Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2020

    SECÇÃO: Local


    USE visita Paços do Concelho do Porto

    foto
    Como vem sendo habitual nos últimos anos, a Universidade Sénior de Ermesinde (USE), através da disciplina de Sociedade e Cidadania, sob a orientação da Prof. Ilda Pinheiro, tem promovido visitas de estudo aos Paços do Concelho do Porto, que este ano se efetuou no passado dia 1 de março.

    Edifício em estilo neoclássico foi projetado pelo Arq.º Correia da Silva tendo sido iniciada a sua construção em 1920, enquadrada no plano de expansão do centro cívico da cidade, com a expansão da Praça da Liberdade, e abertura da Avenida dos Aliados e da Praça General Humberto Delgado. Algumas alterações foram feitas ao projeto inicial, realizadas pelo Arq.º Carlos Ramos em 1947, tendo-se concluído as obras em 1955.

    Os Paços do Concelho da cidade do Porto foram inaugurados oficialmente em 24 de junho de 1957 com uma sessão solene nos Passos Perdidos do Andar Nobre.

    O edifício é constituído por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores, uma torre sineira e relógio de carrilhão, com 70 metros de altura, acessível para se usufruir das vistas desta bela cidade.

    Fotos USE
    Fotos USE
    Com as graças de S. Pedro, o grupo de participantes da USE teve uma manhã de sol, para poder usufruir deste passeio, de comboio desde Ermesinde até à estação de S. Bento. Os16 alunos que participaram na iniciativa fizeram o resto do percurso a pé, até ao edifício da Câmara Municipal, com uma pequena paragem para o café da manhã no Garden, e as fotos do costume à estátua de Almeida Garrett, e à magnífica fachada principal com doze cariátides da autoria de José Sousa Caldas e Henrique Moreira simbolizando várias atividades ligadas desde sempre ao Porto, entre elas a navegação, pesca, agricultura, viticultura, construção civil e indústria, as ciências, arquitetura, escultura, pintura, música e literatura.

    Para nos receber, com muita simpatia, estavam a Dr.ª Gabriela Guimarães, do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET) em parceria com a Câmara Municipal do Porto e com os colaboradores Pedro Pombeiro e Manuela Leça, que nos acompanharam nesta visita guiada, com descrição pormenorizada do valioso espólio municipal, materiais e história deste edifício monumental. Desde os Passos Perdidos, à escadaria principal de acesso aos Salões Nobres. As cerimónias oficiais, no Salão Nobre, a Sala de D.ª Maria para convívio de altas individualidades, o gabinete da Presidência e a Sala das Sessões do Executivo e da Assembleia Municipal, destacando-se nesta, três tapeçarias do pintor e professor da Escola de Belas Artes do Porto, Guilherme Camarinha, sendo a maior denominada de “Hino em Louvor, Honra e Glória da Cidade do Porto” que evoca um dos mais marcantes acontecimentos da cidade, o Cerco do Porto. O povo do Porto de forma generosa e patriótica cedeu toda a carne das rezes e, para sua alimentação, só ficaram as vísceras desses animais e ganharam o título de orgulho – o de “tripeiro”!

    O esforço da subida à Torre do Relógio foi compensado pela magnífica paisagem da cidade que pudemos apreciar.

    Joaquim Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].