Cantigas d’Ouvido canta as Janeiras a várias instituições de Ermesinde
 |
Foto USE |
Tendo como base o Concerto “Cantares ao Menino”, que ocorreu com pleno êxito, na Igreja Matriz no pretérito dia 6 de janeiro, o Grupo Cantigas d’Ouvido, em nome da Universidade Sénior de Ermesinde, deslocou-se a algumas instituições da cidade para, cumprindo a tradição, cantar as Janeiras.
Na Junta de Freguesia de Ermesinde, o auditório virou-se do avesso, com músicos e cantadores espalhados pela plateia e a assistência, composta por membros do executivo da Junta e alguns funcionários, “instalados” no palco.
Isso mesmo realçou o presidente João Morgado, que confessou nunca ter sido espetador, estando no palco. Aproveitou o uso da palavra para enaltecer o papel e a importância da USE, para a comunidade ermesindense e terminou (re)afirmando «esta é a vossa casa», e por isso, estará sempre aberta para novas iniciativas.
Ocasião aproveitada pelo professor Carlos Faria que, depois dos agradecimentos, lembrou os muitos anos de colaboração mútua e prometeu entregar em breve o plano de atividades de 2019, para cujo êxito a USE conta com a Junta.
Dado que a visita ocorreu na hora de expediente, a atuação teve necessariamente que ser breve, mas foi alegre e divertida.
A mesma brevidade não aconteceu na Casa do Povo e no Centro Social de Ermesinde, onde a assistência quase que não deixava os artistas dar por findos os seus cantares. Cantares que, por exigência dos visitados, foram muito para além das tradicionais “Janeiras”. Bem teve o Maestro Manuel Friães de puxar pelo reportório, para enorme satisfação dos seniores presentes.
É sempre com um misto de satisfação e de saudade, que visitados e visitantes se despedem, com a promessa de um regresso em breve.
Assim se deu por findo o imenso trabalho, de meses, do grupo “Cantigas d’ Ouvido”, que teve o seu auge no Concerto “Cantares ao Menino” de 6 de Janeiro, na Igreja Matriz de Ermesinde.
Por: Alfredo Silva
|