Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-07-2021
Jornal Online

SECÇÃO: Saúde


foto
UMA QUESTÃO DE SAÚDE
foto

Tem dormido bem?

O sono é uma parte muito importante do dia-a-dia de todos nós, desde que nascemos, até aos últimos dias de vida. O impacto de noites mal dormidas na saúde é real e merece ser abordado com especial cuidado e atenção. Desta forma, será legítimo questionar: tem dormido bem?

Todas as tarefas e exigências pessoais e profissionais às quais, diariamente, temos de dar resposta, podem traduzir-se em dificuldades no sono, quer em adormecer, quer em manter um sono tranquilo e ininterrupto. Assim, há algumas ideias que é importante reter sobre esta temática:

• A maioria dos adultos necessita entre 6 a 9 horas de sono por noite. Se tem dificuldade em adormecer, dormir sempre à mesma hora pode ser útil, criando uma rotina de sono. Desta forma, o cérebro fica “programado” para adormecer sempre no mesmo intervalo de tempo. A rotina de sono deve ser individualizada e adaptada a cada pessoa, mas o mais importante é cumpri-la sempre que possível, escolhendo ir para a cama quando se sentir cansado ou sonolento.

• A hora de deitar deve ser calculada de acordo com o horário de acordar de manhã, que deve ser o mesmo todos os dias. Pode parecer benéfico tentar “repor” horas de sono depois de uma má noite de sono, mas ter este tipo de hábitos regulares fragmenta a rotina de sono.

• Uma parte relevante do processo de dormir bem consiste em garantir um ambiente acolhedor e tranquilizador no quarto, com uma cama confortável, sem ruído e com luz ténue, de forma a promover o descanso.

foto
• Relaxar antes de ir dormir é uma etapa essencial do processo de adormecer. Existem diversas formas de o conseguir fazer:

– Tomar um banho morno, de forma a atingir uma temperatura ideal para o descanso.

– Escrever uma lista de tarefas para o dia seguinte, permitindo “limpar” a mente de distrações ou preocupações antes de ir dormir.

– Realizar exercícios de alongamento, como por exemplo yoga, com o cuidado de não serem demasiado vigorosos.

– Ouvir música calmante.

– Ler um livro relaxante.

– Evitar utilizar o telemóvel, tablet ou outros dispositivos eletrónicos uma hora antes de ir para a cama, uma vez que a luz destes pode ter um impacto negativo no sono.

• Praticar exercício físico moderado regularmente, como natação ou caminhadas, pode ajudar a aliviar o stress. Contudo, é de salientar que exercício físico vigoroso, como corrida, não deverá ser praticado próximo da hora de deitar.

• Evitar o consumo de cafeína, presente no café, chás, bebidas energéticas e colas, ao final do dia, pode melhorar o processo de adormecimento. Experimente tomar antes leite morno ou chá sem cafeína.

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico (avozdeermesinde@gmail.com) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Telma Lopes e Catarina Rebelo (médicas)

 

Outras Notícias

· Medicina de A a Z (Continuação)

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.