Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2021

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Tertúlia comemorativa do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em conflito

    foto
    No dia 16 de junho, realizaram-se no auditório da Escola Básica de São Lourenço várias Tertúlias de reflexão, sensibilização e informação com vista a assinalar o DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONFLITO, destinadas aos alunos e às alunas do 8.º ano e dinamizadas pela Psicóloga Liliana Barbosa. Esta foi mais uma das várias atividades que a equipa coordenadora da Promoção Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de São Lourenço planificou em colaboração com a ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, nossa parceira há muitos anos, para este final de ano letivo.

    Todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS) foram cumpridas, aliás como é apanágio do nosso Agrupamento.

    As Tertúlias Comemorativas do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito, que se assinala a 19 de junho, envolveram 93 alunas/os, tendo como objetivo realizar um tributo às vítimas e fomentar a consciência social da gravidade deste crime, usado como arma de guerra, com um impacto de trauma, pobreza, doenças e estigma sentido através de gerações. Abordou-se, também, a problemática da violência nas relações de intimidade.

    No decorrer das Tertúlias, a Dra. Liliana Barbosa instigou as alunas e os alunos a refletirem sobre os vários tipos de violência, como física, psicológica, emocional, sexual, social e económica, tendo, ainda, sensibilizado para a problemática da violência nas relações de namoro e estimulado a identificação de comportamentos e sentimentos positivos nas relações de amor e de amizade. Alertou, também, para a importância da própria pessoa, família e amigos/as estarem atentos/as aos sinais exibidos pelas vítimas, com vista a uma intervenção atempada, ou seja, em fase inicial, para que não haja tantos crimes de violência. Este é um crime público e deve ser denunciado!

    foto
    Os/As alunos/as foram bastante colaborativos/as, participaram e refletiram com consciência nesta temática, demonstrando interesse em participar em mais iniciativas deste cariz.

    A Dra. Liliana Barbosa deu a conhecer o Projeto SER+Livre, promovido pela ADICE e financiado pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. O SER+Livre atua numa perspetiva de prevenção e intervenção, com vista ao empoderamento de grupos vulneráveis e à prestação de um apoio especializado a vítimas de violência doméstica e/ou sexual. Neste sentido, o SER+Livre dispõe de um Gabinete de Apoio psicológico, social e jurídico, dirigido aos/às jovens e suas famílias, residentes na freguesia de Ermesinde, vítimas de violência doméstica e/ou sexual.

    Este tema, pela sua importância e gravidade, vai continuar a ser abordado no próximo ano letivo com a colaboração da Promoção da Educação para a Saúde.

    Isabel Vilhena - Professora da Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde

    Coordenadora da Promoção da Educação para a Saúde

    Liliana Barbosa - A Gestora do Projeto SER+Livre

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].