Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2022

    SECÇÃO: Destaque


    1.º Prémio do 3.º Concurso da Melhor Rabanada foi para Alfena

    Marlene Silva Ferreira venceu o 1º prémio do concurso
    Marlene Silva Ferreira venceu o 1º prémio do concurso
    A Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), em conjunto com a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, organizou no passado dia 27 de novembro a 3.ª edição do concurso “A Melhor Rabanada”. O evento - que regressou ao nosso convívio após dois anos de interregno por força da pandemia - teve lugar no auditório da Junta, durante a tarde. O concurso contou com o apoio do Município de Valongo, da Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo e dos Bombeiros Voluntários Ermesinde (BVE), tendo ainda como parceiros a Academia Danciart, o Externato Santa Joana, e a Power Dance - Escola de Dança. Perante um auditório repleto, as meninas – e alguns meninos, também – destas três últimas entidades preencheram uma vasta e animada matiné com apontamentos de música, ballet e dança. Isto, enquanto o júri tinha a difícil missão de escolher a melhor rabanada. Este ano foram 10 os concorrentes a concurso, na sua maioria oriundos de Ermesinde, um número (relativamente baixo, se compararmos com edições anteriores) que nas palavras da Padeira-Mor da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo (CPRBV) , Rosa Maria Rocha, se fica a dever um pouco ao facto de estarmos num período de pós-pandemia, em que as pessoas ainda estão um pouco habituadas a ficar em casa, além de que o dia (chuvoso) não era muito convidativo a sair. Mesmo assim, e segundo nos confessou, a festa estava a correr muito bem, de forma animada, como se podia constatar no rosto do público.

    O 2.º lugar ficou na posse de Carolina Moreira da Silva
    O 2.º lugar ficou na posse de Carolina Moreira da Silva
    De referir que o júri do concurso era composto por um representante da JFE, que no caso foi o tesoureiro e também confrade da CPRBV, Miguel de Oliveira; por um membro desta última confraria, mais concretamente Diana Barnabé; por um representante dos BVE, o presidente da Direção Jorge Videira; pelo representante da Confraria Gastronómica da Rabanada, João Donga; e por um elemento aleatório do público. De sublinhar também que o valor das entradas neste evento e das inscrições no concurso reverteu a favor da associação humanitária dos bombeiros da nossa cidade.

    Findas as atuações foi então a altura de anunciar os vencedores do concurso, e o primeiro prémio foi para Marlene Silva Ferreira, uma cidadã de Alfena. No segundo lugar ficou Carolina Moreira da Silva, ao passo que o pódio, por assim dizer, foi encerrado por Maria Luísa Mendes de Castro. Conforme foi referido pelos elementos do júri a tarefa em escolher a melhor rabanada foi muito difícil, até porque todas estavam muito boas, segundo confessaram, sendo que o vencedor foi determinado por pequenas particularidades. No discurso final, Rosa Maria Rocha frisaria que o mais importante neste concurso não é ganhar, mas sim participar e usufruir de uma tarde agradável como aquela havia sido. Além de que ao participar as pessoas estariam a contribuir para uma causa solidária, como é a de apoiar os bombeiros, como disse. Mais à frente, a Padeira-Mor da Confraria salientou a particularidade do primeiro prémio desta edição do concurso ter ido para Alfena, depois na primeira edição ter ficado em Ermesinde, e de no segundo ano ter ido para Valongo. Nas palavras de Rosa Maria Rocha isto é a prova de que neste concurso participam pessoas de todas as freguesias do concelho.

    Maria Luísa Mendes de Castro ficou no 3.º lugar
    Maria Luísa Mendes de Castro ficou no 3.º lugar
    Uma nota para dizer que pela primeira vez este ano a organização decidiu atribuir uma menção honrosa às empresas que participaram no concurso. E esse prémio foi para o

    (...)

    leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].