Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Valongo, Gondomar e Paredes vencem prémio "Município do Ano Portugal 2019" com o projeto Parque das Serras do Porto

    Foto CMV
    Foto CMV
    Com o Projeto «Parque das Serras do Porto», os Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo venceram na categoria Intermunicipal o prémio “Município do Ano Portugal 2019”, uma iniciativa da Universidade do Minho, que promove este concurso através da plataforma UM-Cidades. A cerimónia de atribuição de prémios realizou-se no dia 15 de novembro, no Mosteiro de Arouca. Este galardão visa «reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade, colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e ação dos municípios e dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país», lembra a Câmara de Valongo.

    O Parque das Serras do Porto, «fruto da sinergia entre os Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, assume uma posição estratégica na Área Metropolitana do Porto e constitui um interessante caso de estudo de gestão integrada de uma área protegida, dado que procura concertar expectativas e rentabilizar recursos em prol da dinamização de um território partilhado, com o estreito envolvimento da comunidade. O processo participativo de elaboração do Plano de Gestão, decorrido em 2018, é um excelente exemplo dessa dinâmica», recorda a autarquia valonguense.

    O Parque das Serras do Porto abarca cerca de 6.000 hectares, em território de Gondomar, Paredes e Valongo, correspondendo a uma unidade de paisagem intimamente relacionada com o Anticlinal de Valongo e que se traduz atualmente numa sequência de 6 serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas – intercaladas pelos vales marcados dos rios Ferreira e Sousa.

    A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, constituída em abril de 2016, é responsável pela criação e gestão desta Paisagem Protegida Regional, cuja classificação foi publicada em DR em março de 2017 e cujo propósito é salvaguardar e valorizar a paisagem e o património, não deixando de respeitar a propriedade, as expetativas e as necessidades das pessoas que nela habitam ou que dela dependem.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].