Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-10-2012

    SECÇÃO: Saúde


    19 E 20 DE OUTUBRO NO AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMÁCIAS

    XV Fórum de Apoio ao Doente Reumático – o impacto das doenças reumáticas em debate

    foto
    O XV Fórum de Apoio ao Doente Reumático, promovido pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, tem este ano como tema “Reduzir o impacto das Doenças Reumáticas” e vai decorrer nos dias 19 e 20 de outubro, no Auditório da ANF, em Lisboa.

    A sessão de abertura tem lugar no dia 19, pelas 11h00, e conta com a presença Eurico Castro Alves, presidente do Infarmed, Viviana Tavares, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, entre outras personalidades.

    Com esta iniciativa, pretende-se chamar a atenção para a elevada prevalência das doenças reumáticas em Portugal (primeira causa de doença na população adulta) e para o impacto que geram em diferentes níveis - individual e coletivo, económico e social – traduzindo-se em dor, deformação, incapacidade e elevados custos diretos e indiretos.

    O diagnóstico precoce e o tratamento atempado com as mais adequadas medidas terapêuticas permitem hoje mudar radicalmente a evolução destas doenças. Para tal é fundamental ultrapassar as barreiras relacionadas com o desconhecimento ao nível da população em geral, com as dificuldades de identificação das doenças reumáticas e da referenciação dos doentes para o especialista mais habilitado para gerir estas patologias.

    Como reduzir o impacto das doenças reumáticas na perspetiva da dor que provocam, da incapacidade para o trabalho que geram e dos custos para os doentes e para a sociedade em geral, são os temas centrais dos painéis de discussão que reunirão médicos e doentes.

    De acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, um em cada três portugueses terá em qualquer fase da sua vida uma doença reumática, o que representa uma prevalência de 30 por cento na população, estando Portugal dentro dos padrões internacionais, com cerca de três milhões de portugueses a sofrerem deste tipo de patologias, que são a primeira causa de incapacidade temporária. Estas queixas atingem cerca de um milhão e 700 mil mulheres e 970 mil homens. Na Europa, estima-se que 103 milhões de cidadãos sofram de doenças e alterações do sistema músculo-esquelético. As doenças reumáticas mais comuns são a osteoartrose e a osteoporose, sendo a artrite reumatoide uma das que gera mais sofrimento e incapacidade, sobretudo na população jovem adulta em idade ativa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].