Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Três novos espaços de lazer ao ar livre vão ser inaugurados no Concelho de Valongo

    Foto CMV
    Foto CMV
    Um desses novos espaços é o Parque de Lazer do Leça, em Ermesinde, cuja 1.ª fase é inaugurada este sábado, dia 19 de junho.

    São inaugurados este fim-de-semana (19 e 20 de junho) três espaços de lazer ao ar livre: o Parque de Lazer da Lomba em Sobrado (sábado, dia 19, às 11h00); o Parque de Lazer do Leça em Ermesinde (sábado, dia19, às 15h00) e a requalificação do Largo do Passal em Sobrado (domingo, dia 20, às 15h00). O investimento global nestes três equipamentos foi de 1.172.328,15 euros.

    «Vamos disponibilizar à comunidade mais três equipamentos de lazer de elevada qualidade e acessíveis para todos, onde as pessoas de todas as idades poderão usufruir da vida ao ar livre e dos seus comprovados benefícios para a saúde física e mental», considera o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, agradecendo o trabalho dos funcionários que nunca deixaram de trabalhar mesmo nos piores momentos da pandemia para que agora seja possível disponibilizar estes magníficos espaços à população.

    «São três espaços contíguos aos rios Ferreira e Leça que no futuro vão ganhar ainda mais atratividade, fruto do trabalho de despoluição e valorização das margens destes rios que já está a ser feito pelas associações de municípios Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça”, salienta José Manuel Ribeiro, garantindo “este investimento vai ter continuidade em todas as freguesias, estando praticamente concluídos os processos de aquisição dos terrenos e lançamento dos projetos».

    Sobre a 1.ª Fase do Parque do Leça, Ermesinde – Construção da Horta e Pomar, podemos referir numa breve discrição dos trabalhos realizados que foi efetuada a modelação de terreno, a execução de muretes para as hortas e a execução de muro de vedação na zona de entrada, foi instalada rede de abastecimento de água, rede de águas pluviais e rede de iluminação pública. Foi ainda efetuada a plantação de diversas espécies de árvores e plantas.

    O objetivo do projeto visa a requalificação e preservação do Património Natural do Concelho de Valongo, «tem sido uma das mais importantes estratégias deste Município, contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável e para a proteção do Ambiente do Concelho, medidas essas que se encontram alinhadas com as melhores práticas em matéria de ambiente quer a nível nacional, quer a nível internacional.

    A reabilitação das margens do Rio Simão, Corredor Ecológico e Corrente Rio Leça, são o exemplo do sucesso destas medidas, resultando também numa maior consciencialização da população para as questões ambientais», salienta a Câmara.

    Acrescenta a autarquia que «dada a grande dimensão do projeto, foi necessário efetuar o seu faseamento, sendo que este procedimento apenas se reporta à parte da horta e do pomar.

    Pretendeu-se com esta obra criar um espaço dedicado à estadia e à prática de agricultura, bem como desenvolver espaços de recreio passivo com o desenvolvimento de uma horta intergeracional e inclusiva com plantas hortícolas, aromáticas e de flor e de um pomar com árvores frutícolas».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].