Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2021

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Escabiose ou sarna?

    Por vezes, o surgimento de comichão um pouco por todo o corpo pode revelar a existência de uma doença vulgarmente conhecida como “sarna” – a escabiose.

    A escabiose é uma doença altamente contagiosa que consiste numa infestação cutânea por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei var. hominis, um parasita humano. Sendo contagiosa, é facilmente transmissível entre elementos da mesma família ou pessoas com contacto próximo, menos frequentemente através da partilha de vestuário ou da mesma cama. Residentes em lares ou residências universitárias, por exemplo, também podem ter escabiose entre os residentes, pelo contacto próximo. Desta forma é fácil compreender porque é uma doença tão comum em todo o mundo, afetando cerca de 300 milhões de pessoas anualmente, principalmente nos estratos mais desfavorecidos e em países em desenvolvimento. De ressalvar que esta infestação não se transmite pelos animais domésticos!

    Os sintomas consistem em prurido intenso, que agrava à noite, assim como um padrão característico de erupção cutânea com presença de pequenas borbulhas avermelhadas dispersas pelo corpo. Os ácaros depositam os ovos na pele, deixando um “rasto” em forma de linha na pele. Estas lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são muito comuns entre os dedos. O período médio de incubação da escabiose varia entre 3 a 6 semanas, podendo ocorrer após alguns dias ou apenas algumas semanas depois.

    O tratamento deve ser instituído rapidamente, de forma a evitar o contágio. Idealmente, todos os habitantes da mesma casa, ou elementos do mesmo agregado, devem receber tratamento. Os tratamentos disponíveis em Portugal são de aplicação tópica, diretamente sobre a pele (nomeadamente Enxofre a 5-10% e Benzoato de benzilo a 28%). Apesar do tratamento eliminar os ácaros, por vezes, verifica-se a permanência da comichão durante algum tempo, até algumas semanas, após o fim do tratamento.

    foto

    Então como se trata

    a escabiose?

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Campo ACES Maia/Valongo

    Catarina Rebelo - Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].