Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Painel partidário


    PSD de Valongo apela à efetiva resolução dos dramáticos problemas de circulação e trânsito que afetam o Município

    foto
    O reconhecimento do trabalho dos Municípios com prémios e cerimónias é importante e dignifica o trabalho realizado por muitas pessoas que de forma empenhada contribuem para a melhoria das condições de vida das populações.

    Porém, tal reconhecimento deve corresponder a uma efetiva melhoria das condições de vida, que sejam sentidas e aproveitadas por todos, e não apenas em mais um foguetório de circunstância, em nada coerente com a realidade que apenas serve para gáudio pessoal dos responsáveis políticos.

    A este respeito, o Município de Valongo anunciou o acolhimento da 63ª Reunião de Coordenadores da Semana Europeia da Mobilidade, integrando uma comitiva composta por elementos da Comissão Europeia e Coordenadores dos Projetos dos vários países europeus.

    O PSD de Valongo felicita a visita da comitiva europeia, mas lamenta que o roteiro apresentado no âmbito da European Mobility Week Award 2022 esconda o desespero que a mobilidade representa para os munícipes de Valongo.

    As declarações do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, de que “(...) o Município procedeu ao planeamento rigoroso e de longo prazo da mobilidade sustentável e acessível para todos” revela uma grande insensibilidade e desconhecimento da realidade, que só pode ser justificado pela ilusão e vaidade do Senhor Presidente em se mostrar a qualquer entidade europeia que seja.

    O PSD de Valongo acredita que o melhor serviço a prestar aos cidadãos de Valongo não passa pela realização de reuniões inócuas onde se apregoa as vantagens da mobilidade sustentável, mas a efetiva resolução dos dramáticos problemas de circulação e trânsito que afetam o nosso Concelho.

    A este respeito o PSD Valongo chama a atenção para as seguintes questões:

    1. De que forma foi estudado o impacto de convergência de tráfego e circulação de estradas nacionais para estradas municipais?

    2. Foi realizada alguma análise dos custos de manutenção de estradas municipais que não foram dimensionadas para um fluxo de trânsito intenso como o de estradas nacionais?

    3. Teve-se em conta o impacto social e económico do constrangimento de circulação e das alterações de trânsito de estradas nacionais para estradas municipais?

    Do ponto de vista dos Munícipes, consideramos que as opções rodoviárias tomadas pelo Executivo Municipal tornaram dramático o acesso aos pontos de interesse do concelho, uma vez que as estradas municipais não estão preparadas para melhor garantir os acessos necessários e a fluidez do fluxo de trânsito. Acresce, ainda, o prejuízo na circulação de autocarros e na sua atratividade enquanto meio de locomoção, na medida em que está sujeito a uma maior morosidade, a par de potenciais atrasos.

    O congestionamento de tráfego devido a estas alterações promove, igualmente, o desinteresse de investimento em Valongo, uma vez que a cadeia de distribuição fica comprometida face aos poucos acessos existentes e aos longos períodos em trânsito.

    Salienta-se, por fim, o impacto ambiental decorrente destas opções rodoviárias que geram uma maior emissão de CO2 pelo tempo passado em trânsito e maior número de Kms percorridos.

    O PSD Valongo realça, assim, um conjunto de Medidas que podiam ter sido tomadas no sentido de munir a cidade de uma mobilidade sustentável:

    - Criar corredores de BUS;

    - Integrar, no Orçamento Municipal para 2023, um conjunto de incentivos financeiros para a promoção do uso de transportes públicos;

    - Analisar a possibilidade de criação de uma via rápida ou variante que permita a circulação na periferia da cidade sem ter de se atravessar o centro da mesma, abrindo espaço de acesso a pontos de interesse, sem comprometimento do acesso a serviços públicos, comércio e restauração;

    - Implementar um sistema rent-a-bike, de baixo custo ou até gratuito, em pontos centrais da cidade;

    - Promover campanhas de sensibilização para uma condução eco-friendly;

    - Providenciar transferes diretos de pontos centrais da cidade para a estação de comboio e apeadeiros.

    Parafraseando as palavras do Presidente da CPS Hélio Rebelo: “O Presidente de Câmara José Manuel Ribeiro está mais preocupado em projetar a sua imagem pessoal do que em resolver os vários problemas que afetam o nosso Concelho. A mobilidade e o trânsito em Valongo estão caóticos e a Câmara não tem uma solução para apresentar à População. O PSD apresentou um conjunto de propostas que levaremos a reunião de Câmara para serem consideradas pelo Executivo”.

    11 de novembro de 2022

    A Comissão Política de Secção do PSD de Valongo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].