Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2020
Jornal Online

SECÇÃO: Educação


PÁGINA DAS ESCOLAS

ADIÇÃO DE ECRÃ – DECIDIR PARA BEM DORMIR - ESCOLA BÁSICA DE SÃO LOURENÇO - ERMESINDE

foto
No dia 20 de fevereiro, realizaram-se no auditório da Escola Básica de São Lourenço - Ermesinde várias sessões de sensibilização e informação sobre “Adição de Ecrã – decidir para bem dormir” dinamizadas pela Equipa de Saúde Escolar da UCC de Ermesinde, destinadas aos alunos do 5.º ano, em articulação com o Projeto Educação para a Saúde.

Nas sessões foram abordados e colocados a debate os vários comportamentos aditivos, com substâncias e sem substâncias, centrando-se as enfermeiras da UCC de Ermesinde nos comportamentos aditivos sem substâncias, com destaque para a Adição de Ecrã, que provoca o isolamento e perturba o sono. Nas várias sessões, ficou evidente que os alunos passam muito tempo a jogar, a ver vídeos ou ligados às redes sociais. Neste sentido, foram informados de que este tipo de comportamento leva ao cansaço, falhas de memória e dificuldades de concentração. Foi-lhes esclarecido o quanto é essencial reporem o sono, não só para terem energia para as atividades escolares e familiares, mas também porque lhes trás uma sensação de bem-estar físico e mental. Os alunos foram ainda alertados para a importância de terem a perceção deste problema e aceitarem a ajuda de amigos, familiares ou, em situações mais graves, a ajuda de um profissional. Devem saber olhar para o futuro positivamente e perceber que a decisão cabe a cada um.

Estiveram presentes nestas sessões duas professoras espanholas, no âmbito do Programa Erasmus, como objetivo de retirarem ideias operacionalizáveis no seu país.

Isabel Vilhena*

*Professora da Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde

Coordenadora do Projeto Educação para a Saúde

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.