco tempo voltou a passar para a frente do marcador ao apontar dois golos de rajada. O Palmilheira não atirou a toalha ao chão e voltou a encurtar distâncias no marcador graças a um golo de Aquino. E nos 10 minutos finais os ermesindenses puxaram dos galões e completaram a cambalhota no marcador. Armando, de grande penalidade, fez o 5-5, e Gabi fez o 6-5 final de uma partida emocionante em que o Palmilheira alinhou de início com: Israel, Telmo, Armando, Aquino, Ricardo Araújo, Gil, Miguel Lopes, Nandinho, Gonçalo Aires, Maurício e Ricardo Ahmed.

    VITÓRIA NA TAÇA

    Na tarde/noite de 12 de novembro jogou-se a 1.ª eliminatória da Taça do Inatel /Distrito do Porto. O Palmilheira recebeu e venceu no Estádio de Sonhos o Rio City por 2-0.

    A grande figura do primeiro tempo desta partida acabou por ser o guardião visitante, que negou o golo aos locais em várias ocasiões. Na segunda parte os ermesindenses voltaram ao retângulo de jogo dispostos a resolverem a eliminatória a seu favor, e o primeiro golo resultou de um lance que aparentemente parecia perdido: Ricardo Ahmed serviu Nandinho e este endossou um passe “açucarado” para Maurício que só teve de encostar a bola para o fundo da baliza. As substituições operadas por José Pedro Manata tiveram efeitos práticos neste período, já que Breno surgiu em campo para fazer uma boa atuação e com classe fazer o 2-0 final com que a turma de Ermesinde venceu a partida e dessa forma avançou para a ronda seguinte da taça. Neste jogo o Palmilheira alinhou de início com: Israel, Osvaldo, João Mendes, Aquino, Ricardo Araújo, Armando, Nito, Nandinho, Massive, Maurício e Ricardo Ahmed.

    ALUNOS DE MEIRIM LEVARAM 3 PONTOS DE ERMESINDE

    Novembro começou com aquela que foi a única derrota (1-3) do Palmilheira neste mês, averbada em casa ante os Alunos de Meirim, em jogo alusivo à 4.ª jornada, realizada a 5 de novembro. A equipa de Ermesinde entrou forte em campo e com alguma naturalidade chegou à vantagem com um golo monumental de Miguel Lopes. Os visitantes tentaram reagir e de forma algo caricata chegaram ao tento da igualdade: o guardião local Israel num alívio de bola rematou contra o adversário, tendo o esférico de forma caprichosa entrado na baliza. Para o segundo tempo Manata fez entrar Nandinho, Maurício e Farunga, para os lugares de Romário, Massive e Rubinho, esperando-se com isto um jogo mais consistente da equipa local. Não foi isso que aconteceu. O combinado da casa entrou em ritmo de cruzeiro e foi surpreendido pelo adversário, sofrendo o 1-2 de bola parada. O Palmilheira não soube reagir a este golo, e os Alunos de Meirim aproveitariam para chegar ao 1-3 numa nova falha da defesa do conjunto ermesindense que nesta partida fez alinhar de início: Israel, Gonçalo Aires, João Mendes, Aquino, Massive, Romário, Armando, Miguel Lopes, Osvaldo, Rubinho e Ricardo Ahmed.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].