Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Painel partidário


    Comunicado do Partido Chega - Valongo

    foto
    Valongo continua a registar índices de desenvolvimento e de rendimento “per capita” abaixo da média Nacional e da média do Grande Porto, como comprovam um conjunto de indicadores Económicos e Sociais divulgados recentemente no âmbito do Censos 2021.

    Nesta fase de recessão económica, com o aumento brutal da inflação e o aumento das taxas de juro, em que se prevê um aumento do desemprego e da crise social, torna-se necessário ser criterioso na aplicação dos recursos financeiros da Autarquia, priorizar investimentos Municipais e aliviar a carga fiscal sobre as famílias e sobre as empresas.

    Valongo carece de um Plano de Desenvolvimento Estratégico, orientado para atrair investimento e proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos, que seja gerador de riqueza e emprego, permita fixar populações e fortalecer a capacidade económica e demográfica do Concelho.

    Valongo continua a ser um mero dormitório da cidade do Porto.

    No âmbito das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2023, e em reunião com o sr. Presidente da Câmara, Jorge Mendes Silva, coordenador do Chega-Valongo, salientou a urgência de inverter as actuais políticas do executivo socialista e a necessidade de começar a dar resposta aos efectivos e reais problemas do Concelho, que afectam o dia a dia dos munícipes, designadamente :

    1 - A Limpeza e Higiene Urbana - que exigem a actualização da obsoleta metodologia face às actuais necessidades das Freguesias, mas também no que concerne à recolha de resíduos domésticos e do número de contentores de recolha, manifestamente insuficientes face à numerosa população do Concelho.

    Os espaços públicos das nossas Freguesias apresentam-se, por norma, sujos e mal cuidados.

    2 - O Trânsito problemático e o Estacionamento desregrado - que exigem medidas que facilitem a fluidez do trânsito automóvel, impeçam o estacionamento em locais não autorizados e que assegurem a segurança de condutores e peões, através da repavimentação de ruas e passeios, tão degradados nas Freguesias do Concelho.

    As ruas e passeios das nossas Freguesias apresentam-se, por norma, com buracos, pavimentos partidos, tampas de saneamento desniveladas, sendo evidente a falta de manutenção.

    3 - A falta de Planeamento Urbano - a necessidade de fazer face às alterações climáticas exige políticas corajosas que retirem progressivamente trânsito automóvel do centro e zonas centrais das nossas Freguesias, devolvendo verdadeiramente esse espaço aos cidadãos, possibilitando também a arborização, a criação de espaços de estar, de convívio e de lazer.

    A aposta no sistema público de transportes e de outros meios de mobilidade é uma responsabilidade de todos.

    4 - A falta de Segurança - compete ao Estado e às Autarquias Locais zelarem pela segurança dos cidadãos, quer no que concerne à segurança face ao crime, quer no que concerne à segurança rodoviária, à segurança dos peões nos passeios e espaços que lhes estão destinados, segurança nas escolas, segurança dos idosos e pessoas com dificuldades especiais, garantindo acessibilidades, etc.

    Valongo está muito longe dos requisitos mínimos nesta matéria.

    5 - Potenciar o Concelho - Assumimos, que nesta matéria, alguns avanços têm sido levados a cabo, nomeadamente na preservação do Património edificado e natural do Concelho. No entanto, sem a criação de infra-estruturas e estruturas de apoio, designadamente ao nível da Hotelaria e de Projectos associados ao Turismo, tememos que alguns desses projectos sejam dotados ao abandono, tal como tem sucedido, e que tem resultado em desperdício de dinheiros públicos.

    6 - Reforçar a aposta na Educação - As transferências de competências na área da Educação para o âmbito das Autarquias, exigem medidas que permitam erradicar o abandono, reduzir o absentismo escolar, combater o insucesso e promover o Mérito.

    Apostar na educação pré-escolar como condição essencial para o sucesso dos alunos, garantindo a frequência a todas as crianças entre os 3 e os 5 anos, deverá ser uma prioridade.

    Reforçar os apoios à educação especial e melhorar infraestruturas físicas, é fundamental.

    Face à actual crise que atravessamos, o Chega-Valongo apresentou também propostas no âmbito da habitação, nomeadamente da habitação destinada a jovens e jovens casais, bem como, no âmbito do empreendedorismo e do emprego jovem, que permitam a fixação desta faixa etária no Concelho.

    Jorge Mendes Silva, em representação do Chega-Valongo, propôs ainda um conjunto de medidas destinadas à população mais idosa do Concelho, no âmbito de um verdadeiro programa de Envelhecimento Activo, que abrange também aqueles que caminham para a chamada “3ª idade”.

    Em suma, foi transmitido ao executivo camarário, na pessoa do seu Presidente um conjunto de temas e propostas concretas que o Chega-Valongo entende serem essenciais para fazer face aos tempos difíceis que se avizinham e que por isso deveriam ter cabimento no próximo Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 a apresentar pelo executivo à Assembleia Municipal para apreciação.

    São propostas que visam dar resposta aos verdadeiros problemas dos Valonguenses, que não se inserem, com certeza, nas “obras de fachada” e nas festas e festinhas de propaganda do executivo socialista.

    Partido CHEGA - Valongo

    E-mail: [email protected]

    Tel. 962702124

    R. de Goa nº 31, 4445-512 Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].