Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2019

    SECÇÃO: Local


    Ágorarte/Universidade Sénior de Ermesinde inaugura a sua sede

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Na véspera de completar os primeiros 14 anos de existência legal, uma vez que a Ágorarte – Associação Cultural e Artística nasceu formalmente no dia 23 de fevereiro de 2005,em jeito de prenda antecipada, inaugurou a sua sede na Rua Eng.º Armando Magalhães, Passagem inferior da C. P., Lojas 10 e 11, com a presença de autarcas, de dirigentes, sócios, professores e alunos da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), uma das suas valências mais conhecidas da população ermesindense. Esteve presente também o representante da Universidade Sénior de Valongo, e professor na USE, Gaudêncio Vieira.

    Entre os autarcas, estiveram, pela Câmara Municipal de Valongo (CMV), Paulo Esteves Ferreira, vereador com o pelouro das Obras Municipais, Financiamentos Comunitários e Mobilidade, em representação do presidente da Câmara que não pôde estar presente, Orlando Gaspar Rodrigues, vereador com o pelouro da Educação (que acompanhou de muito perto as obras de beneficiação deste espaço), André Teixeira, secretário da vereação da CMV, e José Manuel Carvalho, adjunto do presidente na Câmara Municipal de Valongo, e pela Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, tesoureiro do seu Executivo, em representação do presidente da Junta, que por motivos inadiáveis, não pôde comparecer a este ato inaugurativo.

    No início da cerimónia festiva atuou, e brilhou, o grupo das Adufeiras da USE, sob a regência do Maestro Manuel Friães que recordou aos presentes que a USE é das poucas Universidades Seniores que tem um grupo de adufeiras e a única a norte de Lisboa com um grupo de Cante Alentejano. Isto para além de outros grupos musicais, designadamente o “Cantigas d’Ouvido” que os ermesindenses bem conhecem.

    foto
    Foi depois a vez de “cortar a fita” da entrada da nova sede da Ágorarte, tarefa que coube à dupla de vereadores presentes, a que se seguiu um porto de honra. Refira-se que a nova sede resulta de uma cedência de espaço feita pela CMV, com obras de adaptação que ocorreram nos últimos tempos e que também se ficaram a dever, em grande medida à mesma autarquia. No momento dos discursos, o presidente da Direção da Ágorarte recordou o nascimento oficial desta associação cultural e artística, no dia 23 de fevereiro de 2005, no primeiro Cartório Notarial do Porto, com a sua presença e a de Manuel Valdrez e Álvaro Mendonça de Sousa e passou em revista alguns momentos que evidenciam o relevante papel que a Ágorarte tem desempenhado na promoção cultural de Ermesinde. Agradeceu o apoio e parcerias com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia que têm permitido uma notável atividade de várias valências da Ágorarte, e sobretudo da sua Universidade Sénior que considera a “menina dos seus olhos”.

    Pelos autarcas presentes, falou o vereador Paulo Ferreira que agradeceu o convite, aceite com muito gosto, felicitando a Ágorarte pela sua sede, que não será a que a coletividade merece, mas é um espaço onde pode reunir e esboçar novos projetos, para continuar com a atividade que todos lhe reconhecem e elogiam.

    A festa de aniversário da Ágorarte, o 16.º uma vez que a associação nasceu em 2003 e “viveu” dois anos antes da formalização do seu nascimento, terá lugar na tarde do próximo dia 30 de março, como habitualmente, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].