Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2019

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    “Cante Norte” brilhou em Ansião

    Fotos USE
    Fotos USE
    O grupo “Cante Norte” deslocou-se no dia 23 de novembro a Ansião, tendo atuado no Centro Cultural de Ansião, durante a cerimónia pública de lançamento do último livro do vice-presidente da Ágorarte, professor de História Contemporânea da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) e Diretor deste jornal, Manuel Augusto Dias.

    A oportunidade foi aproveitada por outros alunos da USE para visitar o concelho de Ansião, que se situa no norte do distrito de Leiria. Uma das primeiras coisas que fizeram ao chegar àquele município foi comprar o afamado “queijo Rabaçal” numa das mais prestigiadas e distinguidas queijarias do município de Ansião, “Prado da Sicó”, seguindo, depois, para o Complexo Monumental de Santiago da Guarda (monumento nacional que reúne uma residência quinhentista que pertenceu aos Condes de Castelo Melhor e uma magnífica “villa romana” datada do séc. IV d.C.).

    foto
    Os alunos e professores da USE que acompanharam o “Cante Norte” tiveram o ensejo de assistir à inauguração das alterações que nos últimos meses ali foram feitas e que conferem uma melhor e mais eficaz interação entre o visitante e o património ali existente. Presidiu à inauguração em nome da Ministra da Cultura, Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, tendo estado presentes, também, o presidente da Câmara de Ansião, alguns vereadores e deputados municipais, bem como a representante do Turismo Centro de Portugal, Filomena Pinheiro. Ainda antes do almoço em Ansião, no “Solar da Rainha”, houve tempo para visitar o espaço museológico do Centro Etnográfico de Alvorge, no concelho de Ansião, que foi do agrado geral.

    À tarde o “Cante Norte” dirigido por Manuel Friães abriu o evento, tendo cantado e encantado a assistência estimada em mais de centena e meia de pessoas, durante o lançamento do livro “Ansião depois de Abril”, no Centro Cultural de Ansião. As cantigas interpretadas foram: “Hino dos Mineiros”, “Dá-me uma Gotinha de Água”, “Fui colher uma romã” e “Vamos lá saindo”.

    foto
    Também atuou o grupo coral ansianense “Olhos d’Água”, dirigido pelo Maestro António Simões, tendo interpretado: “Oh que lindos olhos tem a nascente do Nabão”, “Eito fora (a canção da Ceifa)” e “Natal dos Simples” de Zeca Afonso.

    Durante a cerimónia de lançamento do livro, houve intervenções do presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, do autor que apresentou o livro e de Fernando Ribeiro Marques, antigo presidente da Câmara, Deputado à Assembleia da República e autor do Prefácio deste livro, intitulado “Ansião depois de Abril”, que faz a história deste município ao longo dos últimos 45 anos de gestão democrática.

    foto
    Houve tempo ainda para comprar outros produtos endógenos de Ansião, posto o que se regressou a Ermesinde, onde todos chegaram mais ricos, após uma jornada bastante preenchida em termos culturais e musicais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].