Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    CORRUPÇÃO PROFUNDA

    O corrupio que levou, e está a levar, a uma azáfama de perversão, roubos ou subornos não param. É mais uma crise... "Os altos dignatários", desde juízes, com ofícios de julgar ou árbitro dos conflitos comunitários e outros, como os religiosos, esquecem os bens da democracia!

    - Nossa Senhora de Fátima Rogais por Nós... Com amor tudo vai bem, agora com ódio?, pioram os sentimentos.

    Notícias diárias são flagelos de roubos, calamidades e desfalques. Quem as provoca?! São elementos, ditos de elite. São remorsos de antigos amores frustrados: em vez de suaves caminhos de Deus Criador, seguiram as pedregosas difíceis ruelas dos diabos! Os fatores ambientais são terrestres e do Céu se cruzam!

    Os desvios de soberbas verbas apontam para ricos utentes e dirigentes escolhidos pelas ações de gentilezas à comunidade começando por serem sérios bombeiros, trabalhadores de enxada e mordomos das festas. Os santos das ermidas e igrejas passam aos seus zelosos cuidados.

    Mortes ou vilezas que venha a provocar, o povo afirma (conhecido):

    - Era bondoso e santo homem!...

    As trafulhices, dizem os jornais e TV(s), quanto mais cavadas mais larvas surgem.

    Receberam ou recebem "ordenados" altos e mandam entregar ordenados tão míseros! Os seus vencimentos (vários) davam para aumentar dezenas de ordenados mínimos dos seus empregados! Haja Deus, haja consciência divina e humana...

    Cavar fundo nas obras de possíveis corrupções é andar à procura diamantes nas terras sujas - maior cava, maior probidade de encontrar a riqueza dos outros!

    Andam, por vezes, escondidas as esmolas dos pobres e famintos! Quando se descobrem os larápios, nem se acredita...

    As burlas estiveram escondidas pelo lixo e bom-nome das pessoas envolvidas. Foram precisas cavadelas mais fundas, e empenho de ex-amigos, e ainda de consideração antiga para a verdade chegar aos tribunais, envolta em bolo de arroz cru.

    Os terrenos pântanos-pantanosos, grandes galerias, palácios, orgulhosos de donos patifes, onde os bancos clandestinos de "bons donos" e célebres fatiotas, com medalhas ou fardas de ouro ou platina teriam passado! Podem encobrir comportamentos sérios e serem louvados. Valem o Sal da Terra de Pe. António Vieira, nos seus Sermões!

    Foram precisas algumas cavadelas falsas para se descobrirem os primeiros segredos dos esconderijos falsos. E depois?, é ou não é má língua ou reles juízos? A justiça será breve? Nunca menos de meses e anos, quando vão os resultados para exercícios findos ou fingidos! Mesmo nos preceitos religiosos se pode passar o mesmo. Mas, mudando de credo, fica a consciência, na aparência, ainda mais crédula. A vilania continua na vilanagem!... Presente e passado é só encontrar larvas, no abrir de regos agrícolas - ratos e morcões aumentam com a profundidade e duração dos sulcos! Ver os casos da EDP, e basta...

    As joias estão bem escondidas em Portugal como em qualquer país das caraíbas (lodo) ou altos himalaias. Os nossos solos, vilas e cidades conservam-se ótimos desde o tempo dos descobrimentos e mouriscos. Nas escavações aparecem tesouros, tanto nas povoações como nas novas plantações dos lavradores!

    Os ratos das ilhas são próprios e os continentais são rurais, amarelados conforme os tipos das rochas e solos, originando uma camuflagem eficaz e seguros esconderijos. Com as almas penadas e ladrões o mesmo se passará?!

    A corrupção propositada e violenta o mesmo se faz pelos crentes e descrentes de pouca fé?! - É necessário reconverter o Mundo!

    Por: Gil Monteiro

     

    Outras Notícias

    · Um livro na roda

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].