Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2021

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Visita à Vila Beatriz

    foto
    No âmbito da disciplina de Património da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), módulo da História da Azulejaria Portuguesa, a Dr.ª Mariana Filipa Lemos agendou uma visita à Quinta Vila Beatriz no passado dia 29 de junho e que teve a participação de cerca de 11 alunos.

    A Vila Beatriz foi edificada no início do séc. XX por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar. Em 1985 a Câmara Municipal de Valongo adquiriu a vivenda e os terrenos envolventes e adaptou-os como Centro Sociocultural, possuindo um polo de leitura da Biblioteca Municipal de Valongo, espaços de exposições e palestras e um parque infantil. O edifício está enriquecido por painéis azulejares da Fábrica Aleluia, de Aveiro, com temas rurais e bucólicos sendo, talvez, o expoente máximo da azulejaria na nossa cidade e objeto principal da nossa visita.

    Ao longo de oito sessões, através de plataformas digitais, fomos aprendendo o que de mais relevante existe nesta forma de arte com grande enfoque na azulejaria no norte do país e em particular a existente na nossa cidade. Esta visita permitiu a visualização dos painéis azulejares e os seus elementos de forma presencial e a consolidação dos ensinamentos adquiridos sobre a azulejaria em Portugal.

    Começamos agora as férias com a esperança que no próximo ano letivo possamos retomar as nossas atividades de forma presencial.

    Germano Castro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].