Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATURA DO BLOCO DE ESQUERDA

    Porque Todos Contam

    NUNO MONTEIRO
    NUNO MONTEIRO
    No dia 26 de setembro próximo, os cidadãos eleitores do concelho de Valongo têm a oportunidade de votar na candidatura do Bloco de Esquerda, em todos os órgãos autárquicos.

    A classe política a eleger em Valongo, tem a função de responder aos anseios da população.

    Apresentamos candidatos oriundos de várias faixas etárias, várias profissões e de todos os locais do concelho, mas todos com um propósito comum, que é fazer mais e melhor em Valongo, PORQUE TODOS CONTAM.

    Esta candidatura é o continuar do trabalho efetuado ao longo dos últimos mandatos, onde denunciamos problemas e apresentamos soluções. Embora com pouca cobertura mediática e pouca divulgação a nível local, sentimos orgulho por termos sido o partido que mais e melhores propostas apresentou para melhorar a qualidade de vida de quem reside ou trabalha em Valongo.

    Para nós, Valongo é não só um lugar, uma cidade, um concelho, mas um todo. Por isso, apresentamos propostas de melhoria de serviços públicos, de habitação e de transportes que abrangessem todos os cidadãos do município. Desde a tarifa automática social da água, até à transmissão pública das reuniões das assembleias e executivos de freguesia e municipal, passando por mais e melhor transporte público, mais habitação pública, mais espaços verdes, melhor limpeza urbana, etc.

    Porque as alterações climáticas são uma realidade, é necessário que haja alterações estruturais na condução dos destinos do município de Valongo. Uma maioria absoluta na Câmara Municipal, assim como na Assembleia Municipal, são o maior entrave à defesa de todos os cidadãos.

    Sendo os próximos 4 anos, anos de investimento, fruto dos fundos comunitários do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), é necessária uma maior fiscalização da aplicação dos dinheiros públicos. A nível autárquico, é por demais importante o papel da Assembleia Municipal. Nós, Bloco de Esquerda, assumimos o compromisso de uma fiscalização na aplicação de cada euro, exigindo transparência nas opções que melhor sirvam todos os cidadãos, PORQUE TODOS CONTAM.

    No próximo mandato, o Bloco de Esquerda continuará a debater-se por mudanças estruturais que melhorem as condições de vida, de habitação, de transporte, de lazer de todos os Valonguenses. Continuaremos a trabalhar por um município mais igual, sem esquecer as particularidades de cada freguesia, valorizando o que cada uma tem de melhor, as suas gentes e o seu território.

    Defenderemos o direito ao transporte público de quem habita e trabalha na freguesia de Sobrado, e outras, em horários que verdadeiramente sirvam a população. Lutaremos pelo melhoramento de transporte público em freguesias mais urbanas, como Valongo e Ermesinde, não abdicando do direito ao transporte público, em todos os locais das várias freguesias.

    No anterior mandato, apresentamos proposta para que a autarquia criasse um transporte municipal que ligasse os vários locais “esquecidos” pelo transporte público, aos vários serviços públicos, como centros de saúde, farmácias, espaço cidadão, e interface com os transportes existentes, pois entendemos que sem transporte, o acesso a serviços públicos essenciais, fica comprometido.

    Continuaremos a propor que haja investimento autárquico em habitação social e pública. Somos o partido que mais tem defendido a necessidade de construir habitação pública.

    O Aumento da oferta de habitação por parte da autarquia, para além de suprir as necessidades urgentes de habitação, visa também combater a especulação imobiliária a que se assiste.

    A secretaria de estado da habitação, aquando o apontar das estratégias locais de habitação, apontou como objetivo que os municípios fossem dotados de um mínimo de 5 % de habitação pública. Se é verdade que o PSD quando foi executivo nada fez para além de promover a construção privada, também é verdade que o atual executivo PS, propõe-se “fazer poucochinho”, apontando como meta os 3,7%, ou seja, aumentando apenas 0,8% o parque público de habitação. O Bloco de Esquerda propõe que se aproveite os fundos comunitários para dotar o município de Valongo de um parque público habitacional mínimo de 6%, necessário também para combater as rendas elevadíssimas a que os seus munícipes são confrontados quando procuram habitação.

    Reconhecendo a necessidade de soluções urgentes ao nível da habitação, para o imediato, não podemos concordar com a visão do atual presidente da Câmara Municipal, que na Estratégia Local de Habitação, deixa para o final do próximo mandato, a construção de novas habitações. Porque “ontem” já era tarde, continuaremos a propor que seja iniciado de imediato o processo de construção de novas habitações, mais ainda quando sabemos que o processo é moroso, seja pela necessidade de adquirir terrenos, concursos públicos, projetos e construção.

    Água, um bem essencial que deve ser disponibilizada a todos os cidadãos ao preço de custo. Não deve servir para negócio de empresas privadas. Por isso o Bloco propõe a municipalização do serviço da água. Enquanto decorre o processo de tornar público o que é de todos, queremos que se aplique de imediato a Tarifa Social Automática da Água.

    Valongo precisa e exige a defesa do meio ambiente, pelo que é necessário continuar a apostar na prevenção e no combate aos incêndios, na reflorestação e no plantio de mais árvores nas zonas urbanas.

    Nas zonas mais urbanas, como Valongo e Ermesinde, é notória a falta de visão do PSD e do PS, que ao longo de mais de 40 anos, foram substituindo as árvores por betão. “Enganaram” a população com a criação de parques verdes, mas hoje, todos notamos o estado em que esses parques se encontram. Não basta criar os parques, é preciso manutenção e dinamização para que os cidadãos possam usufruir de verdadeiros espaços, que se querem cada vez mais verdes.

    Todos reconhecemos que é urgente salvar o planeta.

    foto
    Valongo é o “quintal das traseiras” da Área Metropolitana do Porto. Há inúmeras empresas espalhadas pelo município, poluindo sem qualquer controlo, quando as zonas industriais do município estão quase vazias. Necessário o encerramento do aterro de Sobrado, e apostar na recolha seletiva do lixo, diminuindo a quantidade para incineração.

    Sabemos que todos e cada cidadão é também responsável pela manutenção da salubridade pública, mas exigimos que a Câmara Municipal, assim como as juntas de freguesia, proporcionem essa ação. Para isso, é necessária uma evolução urgente na recolha dos resíduos sólidos urbanos. Valongo é dos últimos municípios da Área Metropolitana do Porto onde se assiste, diariamente, à deposição de sacos do lixo na via pública.

    Exigimos que a autarquia aumente os pontos de recolha, incluindo ecopontos para recolha diferenciada, assim como diminua o tempo entre recolhas. Não aceitamos que o executivo atire areia pra os olhos dos munícipes com “prémios encomendados” quando todos sentem no dia a dia o problema da recolha do lixo.

    Exige-se também que a Câmara Municipal e as juntas de freguesia melhorem a varredura das ruas, assim como invistam na despoluição dos rios que passam no nosso município, criando corredores para peões e ciclistas, ao longo das suas margens.

    A autarquia deve assumir e promover políticas para o bem-estar animal e colaborar com associações e particulares na sua execução e sensibilização. Deve reforçar os meios para que os espaços públicos estejam preparados para que os detentores de animais de estimação possam manter o espaço público limpo.

    Exigimos uma saúde de proximidade. Com o fecho do Serviço de Urgência de Valongo, o Município ficou muito pior ao nível da saúde de proximidade. O Bloco de Esquerda propõe-se continuar a lutar incansavelmente para que Valongo tenha pelo menos um Serviço de Atendimento Permanente, até às 23 horas, que sirva as populações, de Campo, Sobrado e Valongo.

    Num futuro próximo as escolas passarão definitivamente para o Município, é necessária a requalificação urgente de todo o parque escolar para melhorar a qualidade do ensino de forma a evitar o êxodo de alunos.

    A autarquia não pode ser apenas o “condomínio” do município. A autarquia tem a responsabilidade social de não deixar ninguém para trás, protegendo as pessoas, o emprego e o ambiente. Nos próximos anos assistiremos ao lançamento de muitas obras resultantes do investimento de fundos comunitários. O Bloco de Esquerda continuará a defender que nos cadernos de encargos deve constar cláusulas que impeçam o trabalho precário, ou qualquer tipo de discriminação.

    No nosso trabalho autárquico, continuaremos a lutar por uma sociedade mais justa, combatendo o racismo, a xenofobia ou qualquer outra discriminação, seja pela cor da pele, pela religião ou orientação sexual, PORQUE TODOS CONTAM.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].